Clipboard History: app grátis amplia a funcionalidade da clipboard do Mac

Aplicativos para melhorar a memória da área de transferência (clipboard), permitindo que ela "lembre" de vários textos que você copiou (usualmente com a combinação de teclas ⌘+C), e não só do mais recente, são presentes e variados em praticamente todos os sistemas operacionais modernos que conheci.

Eu venho usando (e gostando!) o Clipboard History porque ele cumpre essa tarefa com o mínimo de intrusão no meu modo de trabalho.

O funcionamento é muito simples: a cada vez que você copiar algo no Mac, ele detecta (silenciosamente) e armazena uma cópia adicional na sua própria lista de cópias.

Se você usar o tradicional comando ⌘+V, funcionará tudo como de costume: a cópia mais recente será colada. Mas se você usar o atalho especial definido na app Clipboard History (que no meu caso ficou como Option+⌘+B), aparecerá na posição do cursor um menu suspenso, como o da imagem acima, mostrando o que está no seu histórico de cópias, para você escolher qual item deseja colar.

O Clipboard History funciona bem com colagens de texto, imagens e mistas, e depois de se acostumar com ele, as operações de compor um documento reordenando trechos de outro (por exemplo, um e-mail de resumo da proposta que consta em um DOC) nunca mais serão as mesmas - e exigirão muito menos trocas de janelas e de contextos. Para operações repetidas com um mesmo conjunto de trechos, dá para usar até alguns atalhos de teclado (⌘+1, ⌘+2 e assim por diante) para colá-los diretamente, sem precisar ver o menu.

O Clipboard History está disponível gratuitamente (por tempo limitado, segundo o autor) na Mac App Store, e a indicação veio via Lifehacker.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: