As novidades confirmadas do Mac OS X, iPad e iPhone (e o resultado do iBingo de rumores!)

A tarde de segunda-feira  foi marcada pelo keynote de Steve Jobs e outros executivos da Apple, que abriram o evento WWDC (voltado aos desenvolvedores para as plataformas da Apple) anunciando as novidades em suas linhas de produtos.

O BR-Mac não é um site de notícias, mas foram tantas novidades que não dá para simplesmente não publicar, portanto vamos a um breve resumo voltado aos usuários finais.

Ao final, o resultado do nosso iBingo também será divulgado, e veremos quem foram os leitores que chegaram mais perto de identificar, entre os 26 rumores que colecionamos antes do evento, quais seriam confirmados e quais não!

 

iPhone e iPad

A versão 5 do iOS (sistema operacional destes aparelhos) será disponibilizada na primavera para upgrade grátis pelos usuários do iPad, iPad 2, iPhone 3GS e iPhone 4, além dos iPods Touch das 2 gerações mais recentes.

A nova versão do iOS traz uma série de novidades interessantes, incluindo:

  • A possibilidade de operação plena (incluindo backups) sem precisar jamais conectar um cabo a algum computador.
  • Um novo sistema de notificações (acabando com aqueles balões que avisavam da chegada de um SMS e atrapalhavam o uso do GPS ou de algum jogo, por exemplo).
  • Um novo recurso do teclado virtual do iPad, que agora pode se dividir em 2, facilitando a digitação para quem estiver usando só os polegares.
  • iMessage: sistema de mensagens instantâneas (texto, imagens e mais) entre iPhones e iPads) .
  • O Newsstand, centralizando as assinaturas de revistas e jornais on-line;
  • Integração com o Twitter no sistema e em vários aplicativos.
  • Um sistema de gerenciamento de tarefas e pendências que permite associar contextos geográficos a elas (por exemplo, lembrar você de comprar pão quando estiver próximo de casa).
  • Várias melhorias no navegador Safari e no app de câmera (incluindo o uso do botão de aumentar volume como comando da câmera para tirar a foto) .

Entre muitas outras que o post do Engadget detalhou muito bem.

 

A grande novidade: iCloud para Macs, iPads e iPhones

O iCloud é um serviço on-line de armazenamento, compartilhamento e mais, que será nativamente integrado aos produtos da Apple e substituirá vários dos serviços hoje providos pelo iTunes e pelo MobileMe, incluindo o backup e sincronização – ou seja, agora a foto ou música que você tem no seu iPhone poderá estar disponível instantaneamente (guardados os limites da velocidade de transmissão) no seu iPad, Mac ou mesmo PC.

O serviço cuidará nativamente de fotos, vídeos, livros, músicas da iTunes Store, configurações, dados de aplicativos e mais. Além disso, ele oferecerá sincronização automática dos seus documentos, planilhas e apresentações do iWork, no iPhone, iPad e Mac.

Tudo isso é grátis (para até 5GB de armazenamento), mas  por US$ 25 anuais adicionais, os usuários (e espero que se confirme a chegada dos serviços musicais da Apple ao Brasil anunciada para outubro) terão direito a algo mais: replicar no iCloud o conteúdo da sua biblioteca de músicas do iTunes, para ouvir via Internet quando quiser, em qualquer dispositivo da Apple, sem precisar copiar a coleção inteira para ele – e o mais interessante é que não será preciso fazer upload das suas músicas para o iCloud: se o iTunes as reconhecer e a Apple já tiver a música no seu acervo, ela será disponibilizada imediatamente em uma versão de alta qualidade e sem DRM.

Tem mais detalhes, e o post do Engadget os detalha muito bem.

 

Mac OS X Lion

Várias novidades do Lion já tinham sido adiantadas oficialmente desde fevereiro, e as noticiamos no post “Mac OS X Lion”. Mas hoje vieram várias confirmações oficiais interessantes, inclusive o lançamento previsto para julho, via download na Mac App Store ao preço de US$ 29,99, permitindo a instalação em até 5 computadores.

São cerca de 250 novos recursos no Mac OS X, mas os principais continuam sendo aqueles que já eram conhecidos desde fevereiro e que você pode verificar no post “Mac OS X Lion”, ou acompanhar no belo post do ZTOP sobre o mesmo tema.

 

Os vencedores do iBingo

O avassalador número de rumores sobre o que a Apple anunciaria no keynote de abertura do WWDC nos motivaram a abrir um bolão de palpites sobre 26 rumores, para que os leitores pudessem dizer quais os que seriam confirmados e quais eram puro boato, ou ao menos ficariam para outra ocasião.

De acordo com as regras do certame, o gabarito contendo os rumores confirmados ficou assim: fghiknorsx – ou seja, dos 26 rumores listados, apenas 10 tiveram confirmação no keynote. Quem palpitou a favor da renovação da linha AirPort, ou da disponibilidade imediata do iOS 5, ou de filmes e seriados imediatamente no iCloud, por exemplo, errou pelo excesso de expectativas ;-)

Entre os cerca de 60 participantes do bolão, tivemos 17 que chegaram bem próximo do gabarito, acertando 19 ou mais (dos 26 acertos possíveis). Foram eles:


Lucas Carvalho Gondim ab.d.FGHI.K..NOpqRS....X.. [21]*
@itsAlexandre .b.d.FG IjK..N ..RSt...X.. [20]*
Edson .b...FGHI.K.m OpqRS....Xy. [20]*
alysson moura ...d.FGHI.KlmNOp.R ....Xy. [20]*
Fernando Macedo .b..eFGHIjK..NOp.RSt...Xy. [20]*
@nuxlli ab..eFG  .K..NO..RS....Xy. [20]*
Bruno Schmidt Marques ....eF H .K..NO..R .... y. [20]*
@pierrefreire a....F HIjK.. O.. S.... y. [19]*
Thiago a...eF H .K.mNO..RS.... y. [19]*
Alvaro Barbosa ...d.F  I.Kl. Op.RSt...X.. [19]*
Pierre a....F HIjK.. O.. S.... y. [19]*
Felipe Kellerman ab...FG IjK.mNO.. S....Xy. [19]*
Renato Alex ....eFG I.Kl.N p.RS....Xyz [19]*
Lucas Araújo a....F  IjK.mNO..RS.... y. [19]*
@garotasemfio .....F H .K.m  .. S.... .. [19]*
Fernando Tauscheck ....eF   .K.mNOp.RS....Xy. [19]*
@xicovarisco ...d. G IjK..N .. S.... .. [19]*

Como se vê, o vencedor do bolão é o Lucas Carvalho Gondin, que foi o único a acertar 21 das proposições. Como a resposta do bolão envolvia interpretação, entretanto, estou abrindo um prazo de 24h para eventuais questionamentos, que deverão ser enviados pelo link de contato no rodapé do site.

Parabéns ao Lucas, que será avisado por e-mail e terá 2 dias úteis para responder seu endereço no Brasil para envio do prêmio! E obrigado a todos os demais que participaram ou acompanharam – o número de visitas que o post do bolão teve nas 16h em que a promoção ficou ativa mostraram o tamanho do interesse que os rumores geram, e certamente voltaremos a repetir a iniciativa em eventos futuros!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: