Usando seu iPhone ou iPad para dormir melhor

Ruídos externos (ônibus passando, o cachorro do vizinho latindo, o choro do bebê 4 poltronas atrás da sua no avião, etc.) podem ser um grande obstáculo a conseguir pegar no sono.

Para combater este efeito, muitas pessoas colocam em prática um velho truque: providenciar seu próprio ruído, contínuo e indistinto, para abafar os ruídos externos.

Um exemplo comum é a prática de apontar um ventilador para a parede: o som discreto do deslocamento de ar acaba sendo um substituto para o isolamento acústico: ele não impede que você ouça os ônibus passando na rua, mas abafa e permite que você relaxe, sem sobressalto a cada nova passagem de um coletivo.

Outro exemplo do mesmo efeito é o da chuva: nada como o barulhinho dela caindo para conduzir mais rapidamente a um bom sono, certo? Algumas pessoas preferem o som do vento nas árvores, o barulho das ondas, ou mesmo o som ritmado do relógio de parede, e quando se acostumam a eles, chegam até mesmo a estranhar a sua ausência quando dormem em outro lugar.

 

Entra em cena o White Noise Lite

Nem sempre podemos contar com a chuva na hora em que gostaríamos de dormir, e o ventilador pode estar indisponível na hora em que queremos dar um cochilo no avião e percebemos que aquela criança das poltronas de trás não vai mesmo parar de chorar tão cedo – e, dada a qualidade do serviço de bordo, às vezes até gostaríamos de seguir o exemplo dela, certo?

Mas o iPhone e o iPad geralmente estão ao seu alcance nessas horas, e ambos podem ser muito eficientes na hora de gerar ruído branco propriamente dito, ou esses outros sons relaxantes que produzem o mesmo efeito: abafar os ruídos externos de modo a permitir melhor relaxamento.

Minha app preferida para isso é a gratuita White Noise Lite, que emite os sons escolhidos pelo usuário indefinidamente ou por um intervalo de tempo determinado, tem controle de volume, e ainda serve como relógio e despertador.

Ele vem com um conjunto de sons previamente configurados para você escolher, incluindo:

  • Chuva
  • Ondas quebrando na praia
  • Ventilador
  • Relógio de parente
  • Sino de vento
  • Cabine de avião
  • Viagem de trem
  • E mais...

O White Noise Lite também permite mixar seus sons previamente configurados – eu gosto de colocar o som de chuva bem alto, com o ventilador a meio volume. Se pudesse transformar este som em pílulas, tenho certeza de que a indústria farmacêutica poderia vendê-lo como um excelente sonífero!

Além disso a app tem um gerador de ruído branco propriamente dito (similar ao de uma TV fora do canal), e 2 timers diferentes: um para parar a geração dos sons após um intervalo de tempo definido, e outro para soar um alarme no momento em que você desejar ser acordado.

Ele funciona muito bem gerando ruído ambiental quando você deixa o iPad ou iPhone na mesa de cabeceira (preferencialmente ligados ao seu carregador, para aproveitar o momento), podendo inclusive servir como relógio, com cor e brilho configuráveis, quando nessa função.

Mas se você for usar em um local externo, como o avião, certamente o fará com um fone de ouvido, e aí não deixe de verificar se os seus fones não estão vazando ruído para o ambiente, para não ser você a causa da perda do sono dos seus vizinhos de poltrona!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: