Muitas janelas ao mesmo tempo no seu Mac? Gerencie com o BetterSnapTool!

O BetterSnapTool é uma daquelas ferramentas que resolvem um problema comum e que muita gente nem chega a perceber que tem: dividir o espaço do monitor entre as diversas janelas que se deseja manter expostas ao mesmo tempo.

Para mim o problema é tão claro e premente que eu uso 3 monitores no meu home office, para poder deixar maximizado o arquivo em que estou trabalhando, a fonte de referência e as redes sociais que fazem parte do meu agradável trabalho.

Mas quando estou fora, ou no notebook, o BetterSnapTool já virou a minha segunda melhor opção (a melhor, naturalmente, é fazer algo que não exija ter mais de 1 janela visível de cada vez), porque ele desempenha muito bem a sua tarefa simples: dividir a tela entre 2, 3 ou 4 janelas exposta - cada uma ocupando seu quadrante, ou sua metade (2 quadrantes contíguos, na horizontal ou na vertical).

A imagem abaixo mostra a obra do BetterSnapTool: a telinha de 11 polegadas do MacBook Air dividida entre a Dock (nem precisei esconder...) e 3 janelas, sendo que uma delas é a do editor de texto em que compus este post que você está lendo:

E essa app faz isso de forma similar ao que (segundo me dizem) é o comportamento do recurso Snap, do Windows 7: você arrasta qualquer janela até uma das extremidades ou um dos cantos da tela, e o BetterSnapTool a redimensiona para o quadrante ou metade da tela correspondente àquela posição.

Além de ser um procedimento bem simples e natural (é só arrastar a janela!), a ferramenta ainda faz um pouco mais: ela mostra, com um sombreado, a posição e tamanho que a janela vai ficar se você largá-la no ponto selecionado, e depois ainda lembra do tamanho original da janela, e volta automaticamente a ele quando você a arrasta de volta para fora do canto.

As opções de configuração (acima) também são interessantes, inclusive a definição opcional de comandos de teclado para posicionar a janela corrente em qualquer um dos cantos ou metades da tela, a possibilidade de desativar o Snap para qualquer aplicativo que se queira excluir do procedimento, e a seleção de dimensões personalizadas (que serão relembradas a cada nova operação) para qualquer aplicação que você deseje.

Existem outros aplicativos que realizam a mesma operação (Divvy, Sizeup, Cinch, ...), mas o BetterSnapTool é o melhor que já testei, e ao preço de US$ 1,99 na Mac App Store, não tenho dúvida de que vale o teste!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: