10 anos de Mac OS X: a evolução do hardware, em imagens

A nossa série de artigos comemorativa dos 10 anos do Mac OS X tocou principalmente nos aspectos relacionados ao software, já que era relacionada a um sistema operacional.

Mas a evolução do Mac OS X ocorreu dentro de uma organização que nasceu como uma empresa de hardware, e naturalmente esteve relacionada à evolução que a companhia viveu neste período.

Ao longo da série chegamos a ver que no lançamento do Mac OS X Beta (em 2000), já existiam os iMacs em formato de gota e com cores de gelatina Royal. E que o iOS, sistema operacional dos iPhones e iPads, é membro da linhagem do Mac OS X.

Nada mais adequado, portanto, que comparar a evolução do hardware neste período sem dar atenção aos modelos "top de linha", mas sim aos ícones da linha Apple em cada uma das extremidades da década:

Afinal, comparar desempenho, armazenamento e outros critérios técnicos de equipamentos ao longo de uma década costuma conduzir a resultados previsíveis, mas ilustrar o conceito com 2 modelos tão diversos torna mais evidente a evolução.

Vale mencionar que a ideia original do comparativo não foi minha: encontrei similares em imagens disponíveis em várias redes sociais, e resolvi produzir a minha própria, levantando todos os dados (inclusive corrigindo discrepâncias do modelo que vi online). Infelizmente não consegui descobrir o autor ou a publicação responsável pelo modelo inicial, mas se alguém souber, está convidado a informar nos comentários.

Outra ressalva necessária é que as especificações técnicas não conseguem exprimir o que ocorreu com os iPhones, iPads e MacBooks (na foto acima, mostrados no colo das supermodelos Gisele Bundchen e Alessandra Ambrosio nos bastidores de uma produção) em termos de imagem pública: de ferramentas tecnológicas especializadas, chegaram ao ramo da eletrônica de consumo.

Aguardo curioso pelo que os próximos 10 anos nos trarão!

Leia também


Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: