Como mudar o idioma dos aplicativos no Mac

O Mac tem suporte a um bom número de idiomas: usuários brasileiros podem selecionar o Português do Brasil já no seu primeiro contato com o sistema, e nada os impede de depois optar por deixar seu sistema em inglês, em espanhol, em francês ou em tantas outras línguas suportadas.

A seleção dos idiomas é feita nas Preferências do Sistema (no menu da Maçã ), e define não apenas em qual lingua o OS X irá operar, mas também a ordem na qual cada um dos aplicativos escolherá o idioma de sua operação.

Exemplificando com a configuração acima: o ambiente do meu Mac está em Português (do Brasil), que é a primeira opção da lista exibida na configuração de idiomas. Aplicativos usarão preferencialmente o mesmo idioma que o sistema mas, se não dispuserem de uma tradução para ele, tentarão as outras, na ordem em que eu as deixei na lista: o português europeu, depois inglês, espanhol, italiano e assim por diante.

Só que às vezes você quer que o seu sistema esteja em um idioma, mas que algum aplicativo específico seja apresentado em outro. Algumas razões que já me levaram a isto:

  • Seguir instruções: Pretendo seguir um tutorial sobre um aplicativo, mas ele faz referência a menus em inglês, e o meu aplicativo está em português com tradução bem menos do que precisa;
  • Aplicativo não fez sua parte: Alguns aplicativos (como as versões iniciais do Google Chrome) têm suporte ao nosso idioma, mas se ativam em inglês mesmo assim, desconsiderando a preferência do sistema;
  • Aplicativo passou a ter a tradução certa: Minha instalação antediluviana do Evernote não tinha suporte a português brasileiro, e assim se configurou em português europeu. Meses depois o sistema passou a contar com meu idioma nativo, mas não se reconfigurou sozinho.

Existem várias opções para alterar o idioma de um aplicativo específico sem mudar a configuração do sistema: é possível editar arquivos de preferências, acessar o inspetor de informações de configuração do aplicativo e seguir determinadas instruções, etc.

A minha opção preferida, entretanto, é um utilitário especializado na tarefa de alterar os idiomas dos aplicativos: o gratuito Language Switcher.

O Language Switcher é um download bem pequeno, e o que ele faz é uma tarefa muito simples: exibe em uma janela o conteúdo da sua pasta de aplicativos, permitindo que você selecione qualquer um deles para ver a quais idiomas tem suporte, e escolher qual deles deverá ser selecionado a partir da próxima vez que o aplicativo em questão for aberto.

A imagem acima mostra o momento em que eu estava mudando o idioma do navegador Chrome. Note que no lado esquerdo o Language Switcher me informa que o Chrome está aberto em inglês, mas tem suporte a 52 idiomas - e no lado direito eu já escolhi o Português do Brasil como novo idioma a ser adotado por ele.

A partir daí é só apertar o botão de confirmação, e pronto. No exemplo acima o Chrome já estava em execução, portanto foi encerrado e reiniciado, agora em Português. Sucesso!

A mesma coisa aconteceu com o meu Evernote, que estava em Português europeu há uns 2 anos: bastou uma seleção, e os ficheiros e actuais se transformaram permanentemente em arquivos e atuais ;-)

O Language Switcher funciona no Mac OS X 10.5 em diante - já o testei no Lion, inclusive. Recomendadíssimo!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: