Inaugurando o BR-Mac.org

Este é um site sobre Mac,  iPad, iPhone e seus aplicativos, acessórios e tantos outros elementos que compõem o seu ecossistema. Mas é um site com um diferencial: o ponto de vista do autor.

  

Sou usuário de Macs há menos de 4 anos, incluindo um iMac de 27 polegadas no escritório, um MacBook na mochila, o iPad na mesa de cabeceira e 2 valentes Mac Minis (um deles atuando como media center). E a experiência acumulada nos 14 anos em que já mantenho o BR-Linux.org (sobre a outra plataforma que há muito tempo admiro e acompanho) e os quase 5 anos de Efetividade.net me permitiu aprender que blogs desenvolvem vida própria, bastando que o autor providencie para que eles se mantenham alimentados e funcionando.

Depois de algum tempo, o conteúdo presente neles parece se multiplicar sozinho, e é a criatura (a comunidade que se forma ao redor do blog) que conduz o criador na direção em que decide ir. Assim, acredito que o ponto de vista do autor é o que impulsiona o blog, e depois ele segue sozinho, guiado pelas expectativas e participações dos leitores.

Meu histórico com o Linux e o código aberto me permitem uma abordagem diferenciada do "mundo Apple", compartilhada por muitos colegas que, como eu, usavam Linux na década de 1990, continuam contribuindo com o código aberto, mas hoje abrem espaço também para o Mac OS e o iOS em suas atividades digitais.

Anúncio de um antecessor do MacBook em 2001

O que há em comum entre eles é a atitude empreendedora em relação ao sistema, aplicando a abordagem e a extensa biblioteca de softwares de código aberto para Mac para extrair desses equipamentos bem mais funcionalidades do que estão disponíveis na sua camada mais visível. E como o Mac OS X é um UNIX (algo que a Apple já proclamava orgulhosamente em 2001, como mostra o anúncio de um Mac da época, reproduzido acima), isso ajuda a fazer surgir bem mais pontos comuns com a experiência de quem usou Linux do que pode parecer à primeira vista!

O código aberto está presente igualmente em meus desktops com Linux e com Mac: programas como Bash, Firefox, Gimp, nano, XBMC e BrOffice fazem parte do meu dia-a-dia e não me imaginaria sendo produtivo sem eles. Sei que há muitas pessoas que preferem colocar Mac e código aberto em campos opostos, mas não é meu caso, e não é esse tipo de abordagem que você encontrará aqui neste blog que orgulhosamente roda em um servidor Linux, com Apache, PHP, WordPress e várias outras camadas de código aberto para fazê-lo funcionar.

Resumindo, computadores, tablets e celulares são instrumentos de trabalho e também potencializadores do estilo de vida de quem os adota como ferramentas, como devem ser.

A partir de hoje vou adotar este espaço para compartilhar com vocês as minhas experiências, dicas e também informações que chamem a minha atenção e que poderão interessar também a vocês. Como na época em que iniciei o BR-Linux.org, em 1996, a ideia é transformar o site no meu bloco de anotações de informações interessantes sobre o sistema, para que eu possa consultar mais tarde, e também mandar o link para os amigos que estão experimentando um novo sistema e ficam repetindo sempre as mesmas perguntas ;-)

Conto com sua participação na forma de comentários, sugestões e - por que não? - artigos de autores convidados, e vamos em frente!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: