Como extrair, transferir e inserir páginas de arquivos PDF?

No recente post sobre como anotar e editar arquivos PDF no Mac, o leitor  Manoel registrou uma dúvida colateralmente relacionada:

Suas dicas foram excelentes. As opções nativas do Mac OS X sempre surpreendem. Mas fiquei com uma expectativa. Pelo Preview seria possível destacar uma página inteira e salvá-la como outro arquivo de PDF diferente do originário (somente a página destacada)? É que, por conta de meu trabalho, às vezes tenho que salvar todo um arquivo de Diário Oficial (+/- 200 pág.) por conta de uma única página que contém uma publicação desejada.

Sim, Manoel! E é tão simples de fazer, que ler a descrição aqui vai tomar mais tempo do que colocar em prática ;-)

 

O poder da barra lateral

O requisito essencial para que você possa extrair uma página (ou um conjunto de páginas) de um PDF na ferramenta de Pré-Visualização (“Preview”)  do Mac OS X é habilitar a barra lateral direita que exibe as miniaturas ou os títulos das páginas individuais, como a do exemplo abaixo:

Se a sua barra lateral direita não estiver ativa, use o menu Visualizar | Barra lateral para configurá-la.

Depois que ela estiver visível, o restante se torna muito fácil: selecione na barra lateral a página (ou o conjunto de páginas) que você deseja extrair, e simplesmente arraste-a para o seu desktop, ou para uma pasta aberta no Finder.

No ato de arrastar, o Mac identificará o que você deseja fazer, e criará no local de destino um novo arquivo, com o mesmo nome do original mais o sufixo “(arrastado)”, e contendo apenas a(s) página(s) que você selecionou.

Simples, não?

 

Bônus: enxertando páginas de um PDF em outro

O ato de arrastar páginas não serve apenas para criar novos documentos com extratos de PDFs – você também pode arrastar páginas de um documento PDF para outro, juntando, podando e enxertando o conteúdo da forma que melhor fizer sentido para as suas necessidades de arquivar, transportar ou distribuir a informação.

Para ficar claro, observe os exemplos acima: são 2 documentos, sendo que o da esquerda adota páginas orientadas em retrato (verticais), e o da direita as adota em paisagem (horizontais).

A tela acima mostra o que aconteceu quando arrastei uma página da barra lateral da janela da direita, e a soltei na barra lateral da janela da esquerda, entre as 2 páginas que já estavam lá: ela foi mesclada.

Interessante, não? Agora é só usar Arquivo | Salvar como..., e gravar o documento com a página enxertada – ou simplesmente selecionar o conjunto das páginas e arrastá-lo diretamente para a pasta desejada.

Naturalmente dá de realizar bem mais operações com PDFs e outros formatos no Pré-Visualização, mas a dúvida do Manoel era bastante singela. Até a próxima!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: