10 anos de Mac OS X: Galeria de screenshots das versões - do beta ao Lion

A propósito da série de posts (em andamento) comemorando os 10 anos do Mac OS X pela descrição da sequência de eventos que deu origem ao sistema, o leitor @reinaldo_bh perguntou:

Não sabe onde tem uma galeria com os visuais de todos os OS X lançados? Só consegui pesquisando um a um. No seu post, você colocou os codinomes e datas de lançamentos. Eu, como não lembro, gostaria de ver a evolução visual...

Até existem artigos com a evolução visual completa, mas a ideia me pareceu bem apropriada ao momento - aniversário de 10 anos merece retrospectiva, certo?

Vamos portanto a uma breve retrospectiva da série Mac OS X!

10 anos de Mac OS X: as screenshots

O Mac OS X Public Beta saiu em setembro de 2000, para expor ao público em geral e obter feedback valioso que permitiu vários ajustes antes do lançamento definitivo. Note que vários detalhes da interface Aqua já estão presentes, mas repare no visual diferente do media player e do Finder, e na ausência do efeito 3D na dock.

O Mac OS X 10.0 Cheetah saiu em março de 2001 inaugurando oficialmente a série Mac OS X. Ele teve vida curta. Requeria 128MB de RAM (mais do que o default dos Macs da época...), e introduziu oficialmente programas que até hoje estão presentes, como o Mail, Address Book e TextEdit. Note que o navegador é o IE - o Safari só chegou 2 anos depois.

Resolvendo problemas de desempenho, estabilidade e funcionalidades ausentes da versão 10.0, o Mac OS X 10.1 O Puma saiu em setembro de 2001 trazendo novidades essenciais como o suporte a mais impressoras, scanners e câmeras. Foi a partir dele que os Macs passaram a vir com o OS X instalado por default.

Um ano depois saiu o Mac OS X 10.2 Jaguar, introduzindo os "family packs" de 5 licenças de instalação a preço menor. Entre as suas novidades estavam o Bonjour (zeroconf), suporte a impressoras com os milhares de drivers do CUPS (open source), busca na janela do Finder, suporte a redes Windows, maior desempenho.

O Mac OS X 10.3 Panther saiu em outubro de 2003, abandonou o suporte a alguns Macs mais antigos e inaugurou uma "era moderna" do visual do Mac OS X. Entre suas novidades visíveis estavam as texturas de metal escovado, o Exposé, um Finder renovado, X11 e a chegada do navegador Safari.

Foi com o Mac OS X 10.4 Tiger, lançado em abril de 2005 (ainda para a arquitetura PowerPC) que a Apple conduziu o início de sua transição para a arquitetura Intel, em 2006. Ele também brilhou pelo número de novidades visíveis: Spotlight, Dashboard e Automator surgiram nesta versão, por exemplo.

O Mac OS X 10.5 Leopard foi lançado em outubro de 2007, quando a transição da Apple para a arquitetura Intel já estava consolidada (mas ele ainda suportava a arquitetura PowerPC, complementarmente). Além do novo visual geral que parece familiar aos usuários dos Macs atuais, ele trouxe recursos como o Time Machine e o Spaces, e foi o primeiro sistema operacional descendente do BSD a receber a certificação UNIX 03.

O Mac OS X 10.6 Snow Leopard, lançado em agosto de 2009, é a versão corrente do sistema, e foi a primeira a deixar de suportar a arquitetura PowerPC. Suas mudanças em relação ao Leopard foram mais nos bastidores (para tirar melhor proveito da plataforma renovada) do que nos aspectos mais visíveis ao usuário. Uma das novidades foi o preço baixo: a US$ 29, a Apple vendeu bem mais licenças do que nas versões anteriores.

O Mac OS X 10.7 Lion deve ser lançado nos próximos meses (a promessa é para o inverno de 2011), e o que já se sabe sobre ele foi sintetizado em um post sobre o Lion aqui no BR-Mac!

Sem esquecer da origem

Afinal, antes de haver o Mac OS X, já havia o Mac OS, rodando no Macintosh!

Leia também:

E a terceira parte sai nesta terça ;-)

Leia também

 

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: