Instalar o OS X Lion no seu Mac: como se preparar

A Apple já confirmou: o Lion, versão 10.7 do seu Mac OS X (que agora, pelo jeito, passará a ser chamado simplesmente de “OS X”), sai em julho, e poderá ser comprado via download, por US$ 29,99 na Mac App Store.

Quem tem um MacBook, iMac ou Mac Mini recente (2009 ou 2010) provavelmente terá grande interesse em fazer o upgrade para poder aproveitar as novidades do Lion (afinal são mais de 250), mas donos de vários modelos nem tão recentes também podem embarcar na nova versão.

Para ajudar você a ter certeza de que seu Mac é compatível com a nova versão, que os seus aplicativos continuarão funcionando, e orientar sobre como realizar os passos que são necessários para estar pronto para o upgrade quando ele for disponibilizado (ou no momento posterior que você preferir), preparamos este guia dos preparativos para o Lion, e contamos com a sua participação nos comentários!

 

Como saber se o seu Mac é compatível com o OS X Lion?

Se o seu Mac é um modelo de 2007 em diante, ele é compatível. Alguns modelos de 2006 (os com processadores Core 2 Duo) também são.

Se você não souber o ano do seu Mac, pode verificar a compatibilidade pelo processador, que você confere clicando no menu Maçã  e depois em Sobre este Mac.

Se o seu processador estiver na lista abaixo, o seu Mac é compatível com o Lion:

  • Core 2 Duo
  • Core i3
  • Core i5
  • Core i7
  • Xeon

Modelos anteriores, com processador Core Duo, Core Solo e outros, estão fora. Além disso, se o seu Mac tiver menos de 2GB de memória instalada, você precisará complementá-la, pois 2GB é o mínimo,

Mas atenção: a compatibilidade não indica que sua máquina será capaz de rodar o Lion com o desempenho que você encontraria em máquinas mais recentes – se o seu Mac já tem alguns anos de estrada, talvez valha a pena esperar alguns dias após o lançamento e ver o que outros usuários de configurações similares dizem sobre a velocidade!

 

Garanta o acesso à loja on-line

Você vai precisar ter acesso à Mac App Store para obter o Lion – ao menos no lançamento, a Apple afirmou que ele vai estar à venda só lá, via downloads que custarão US$ 29,99 – com um pagamento deste valor você terá licença de fazer o download e instalação em todos os Macs autorizados na sua conta.

Mas a Mac App Store só funciona no Mac OS X 10.6 Snow Leopard, então se você ainda está em uma versão anterior, precisa dar um jeito de fazer o upgrade para o 10.6 e aplicar as atualizações dele (no mínimo até a 10.6.6) que permitirão ter acesso ao Lion pela loja on-line. Só então você poderá fazer a instalação da versão  que está para ser lançada.

Para saber qual a versão do seu Mac OS X atual, a opção é a mesma que usamos mais acima: clicar no menu Maçã  e depois em Sobre este Mac. No Mac em que estou escrevendo este texto, como você vê abaixo, a versão é 10.6.7.

Mas atenção: a Mac App Store não é a mesma coisa que a loja de apps do iPhone e do iPad, portanto não se engane: não estamos falando da loja que você acessa pelo iTunes, mas sim da que aparece na opção App Store do menu Maçã .

Como é uma dúvida comum, e também um rumor baseado nas versões preliminares para desenvolvedores, acrescento uma informação: existe um procedimento alternativo não-documentado para, a partir do download feito em um micro com acesso à Mac App Store, gerar um DVD ou pen drive de instalação do OS X Lion para usar em outros micros. Imagino que teremos algum similar, seja oficial ou não, na versão definitiva que será lançada em julho, mas ainda é cedo para confirmar.

 

Pense no seu cronograma

Algumas pessoas têm pressa para instalar logo a nova versão de tudo que puderem, outras preferem esperar pela primeira atualização ou upgrade – que geralmente é fruto das críticas e reclamações da primeira leva ;-)

Pessoalmente, a não ser quando há um bom motivo, eu prefiro esperar pelas dicas que surgem poucas horas após o lançamento de uma nova versão do OS X (o mesmo vale para o iOS), e especialmente pelos relatos de sucesso.

A velocidade do download às vezes tem que ser levada em conta, também: o OS X Lion tem 4GB, não é algo que a maioria de nós vá baixar em 10 minutinhos – o momento certo para fazer o download tem que ser escolhido estrategicamente, para não atrapalhar outras atividades ao longo de sua duração.

 

 

Verifique seus aplicativos

A maioria dos aplicativos recentes deve continuar funcionando sem problemas, mesmo que demore a lançar uma versão tirando proveito das novidades do Lion. Mas sempre há chance de incompatibilidades, especialmente em alguns casos bem conhecidos:

  • Aplicativos em versões antigas
  • Extensões para o sistema operacional
  • Paineis para as Preferências do Sistema
  • Drivers de equipamentos e periféricos (placas de vídeo, scanners, etc.) fornecidos pelos fabricantes, e não como parte do Mac OS X.
  • Aplicativos feitos para Macs com processadores PowerPC

Para os 4 primeiros casos, a wiki do RoaringApps pode ser uma maneira de antecipar problemas ou de se certificar da compatibilidade: ela lista centenas de aplicativos e o seu status de compatibilidade  com o Lion.

Já o quinto caso, das apps para PowerPC, é o único em que o risco de não funcionar é de 100%: a migração de processadores PowerPC para processadores Intel já ocorreu em meados da década passad, e o Rosetta (que permitia que softwares para os processadores antigos continuassem funcionando nos processadores novos) não vai mais ser oferecido no Lion – portanto, se você tem algum aplicativo feito para PowerPC, e precisa mesmo deste aplicativo, é melhor adiar o upgrade para o Lion enquanto busca uma alternativa para ele!

Para descobrir se você tem algum aplicativo PowerPC instalado, você precisa clicar no menu Maçã  e depois em Sobre este Mac, em Mais informações e no item Aplicativos (na lista à esquerda na tela). À direita vai aparecer uma lista com todos os seus aplicativos instalados, e na coluna “Tipo” (ou “Kind”, se estiver em inglês) você deve procurar por “PowerPC”.

Como você pode ver na imagem acima, eu tenho  9 instalados, mas vou praticar o desapego em relação a todos eles no momento do upgrade ;-)

 

Fique ligado

As informações disponíveis até agora, se não são muito volumosas, ao menos já foram parcialmente confirmadas: a Apple tem uma página em português explicando o essencial (oficial) sobre como vai funcionar a instalação do Lion – para quem quiser fazer a atualização logo no primeiro dia.

Você pode fazer a inscrição para receber um aviso por e-mail de quando a nova versão estiver disponível mas, como você está lendo este texto, imagino que não precisará disso: as informações publicadas em sites e blogs provavelmente vão alcançá-lo antes do e-mail da Apple ;-)

E vale a pena ficar atento à web (sugiro acompanhar o twitter @brmacblog!), porque não tenho dúvida de que outras informações interessantes sobre o Lion sairão até a data do lançamento!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: