MacBook: razões para a escolha

Augusto Campos em 2/05/2011

Optar por um MacBook é uma decisão que vem sendo considerada por um número cada vez maior de usuários, e a quantidade de pessoas que está em dúvida e buscando elementos a mais para a sua escolha cresce na mesma proporção.

Já tratei do assunto no post que explica qual MacBook comprar (para quem já decidiu que quer um MacBook, naturalmente), e o leitor Augusto C. Carlson também contribuiu no artigo Macbook Pro 13”: primeiras impressões de um recém-chegado.

E agora é a vez do leitor Gentil de Bortoli Jr. contribuir com uma visão adicional: apesar do seu perfil evidentemente técnico, a descrição dele dos motivos de ter escolhido um MacBook Pro de 13 polegadas (que é um dos modelos indicados pelo BR-Mac) é compatível com a que frequentemente vejo ser narrada pelos assim chamados "usuários finais": um degrau acima das questões envolvendo processador, quantidade de RAM, placa de vídeo, HD, interfaces e coisas do tipo.

Agradecemos ao Gentil, e renovamos o convite para interessados em comentar sua razão de escolha por Macs: entrem em contato!

MacBook: razões para a escolha
Depoimento do leitor Gentil de Bortoli Jr.

Minha história com computadores teve início por volta de 1994, mas meu primeiro contato com um Macintosh ocorreu apenas em meados de 2001, época em que pude experimentar superficialmente um iMac G3. Desde então eu nunca mais havia tocado em nenhum produto da Apple, não até o final de 2010, que foi quando tive a oportunidade de manusear um MacBook.

Embora eu tivesse uma excelente imagem sobre os computadores da marca, especialmente no quesito hardware, deixando de fora os trabalhos que envolviam imagens e animações, preconceituosamente eu atribuía a compra de um Mac a coisas como "status" ou "design".

Com essa concepção em mente, mas observando que alguns amigos com perfil técnico estavam migrando para este equipamento, me senti motivado a estudar melhor o assunto.

Começando pelo design, não demorei a constatar minha ignorância. Compreendi que muito antes de ser algo relacionado ao visual, design deve ser entendido como um "projeto" que busca funcionalidade.

O design está presente em coisas das quais nem nos damos conta, como na "orelha" de uma xícara, que nos permite tomar algo quente sem queimar os dedos, ou no bico de uma jarra, que pode até deixá-la mais bonita, mas que está lá para fazer com que o líquido escoe em uma direção determinada.

No MacBook Pro, detalhes desse tipo podem ser percebidos, por exemplo, no cuidado com a conexão do cabo de força, que se desfaz facilmente evitando um "tranco" no equipamento ou a quebra do plug caso alguém tropece no fio; no teclado retroiluminado, que proporciona mais conforto quando é preciso trabalhar em ambientes escuros; ou na construção em uma peça única, o que aumenta a resistência, elimina emendas, reentrâncias e saliências que poderiam causar acúmulo de sujeira, dificultar a limpeza ou impedir o suave deslizar para dentro de uma mochila. São coisas que não são apenas bonitas ou legais: elas têm um bom propósito.

Hardware atende ao software

Resolvida a questão do design, passei para o hardware. Aqui, ao invés de olhar para as inúmeras configurações que eu poderia montar com determinada quantia de dinheiro, resolvi pensar diferente e passei a avaliar os ganhos que se pode obter quando se sabe exatamente onde um software será executado.

O controle que a Apple exerce sobre as opções de hardware explica por que um Mac é mais econômico no consumo de energia, mais estável e tem melhor desempenho, às vezes mesmo quando comparado a máquinas mais poderosas, mas baseadas em software que, antes de ser veloz, precisa ser compatível com uma enorme quantidade de componentes.

Falando em software, o fato de o Mac OS X ser um UNIX já diz muito. Deixando de lado a maior estabilidade, segurança e padronização inerentes, penso que o grande diferencial desse sistema não seja nem o seu belíssimo visual, mas sim a forma como tudo nele é integrado, causando reflexos diretos na usabilidade. Novamente o design, agora aplicado ao sistema operacional, resulta em um nível de satisfação tal que, não raro, pessoas dizem simplesmente que "dá prazer usar" o Mac OS X.

Passada e empolgação inicial, a boa percepção melhora na medida em que se conhece o sistema e depois se estabiliza em um excelente patamar, já que mesmo com o passar do tempo não há queda de desempenho, redução de estabilidade e nem a necessidade de maçantes manutenções.

Como usuário, experimentei todas as versões do Windows desde a 3.11. Enquanto programador e administrador de sistemas, passei por várias distribuições de Linux, especialmente Slackware, Debian e Ubuntu, que é a escolha atual. Trabalhei também com Open, Free e NetBSD, recompilei o kernel muitas vezes buscando mais desempenho ou suporte a algum hardware e tive até a chance de manter como desktop uma Sun, ora com Linux, ora com Solaris. Atualmente não trabalho mais na área mas posso afirmar que eu me sentiria confortável em ter o Mac OS X como principal SO caso ainda estivesse nesse meio.

Sem abrir mão do histórico

Tornei-me então alguém que só quer navegar, ler e-mails, bater papo, ouvir músicas, assistir a filmes, gravar um DVD de vez em quando, plugar algum dispositivo comum e vê-lo reconhecido imediatamente, usar um editor de textos, uma planilha eletrônica e imprimir ou digitalizar algum papel.

E embora eu estivesse mirando a comodidade de não precisar “abrir o capô”, também fiquei muito satisfeito por não ter tido que abandonar “pequenos vícios”: permaneço brincando com Apache, MySQL e PHP e meus shell scripts não deixaram de ter um belo terminal com fundo preto e letras verdes.

Para completar, na impossibilidade de executar algum software mais específico, sei que posso carregar outros sistemas em uma VM e continuar me beneficiando da citada integração.

É claro que alguns paradigmas tiveram que ser revistos, e tanto para isso quanto para as descobertas o meu histórico foi de grande ajuda. Todavia, acredito que outras pessoas com variados graus de experiência e oriundas dos mais diversos ambientes também não devam enfrentar maiores dificuldades de adaptação.

Sumarizando

Finalmente, afora a pessoal e intransferível sensação de prazer ao operar um sistema tão completo, intuitivo e elegante, considerei ainda outros fatores que agregam valor a um Mac, mas que às vezes podem passar despercebidos:

  • Conta com um bom leque de acessórios especialmente desenvolvidos para a marca;
  • No lugar de bloatware, traz aplicativos úteis, simples, integrados ao SO e testados naquele hardware;
  • Possibilita a aquisição, a preços acessíveis, de software desenvolvido sob um
    excelente controle de qualidade;
  • Garante economia de dinheiro (com antivírus, antispyware, firewall e similares) e de tempo (com "limpeza" de arquivos, desfragmentações, reinstalações de recuperação e formatações);
  • Fornece updates a bons preços;
  • Tem serviço de suporte acima da média;
  • Possui superior valor de revenda.

Obviamente cada um dá a isso tudo a importância que lhe convém. O que posso dizer é que, para mim, depois de boa pesquisa, optar por um Mac pareceu ser não apenas lógico, mas natural.

Comentar

Comentários arquivados

Comentário de Marcelle em 23/08/2012 às 12:32:19

Eu comprei meu macbookpro a 2 dias. E realmente fiquei impressionada com toda arquitetura mac. Só estou sofrendo pra utilizar o osx. Quero algumas dicas pra me acustumar. Rsrs Meu Mac valeu o preço E se pudesse voltar atras o compraria de novo.

Comentário de Augusto Campos em 23/08/2012 às 12:47:26

Comentário de Guilherme de Mello em 27/11/2012 às 14:33:19

Isso é falacia, não digo que o que defende é errado, mas que a idéia principal que expôs e completamente quebrada. Esse é um ideal capitalista e consumista e não racional (se custa mais é melhor).

Comentário de Guilherme de Mello em 27/11/2012 às 14:35:21

Eu não sou anti mac, tenho um iphone, pretendo ainda comprar um macbook pro no fim do ano que vem. Mas também tenho um tablet android e um note dell. Então deixo claro que não sou um 'marcaholic'. Mas a maxima: "não preciso de um i5, um C2D já me satisfaz", só faz sentido se gastasse menos com o equipamento menos parrudo tecnicamente.

Comentário de Maycon em 20/12/2012 às 23:16:25

Discordo de vc quanto ao tempo de boot: se vc desligar [mesmo] o equipamento e religa-lo (até mesmo reboot) vai sentir a lentidão. Os mac's foram desenhados para hibernar. É um sistema (hard e soft) muito bem desenhado, sem duvida, mas como qualquer sistema operado por humano necessita de segurança. O dia que o Mac se tornar popular vc vai precisar de uma ferramenta de segurança. Apesar de usar um Mac ainda prefiro o Linux (o Mac me deixou preguiçoso :))

Comentário de Flávio em 15/12/2011 às 11:11:31

Olá pessoal tenho uma duvida que esta a encomodar-me muito mais muito mesmo. Eu quero comprar um MacBokk Pro 13-inch: 2.8 GHz 2.8GHz dual-core Intel Core i7 4GB 1333MHz 750GB 5400-rpm1 Intel HD Graphics 3000 Built-in battery (7 hours)2 Ele vem com 4GB de RAM e queria saber se vale aumentar ele para 8GB de RAM. Este Upgrade pode trazer muitos beneficios ou um grande desempenho no Mac. O que me aconselhariam? A minha maior duvida fica se vale a pena gastar mais $200 para os 8GB de RAM ou se posso trabalhar com os 4GB de RAM sem nenhuma dificuldade. É meio urgente a vossa resposta. Valeu.

Comentário de Augusto Campos em 15/12/2011 às 11:20:58

Flávio, descreva o tipo de software ou atividade nos quais você pretende usar o MacBook em questão.

Comentário de Flávio em 15/12/2011 às 21:23:23

Bom Dia, Augusto Campos. 'Brigado pela resposta. Eu quero um pc para uso pessoal, trabalho de faculdade, nada que preciso de uma super gráfica ou programa especial, escutar musica, ver video, messenger e o que bater na cabeça para fazer, e por vezes utilizo programa de edição de imagem "Fireworks" e o "Virtual Dj" neste computador que esta comigo. Neste momento eu estou a pensar em comprar um MacBook Pro, e estava a pensar se compro o de 15-inch ou o de 13-inch. Ai me convenci e decidi o de 13-inch, não sei se é a melhor escolha. Veio o problema se aumento mais memoria ou não 4GB ou 8GB. NÃO SEI. Eu gosto muito de música e de filme. O meu Dell Latitude D610 tem 80GB, e tenho um HD externo de 320GB, e logo que vi o HD do MacBook disse que é perfeito os 750 GB. Mais apareceu a preocupação se vale a pena ter um HD com mais espaço ou um SSD mais Rapido e menos espaço. Se for para trocar o HD só tenho a posibilidade de aumentar mais $100 para um SSD que vem com 128GB. E logo perderia os 750GB do HD ATA. Já procurei tanto e não encontrei nada: Vale apena aumentar a RAM de 4GB para 8GB. E perder o HD ATA de 750GB e ter um HD SSD de 128GB MacBook Pro 13-inch 13-inch: 2.8 GHz 2.8GHz dual-core Intel Core i7 4GB 1333MHz 750GB 5400-rpm1 Intel HD Graphics 3000 Built-in battery (7 hours)2 * 4GB 1333MHz DDR3 SDRAM — 2x2GB * 8GB 1333MHz DDR3 SDRAM — 2x4GB [Add $200.00] * 750GB Serial ATA Drive @ 5400 rpm * 128GB Solid State Drive [Add $100.00] * 256GB Solid State Drive [Add $500.00] * 512GB Solid State Drive [Add $1,100.00] Obrigado

Comentário de Flávio em 15/12/2011 às 21:28:50

E qual a grande diferença entre o MacBook Pro 13-inch VS MacBookAir 13-inch?

Comentário de Augusto Campos em 15/12/2011 às 21:34:08

Sobre a diferença, sugiro olhar neste outro post.

Comentário de Augusto Campos em 15/12/2011 às 21:37:20

Considerando o perfil de uso, creio que não há necessidade de fazer o upgrade para 8GB de RAM. E eu preferiria o Air, se estivesse no seu lugar. Se o disco SSD default algum dia for insuficiente, eu o complementaria com uma unidade de armazenamento adicional, externa.

Comentário de Flávio em 16/12/2011 às 01:20:21

Bom Dia Augusto Campos. Primeiramente agradecendo pela ajuda que estas a dar-me até agora não encontrei um site com a ajuda e as info disponivel como o teu site. No MacBook Pro 13-inch: tinha 2,8GHz a unica diferença maior e um i7 Preferi seguir a tua opinião perder os 750GB e adoptar os 250GB rapidos e acrescentar com um disco externo quando faltar espaço. Porque eu gosto mesmo de fotos, músicas e videos (filmes, series e documentarios). E neste MacBook Air 13-inch: fiz a seguinte modificação, um pouco mais cara mais veja ai se esta boa ou se vale a pena. MacBook Air 13-inch 13-inch : 256GB processor: 1.7GHz dual-core Intel Core i5 (aumentei para 1.8GHz Dual-Core Intel Core i7) ($100.00) 4GB memory 256GB flash storage1 Intel HD Graphics 3000 Apple MacBook Air SuperDrive ($79.00) USB Ethernet Adapter ($29.00) $1,599.00 (preço antigo) $1,807.00 (preço Total com as configurações modificadas)

Comentário de Flávio em 16/12/2011 às 06:50:49

Ouvi também certos problemas sobre aquecimento na versão do MacBook Air. Nesta nova edição este problema ja foi resolvido? E sobre o teclado em porqueguês eu posso mandar fazer a configuração la nos Estados Unidos. Porque eu estou a encomendar apartir dos Estados Unidos o meu MacBook Air. Agradeceria

Comentário de Augusto Campos em 16/12/2011 às 09:41:36

Flávio, na minha opinião sempre vale a pena poder modificar o aparelho para deixá-lo como desejado. Já me manifestei sobre a escolha do modelo, mas sobre o teclado português, entretanto, não sei. Quanto a você ouvir sobre certos problemas de aquecimento, creio que é normal ouvir sobre várias coisas, verdadeiras ou não. Sugiro buscar mais detalhes junto à fonte disso que você ouviu, e em especial saber se era com um modelo recente, e se era em condições normais de operação.

Comentário de Flávio em 16/12/2011 às 10:02:01

Augusto, valew muito pela ajuda vou seguir em frente e muito obrigado pela ajuda fornecida até ao momento. É meu primeiro MacBook, sabes a ansiedade e o desejo de ter a coisa certa. Mais valew muito, temos aki uma diferença de fuso horário(5 horas) e milhares de kilometros a nos separarem. Apenas encontrei palpite de um amigo e a maior ajuda de tua parte. Voltarei para informar-me quando poder. E com SEGURANÇA para deixar a minha impresão dos primeiros dias de NOVO Utilizador MacBook. 'Brigado por tudo mesmo. One Hundred.

Comentário de Augusto Campos em 16/12/2011 às 11:07:53

Desejo sucesso!

Comentário de Flávio em 20/12/2011 às 21:01:52

Augusto tenho uma outra duvida: eu tenho um Dell Latitude D610. E sempre deixo ele ligado com a bateria e conectado na energia. Gostaria de saber se com o MacBook posso deixalo ligado também e conectado na energia sem problema. Ou é obrigatorio deixalo desligado e no modo sleep.

Comentário de Augusto Campos em 21/12/2011 às 17:05:24

Comentário de Flávio em 21/12/2011 às 18:41:20

Brigadão

Comentário de Daniel Fernandes em 03/04/2013 às 17:48:31

Augusto, você comprou neste site? Ele não manda para o Brasil...

Comentário de Flávio em 11/02/2012 às 12:13:24

Boa Tarde, como disse na mensagem de sima, o meu MBA 13-inch chegou, e a dois dias que estou com ele, e esta a comportar-se super bem. Ate agora nao tive problema com travamento, ele e super rapido. A coisa ke meio me deixa mal e so a apple store daki, com poucas coisas. Penso em criar uma conta na apple store dos Estados Unidos. Estou a disfrutar dele, bem sem ainda muitas novidades, mais nao muito dificil porke ja fui usuario Linux por algumas semanas, e logo logo estarei fera no MBA, tal como no Ms-Windows. Sucesso para o pessoal e para o site. Mais uma vez obrigado Augusto.

Comentário de Lucas Gondim em 05/03/2012 às 17:24:12

Concordo plenamente.

Comentário de Erick em 02/05/2011 às 10:25:18

Esse adesivo é bem legal :) Já vi vários com idéias bacanas que se aproveitam da maçãzinha!

Comentário de Belclei em 02/05/2011 às 11:46:14

Estou à procura de um novo notebook. Minha Escolha já teria sido um Mac se o valor não fosse tãããão acima dos valores de qualquer outro notebook, mesmo os com configurações BEM superiores. ;/ Se agrega à isso qualquer dispositivo da apple que eu precisar comprar, que é caríssimo. qualquer cabinho custa, no mínimo 60 reais

Comentário de Augusto Campos em 02/05/2011 às 12:38:30

Belclei, concordo com a tua análise. Se o preço do MacBook está fora do orçamento do usuário, ou se o critério final de comparação entre modelos concorrentes for o preço, o MacBook dificilmente estará bem posicionado.

Comentário de Thiago A. em 02/05/2011 às 12:43:48

Se você acha o Macbook caro, veja o preço do HP Envy. Ele não é caro (mais que o Macbook) por causa da marca, e sim pela qualidade de construção e demais recursos. Hoje o Macbook Pro, em termos de hardware, é equiparável a qualquer outro notebook potente.

Comentário de Arlei de Almeida em 02/05/2011 às 12:46:50

Eu pensava como você Belclei. Então troquei um Fiat Tipo que eu gostava por um Prisma e depois por um Astra. Se tem preço maior, tem algo a mais dentro do capô. Se aperte um pouquinho e compre um Mac. Você vai entender o que eu quis dizer. Abraço.

Comentário de Paul Leite em 02/05/2011 às 13:23:14

Calcule o tempo de suas paradas configurando e instalando drivers para windows, mais custo anual de anti-virus entre outras aplicações. Citei apenas dois exemplos simples. Está ai a diferença de preço. Abraço

Comentário de Fellipe em 02/05/2011 às 14:00:35

Eu estou com meu MacBook Pro já faz uns 4 meses, na época fiquei pensando: com o mesmo valor comprava um Dell i5... o meu Mac é um C2D. Aí pensei, eu particularmente não preciso mais que um C2D, me atende em tudo e ainda sobra, e fora o que o Augusto disse, meu Mac C2D é centenas de vezes mais rápido que o outro Dell que eu tenho i5. De início penei pra usar o MacOS.. e ainda peno bastante, mas é questão de tempo. Uma coisa eu percebi, tirando todos os preconceitos contra MAC que todos nós temos (alguns descritos pelo Augusto), depois que voce compra um, e vê a qualidade dele, não pensar em sair nunca mais. []s

Comentário de Edivaldo em 02/05/2011 às 15:48:35

Onde é que eu assino?

Comentário de Hackintosh em 02/05/2011 às 21:25:55

Eu sinceramente continuo achando o hardware da Apple superfaturado. Eu estou prestes a montar um belo PC para mim com Core i7 Sandy Bridge e placa-mãe Asus com boot por EFI, como o mac, para fazer um triplo boot. Vou instalar um hackintosh mais para conhecer mais o sistema do que por achar necessário mesmo. Não abro mão do meu linux e nem do prazer de montar um PC a partir de peças. E no caso de notebooks, pode-se comprar um notebook com Core i5 ou i7 apto a fazer um hackintosh nele por um custo muito menor.

Comentário de Hackintosh em 02/05/2011 às 21:28:06

Já ia me esquecendo. O hardware Apple JÁ FOI diferenciado, no tempo que usava processadores PowerPC. Agora é meramente um PC com EFI e processador Intel. EFI já está chegando também aos PCs.

Comentário de Augusto Campos em 02/05/2011 às 22:15:40

Desejo muito sucesso na sua instalação, não há mesmo razão para abrir mão de montar o computador a partir de peças individuais, se isso para você é um prazer! É possível que não seja o procedimento ideal para conduzir a um equipamento que rode o Mac OS X sem sobressaltos, e há a licença do software (e os sempre presentes questionamentos a ela), mas entendo o gosto e a preferência por montar um computador assim, e eu mesmo já montei um hackintosh para entender melhor a diferença entre rodar o Mac OS X em hardware homologado ou não. Imagino que, sob o seu ponto de vista, o adjetivo "diferenciado" sirva muito melhor a um PC montado assim, do que a um iMac ou MacBook. Nada impede mesmo, que você inclua a maioria das interfaces e componentes de um deles no seu PC montado. Já montei (ou encomendei) minha cota de PCs assim, e ainda hoje tenho um PC "montado" aqui ao lado, rodando Linux muito bem, a um preço de aquisição bem mais acessível do que o de um iMac, por exemplo. Quanto ao Mac OS X, pessoalmente prefiro rodá-lo no hardware para o qual foi desenvolvido, e concordo, em linhas gerais, com as impressões do autor do post no qual estamos comentando, sobre os pontos positivos de rodar o Mac OS X pré-instalado nos equipamentos que a Apple distribui.

Comentário de Reinaldo Versuri em 02/05/2011 às 22:49:29

Ter um Mac é muito sem graça, não precisa ficar caçando drivers na net, não precisa ficar scaneando em busca de vírus (aliás nem precisa instalar um anti-vírus), vc liga o Mac e não dá tempo pra tomar um café, etc, etc, etc. Preço alto??? Faça o cálculo do custoXbenefício.

Comentário de Luiz M Neto em 02/05/2011 às 23:48:40

Esse assunto sempre dá pano pra manga, né... Pois só tenho uma coisa a dizer: Se acha caro, NÃO experimente. Pois vicia.

Comentário de Paulo em 03/05/2011 às 00:39:15

Vicia mesmo, estou ficando mais pobre graças a Apple, maldito Jobs!

Comentário de Gentil em 03/05/2011 às 09:31:26

Avaliar itens isolados, especialmente em se tratando de hardware, possivelmente sempre deixará um Mac em desvantagem. Extrapolando, é como julgar que um carro 1.0 é inferior a um 2.0 apenas por ter um motor menos potente. Ao optar pelo MacBook Pro, particularmente eu procurei avaliar "o conjunto da obra". Um Mac não é perfeito, mas assim como um PC montado, por exemplo, tende a ser o melhor para gamers, um Mac pode ser uma excelente opção para determinadas pessoas e suas necessidades.

Comentário de Celio Mendes em 03/05/2011 às 11:08:51

Especialmente quando a comparação for entre um computador real e um potencial. Comparar um notebook do balcão, de qualquer marca, a um que ainda não existe, mas "estou prestes a montar para mim" sempre deixará o do balcão em desvantagem, porque quem faz a comparação sempre tem possibilidade de imaginar vantagens a mais neste seu computador que ainda existe só na sua mente. Depois de montado o computador a comparação fica mais objetiva, ainda que os critérios variem: colocando lado a lado o seu modelo de carro 0km preferido e um fusca adaptado pra ter tração dianteira e motor de gol, os 2 lados sempre terão quem vá defendê-los até o fim e não admitir que o outro possa ser melhor para alguma coisa.

Comentário de Gentil em 03/05/2011 às 11:46:07

"(...) os 2 lados sempre terão quem vá defendê-los até o fim e não admitir que o outro possa ser melhor para alguma coisa." Celio, é aí que está o "perigo" e a diferença entre ser fã incondicional de algo e saber reconhecer as vantagens e desvantagens de cada produto. Eu não recomendaria um Mac para um gamer (novamente esse exemplo pois ele ilustra bem a superioridade do PC nesse aspecto). Mas poderia recomendar um Mac sem pensar duas vezes para meu sogro, que tem necessidades parecidas com as minhas. Achei o Mac vantajoso. Mas com certeza um PC poderá ser melhor opção em outros casos, assim como um Linux poderá ser melhor que o OS X em determinado ponto, e vice-versa. Infelizmente não há solução perfeita. Mas vamos esperar até o lançamento do OS X Lion. (*Rs. Brincadeira. Essa foi para descontrair...)

Comentário de Rodrigo Azevedo em 03/05/2011 às 12:21:10

Concordo que um IMAC seja desperdício de dinheiro, eu montei um computador com Core i7 Sandy Bridge para o meu filho jogar e instalei o MACOSX original nele (Comprei o DVD), com componentes que seriam uma fortuna e que a própria apple não tem. Uma coisa posso dizer que notebook e smartphone é apple e vale muito a pena, troquei meu notebook pro á pouco tempo e tenho o novo iphone 4.

Comentário de Hackintosh em 03/05/2011 às 20:21:33

Como eu falei acima, também estou querendo montar um Core i7 Sandy Bridge para mim e pretendo colocar um macosx nele em triplo boot para conhecer melhor o sistema operacional, já que aqui no Brasil a gente só tem contato com Macs em lojas de informática mais chiques. Vejam só esse cara que conseguiu colocar o macosx num hardware desses que estou pensando em montar: http://www.youtube.com/watch?v=_AVdrRxxU4U Como estou querendo primeiro conhecer o sistema, não vou comprar o MacOSX de cara não, mas se gostar poso comprar sim porque nem é tão caro. O problema mais uma vez é a Apple, que vai alegar que a licença deles não permite a instalação em hardware não-apple e aí a minha licença original seria considerada ilegal de qualquer jeito. Ou seja, a Apple, com essa política burra dela, acaba fazendo com que seja interessante a pirataria do MacOSX. O Augusto Campos não concorda muito comigo pela resposta dele, mas continuo achando os preços da Apple abusivos. Eles vendem ainda Core 2 Duo quando qualquer notebook barato hoje já é vendido no mínimo com Core i3. E também acho uma grande besteira comprar um micro que não tem um monitor separado. Pode ficar bonito na mesa mas você não tem a possibilidade de fazer um upgrade de hardware e manter o monitor.

Comentário de Augusto Campos em 03/05/2011 às 21:04:12

Concordo sim, e pra ficar mais claro, repito: "Desejo muito sucesso na sua instalação, não há mesmo razão para abrir mão de montar o computador a partir de peças individuais, se isso para você é um prazer!" Decisões sobre preços e valores, sobre se é melhor all-in-one ou componentes separados, se é melhor montar o computador ou escolher um do varejo, se a estratégia de licenciamento é acertada, etc. são pessoais, e não acho que exista uma opção certa que valha para todos os casos. Se o que você deseja é montar um hackintosh, se rejeita a ideia de micros all-in-one, etc., é natural que a escolha certa para você seja outra, e acredito que será uma experiência muito interessante para você!

Comentário de To_Hack em 03/05/2011 às 21:04:44

Hackintosh, uma coisa não pode ser considerada "problema" ou "burra" só pq vai contra o que *nós* achamos que é o certo ou inteligente. O conceito de preço é claro e objetivo. Mas o conceito de valor pode variar bastante, e imagino que quem opta por um Mac considera muito mais este último. Sobre o micro que não tem monitor separado, novamente há que se pensar que às vezes é exatamente isso que uma pessoa pode estar buscando: algo que fique bonito na mesa e que ocupe menos espaço.

Comentário de Hackintosh em 03/05/2011 às 21:28:33

Eu acabei de ver que a Apple só agora vai começar a vender micros com Core i3 e i5 (i7 só por encomenda) pelo que li em http://www.gizmodo.com.br/conteudo/novos-imacs-da-apple-trazem-thunderbolt-placas-de-video-mais-potentes-e-monstros-de-quatro-nucleos/ "Os preços começam em R$3.999 pelo modelo mais básico, de 21,5 polegadas processador Core i5 de 2,15GHz e HD de 500GB, a até R$7.399 pelo modelo de 27 polegadas com processador Core i5 quad-core de 3,1GHz. (Nos EUA, os preços vão de US$1.200 a US$2.000.) Os modelos com Core i7 são feitos apenas sob encomenda, e o preço deles deve ser um absurdo. "

Comentário de Celio Mendes em 03/05/2011 às 23:18:53

O modelo 2011 de iMacs, com processadores i3 e i5, foi mesmo lançado hoje. Mas a Apple já oferecia estes processadores (e o i7) nos modelos atuais de MacBooks Pro, por exemplo. O preço no Brasil é mesmo elevado, se tivesse uma paridade ou proximidade com o preço em dólares seria muito mais vendável aqui. Felizmente para a Apple, há pessoas para os quais o valor do produto compensa este preço.

Comentário de Thiago Antonio em 04/05/2011 às 10:27:41

Aonde acho esse adesivo ??? muito legal.

Comentário de Augusto Campos em 04/05/2011 às 12:17:10

decalator.com!

Comentário de Vanden Plas em 05/05/2011 às 10:13:33

Ufa! Minhas duvidas foram sanadas apos ler essa pagina. muito obrigado. Vou experimentar o fruto proibido brevemente... Acho nos veremos por mais vezes >:p

Comentário de Vanden Plas em 05/05/2011 às 10:23:25

Opa surgiu uma pequena duvida, quanto ao SO, moro no japão e irei adquirir aqui, o SO no caso vem com numero serial iqual windows? Estou pensando em usar o serial com o SO em portugues baixado na net e usar o seial original.... como fiz com os 2 pc´s e um notebook que tenho aqui. sei que seria meio ilegal mas pagar por um outro So sendo que tenho um original é osso. Gato de Schrödinger é original e falsificado ao mesmo tempo ;p

Comentário de Augusto Campos em 05/05/2011 às 10:33:23

Vanden, acho que você não terá dificuldade técnica em instalar em múltiplos computadores violando a licença, pois o Mac OS X não exige este tipo de confirmação de números de identificação. Mas imagino que aí no Japão isso também não seja uma conduta legal. Recomendo antes dar uma olhada no mercado: aqui no Brasil o DVD do Mac OS X original custa R$ 79,00 no varejo, imagino que por aí seja ainda mais barato, a ponto de não justificar o esforço de pesquisar alternativas.

Comentário de Vanden Plas em 05/05/2011 às 11:07:09

Hum? não entendi.... Acho que por aqui será dificil encontrar o Mac Os X em portugues, tal como será bem dificil achar o Mac Os X em japones a venda ai no Br... Mas perguntando novamente... vem algum tipo de serial incluso quando se compra algum Mac?

Comentário de Vanden Plas em 05/05/2011 às 11:15:52

Acho que ficou um pouco confuso o que tentei dizer, uso 2 pc´s e o notebook rodando windows baixado em portugues da net, mas usando o serial original que veio junto com os pc´s, no caso um sony vaio (in memorian) rodando xp, um que eu proprio montei rodando windows 7, e um notebook com windows vista. Obrigado pela rapida resposta e atenção prestada. Mas em todo caso posso ta barato Mac Os x no Br mesmo.

Comentário de Vanden Plas em 05/05/2011 às 11:19:20

nossa sera que to falando besteira?! Ou os DVDS Mac OS X são multilinguagem?! Hahaha desculpe o apavoramento, so irei comprar os futuros Mac´s ano que vem e ja to apavorando, desculpe por poluir seu blog com tanta perguntas..

Comentário de Augusto Campos em 05/05/2011 às 11:38:42

Repetindo: o Mac OS X não exige este tipo de confirmação de números de identificação.

Comentário de Gentil em 05/05/2011 às 13:28:30

Vanden Plas, nunca instalei um Mac OS X, mas no primeiro boot do MacBook Pro o sistema pergunta qual idioma você deseja usar. Acredito que isso ocorra também em uma instalação "do zero".

Comentário de Jorge F Costa em 05/05/2011 às 13:52:43

Vanden, mais outra vantagem em relação ao Windows: o OSX é multi-linguagem inclusive depois de instalado, vc muda o idioma e a alteração é instantânea. No outro SO, além de ter que escolher a versão (Home, Business, Ultimate, Starter...) ainda preciso saber se é 32 ou 64 bits, PT-br, EN-us, JP-jp etc etc etc. E em alguns casos, o serial só funciona naquela versão específica e no idioma da instalação. No donuts for you, MS!!

Comentário de Vanden Plas em 06/05/2011 às 10:07:58

Gentil e Jorge, obrigado pelas respostas. Ate ano que vem =)

Comentário de Vital Alves em 09/05/2011 às 22:10:46

Comprei um MacBook, com um desconto de R$500,00 reais, o preço final avista, ficou em: R$2.500,00 reais. Em uma loja da Infobox,isto mostra que com mais ofertas e mais lojas vendendo produtos da marca Apple o preço pode baixar. Imagine se a Apple produzir toda sua linha de produtos na Foxcom em, São Paulo. Com o MacBook ou MacBook-Pro, você tem maior autonomia de bateria, se comparado a de outros fabricantes, pode fazer upgrade de memória e HD,pois o gabinete destes notebook, permite maior simplicidade de acesso aos componetes interno, o que não aconteçe com a maioria dos noteBook de outras marcas. Afonte dos notbok da Apple, não tem ventolinha, por isto são mais silenciosos e sem furos no gabinete para esta finalidade. Outra vantagem dos notebook da Apple é "taqueped" multi-toque que permite dar zum na página da internet,fotos, documentos e rolar páginas e etc. Por isto e muito mais gosto do Mac.

Comentário de Claudio em 10/05/2011 às 15:55:37

Ocorre sim, Gentil. A tela é a mesma de quando se liga o computador recém-saído da caixa.