Ringtone grátis para o iPhone: como criar no iTunes

Criar um toque para o IPhone a partir das suas músicas MP3 do iTunes dá um pouco mais de trabalho do que deveria, mas pode ser feito - se você tiver paciência suficiente ou um sobrinho geek a quem recorrer.

Existem programas especializados em fazer isso, mas você não precisa de nada além do iTunes e de alguma música MP3 sobre a qual tenha o direito de usar para isso.

Como fazer toque personalizado para o IPhone com suas músicas do iTunes

  1. O primeiro passo é abrir a visualização de álbuns (outras visualizações, como a de playlists, geram complicações adicionais) e ouvir a música desejada, anotando o tempo (em minutos e segundos) inicial e final do trecho (de no máximo 30 segundos) que você deseja transformar em um toque personalizado.
  2. Agora você precisa selecionar a música desejada e clicar Command+i (ou selecionar com o botão direito do mouse e acionar "Obter informações". No quadro que irá se abrir, selecione a aba "Opções", para exibir a janela abaixo:

  3. Agora anote em um papel o que consta nos campos "Início" e "Fim" (para poder preenchê-los novamente ao final do procedimento, depois do passo 9), e aí preencha neles os tempos que você anotou no primeiro passo (como no exemplo acima), e pressione Ok.
  4. Selecione "Criar versão AAC" (na opção "Avançado", no menu principal do iTunes). O iTunes criará uma nova música com o mesmo nome e no mesmo álbum, em formato AAC, mas só com o trecho que você definiu.
  5. Arraste esta nova música AAC para o seu desktop ou para uma pasta externa à sua escolha, onde ela será criada com a extensão .M4A.
  6. Apague esta nova música AAC do seu iTunes, pois ela já foi copiada para o desktop.
  7. (passo inteiramente opcional) Edite a cópia da música AAC, usando seu software de áudio favorito, adicionando fades, manipulando o volume ou o que desejar, se dominar a arte.
  8. Renomeie a cópia da música AAC no desktop, trocando a extensão .M4A por .M4R. O Mac irá pedir para confirmar a troca de extensão, confirme.
  9. Arraste o arquivo renomeado de volta para o iTunes - ele não aparecerá nas músicas, e sim no grupo "Toques"

E pronto! Sincronize o IPhone e você verá o seu novo ringtone aparecer no grupo "Personalizado", em Ajustes | Sons. Depois não se esqueça de voltar aos campos de "Início" e "fim" (passo 2) e colocar de volta os valores originais que você anotou!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: