Duas teclas para tornar mais úteis suas buscas no Spotlight: ⌘⏎

Existe uma opção para quando você quer pesquisar algo no Spotlight (a lupa ao lado do relógio do Mac OS X, no canto superior direito da tela) mas não deseja abrir o arquivo encontrado, e sim arrastá-lo para algum lugar, copiá-lo ou ver o conteúdo da pasta em que ele se encontra.

Dando sequência aos nossos posts sobre o que é óbvio para uns e informação interessante para muitos outros, vamos a uma dica simples mas que pode representar grande ganho de produtividade para quem até hoje usa as buscas do Spotlight sem saber disso.

E a dica se resume a 2 pictogramas:

 
⌘⏎
 

Ou seja: Command + Enter (ou seu sinônimo Command + Click). Esta discreta mas poderosa combinação permite multiplicar a utilidade das buscas do Spotlight, pois ao invés de simplesmente abrir o item (como o clique do mouse e a tecla Enter sozinha fazem), ela se encarrega de abrir a pasta do item em uma janela do Finder, e selecionar este item nela, facilitando o que quer que você queira fazer com ele.

Afinal, nem sempre que procuramos um item é com intenção de abri-lo. Podemos estar querendo copiá-lo, renomeá-lo, ou mesmo encontrar outro arquivo cujo nome não lembramos, mas sabemos que está na mesma pasta. Quando essa situação (tão comum!) acontecer, lembre-se: ⌘⏎ e ele estará à mão em uma janela do Finder para você fazer o que quiser.

Dica extra I: a mesma combinação (ou o sinônimo Command + Click) também serve para a mesma função em outros pontos da interface do Mac OS X. Eu uso, por exemplo, nos botões correspondentes aos downloads completados do navegador Chrome.

Dica extra II: outra combinação parecida e útil (embora acessível também pela opção “Mostrar tudo”, do próprio Spotlight) é ⌥⏎ (Option + Enter), que abre uma janela do Finder contendo todos os itens encontrados na pesquisa (e não apenas aqueles selecionados para aparecer no menu com o resultado).

Agradecimentos ao Lifehacker!

Leia também:  Use o Finder como um profissional, parte 1: os atalhos básicos.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: