Mac conectado à TV: resolução de problemas

O leitor Aristeu Kleinen pergunta por e-mail:

Tenho há quase 2 anos um Mac Mini unibody conectado a um monitor DVI no meu escritório, onde funciona muito bem. Recentemente comprei um MacBook Pro (escolhido graças à dica do BR-Mac que explica qual MacBook comprar, obrigado!) para substitui-lo nas minhas atividades profissionais, e gostaria de levar o Mac Mini para a sala, para ver vídeos e navegar na TV. Só que quando eu o conecto usando um adaptador HDMI a imagem dele na minha TV LCD de 37 polegadas fica cortada, faltando trechos nos 4 lados, prejudicando aplicativos full screen (inclusive filmes) e escondendo permanentemente o menu. O mesmo não acontece em uma TV LCD menor que temos no quarto, ou quando uso cabos DVI (mas a imagem não fica tão nítida). O que estou fazendo de errado?

Aparentemente você não está fazendo nada de errado, Aristeu – o erro é da TV ou do Mac, e tem solução simples.

[Leia também: Mac mini conectado à TV: funciona bem ou não? Veja o resultado dos testes e Projetor no Mac com o Mountain Lion e adaptador VGA: como fazer funcionar]

O Mac Mini é tão bem ajustado a funcionar como central de entretenimento (saiba mais em Plex: um media center completo no seu Mac) na sua sala ou home theater, que seu modelo mais recente já vem até mesmo com uma saída HDMI nativa, dispensando o uso de adaptadores e levando simultaneamente o áudio digital 5.1 e o vídeo em alta definição para a sua TV.

Também não é incomum conectar um MacBook a uma TV ou a um projetor HDMI, para entretenimento ou mesmo para exibir uma apresentação.

E, como esperado, na maioria das vezes em que realizei este procedimento (em Macs com saída HDMI ou usando adaptador), tudo simplesmente funcionou. A conectividade HDMI é suficientemente bem definida, e seu suporte no Mac OS X é suficientemente bem ajustado, para permitir que o usuário simplesmente plugue o cabo e após alguns segundos de ajuste automático passe a ver a imagem do Mac na sua TV (ou painel LCD, LED, Plasma e similares), já configurada para a melhor resolução suportada nela (e opcionalmente ajuste por onde deve sair o áudio).

Só que eu já apresentei o meu Mac Mini a um bom número de TVs, e em um outro caso (com uma TV “pioneira” da alta definição, e em uma situação em que havia um HDMI Switch no meio do caminho) aconteceu um problema que estranhei, e é o mesmo do Aristeu: a imagem do Mac foi configurada automaticamente para a resolução esperada, mas não era exibida inteiramente na tela: uma faixa de uns 20 pixels ficava de fora em cada um dos 4 lados dela – deixando invisível o menu e parte da Dock, além de 2 fatias laterais.

Nem sempre isso atrapalhava o que eu queria fazer: se era para assistir a um filme ou fazer uma apresentação, bastava dimensionar manualmente a janela para o tamanho visível e prosseguir. Mas se o objetivo dependia de usar o Mac interativamente, nem pensar: dá de sobreviver sem o menu superior, mas a perda de usabilidade é brutal. Alterar a resolução para algo menor dava uma solução parcial mas, convenhamos, não é o ideal, ainda mais quando a TV “resolve” isso por interpolação, o que conduz a pixels em formatos irregulares e consequentes imagens e caracteres fora de proporção.
 

Como resolver

Faz tempo que não passo por esta situação. Mesmo assim, o risco sempre permanece (afinal, as TVs “pioneiras” ainda vão durar anos, assim como os HDMI switches), como o Aristeu descobriu.

Mas há solução, e a dica vem da base de suporte da Apple, por meio de um artigo do CultofMac, na forma de um procedimento bem simples para os Macs com porta HDMI: nas Preferências do Sistema, ir em Monitores, ajustar a opção Subvarredura (Underscan, se o Mac estiver em inglês) até a imagem caber na tela. Mas atenção: se o seu Mac estiver funcionando com mais de um monitor simultaneamente, cada um deles terá seu próprio painel, e a opção de Subvarredura terá que ser manipulada no painel certo ;-)

Outra questão abordada no mesmo documento é como fazer para acessar as Preferências do Sistema (normalmente acessíveis via menu Maçã ) se o menu principal estiver invisível. A minha solução pessoal é dirigir o mouse até a Maçã  em vôo cego, afinal não é difícil de encontrá-la no canto superior esquerdo. Mas o documento recomenda pressional Option+teclas de controle de brilho (para quem tem teclado da Apple) ou então pressionar ⌘⇧A (Command+Shift+A) para abrir a pasta de aplicativos, e nela selecionar o ícone das Preferências do Sistema.

Espero que a maioria de vocês nunca passe por isso mas, se passarem, lembrarão que já viram a resposta e saberão onde encontrá-la ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: