Suporte para iPad: minha solução definitiva (até agora...)

Meu iPad está em atividade há quase 9 meses, e valeu muito a pena ser early adopter: ao longo do período, li 18 livros com todo o conforto na tela dele, assisti enorme número de episódios de seriado em poltronas de avião e salas de espera de aeroportos, consultei o Google e a Wikipedia na cabeceira inúmeras vezes, e rodei as mais variadas apps, incluindo jóias da plataforma como o Pinball HD e o Flipboard.

Mas há um aspecto do iPad que eu vejo como precisando ser melhorado na próxima versão: ele é pesado demais para um aparelho que precisa ser segurado na posição em que deveria ser usado. É preciso decidir: ou ele ganha meios de se sustentar sozinho na posição conveniente para seu uso (seja na mesa ou no colo), ou precisa ser leve a ponto de poder ser segurado na posição certa na bandeja do avião durante um vôo longo sem cansar os pulsos do usuário.

Enquanto isso não se resolve, eu e a maioria dos usuários vamos nos ajustando com os suportes de mesa, que vêm nas mais diversas formas e apresentações: de madeira, de metal, encaixáveis ou encostáveis, integrados aos cases e "capinhas" ou não, e até algumas gambiarras criativas, como um modelo de Lego, outro feito com hashis e até o suporte feito de 5 lápis e 4 elásticos - que aliás funcionou bem para uso na mesa, e suporta o iPad tanto na horizontal quanto na vertical, ao contrário de vários modelos de mais de R$ 100 ;-)

Eu testei vários dos modelos comerciais, e até usei alguns deles por várias semanas, mas os pontos negativos geralmente superam muito os positivos: se equilibram mal, ou não permitem encaixar quando o iPad está numa case, ou só dá de usar em retrato (ou em paisagem), ou o encaixe é muito apertado, ou é muito pesado (ou muito volumoso) para transportar junto com o iPad, etc.

Mas há 3 meses encontrei o modelo que me atendeu bem, e que está disponível, com pequenas variações de design (e profundas variações de preço) em diversos fabricantes e fornecedores: um tripé feito de alumínio e plástico, pesado o suficiente (mas não em excesso) para reduzir o risco de ser desequilibrado pelo peso do iPad, com uma trava que fixa o suporte em vários ângulos (a caixa diz que é de 11 a 60 graus) e até a possibilidade de esticar as 2 "pernas" para virar um suporte de notebook.

As duas hastes extensíveis sobre as quais o iPad se apoia são de plástico liso (com ranhuras só nas suas bases dobráveis, para o iPad não escorregar), e quando não está em uso o suporte inteiro pode ser dobrado, ficando com as dimensões de 20x5x2cm.

O modelo que eu comprei é igual a este do Dave Burrows, mas sou partidário do mantra "DealExtreme é meu fornecedor e nada me faltará", e comprei pagando mais barato do que ele - tem mais caro também, como este da Twelve South, que na aparência dá impressão de ser mais refinado.

Já fiz minha parte compartilhando minha solução, e agora é sua vez! Consulto, portanto, os usuários de iPad na plateia: que soluções vocês usam para manter seu iPad na posição certa na mesa?

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: