Photoshop para iPad e iPhone - grátis

O Photoshop conquistou um lugar na lista dos softwares para uso profissional que são reconhecidos pelo público em geral mas, para o público leigo, muitas vezes ele é associado apenas às manipulações cosméticas e alterações nos objetos fotografados - que nem sempre são bem-vindas, especialmente na cobertura jornalística.

Mas não é só isso que ele faz - pelo contrário, o Photoshop (e ferramentas similares) é usado todos os dias para ajustes bem menos controversos: corrigir enquadramentos, ajustar brilhos, contrastes e tonalidades, acrescentar efeitos de iluminação e colorização, e de outras formas adequar as fotos digitais para que sirvam melhor ao seu propósito.

Mas já faz tempo que a linha Photoshop deixou de ter como alvo só os profissionais do tratamento de imagem para publicidade, jornalismo, entretenimento e outras áreas: está disponível desde 2001 o Photoshop Elements, voltado a consumidores e hobbystas. Em 2008, a Adobe também lançou seu site Photoshop.com, que permite rodar no navegador uma versão reduzida, on-line e gratuita, do aplicativo.

E os usuários do iPhone e iPad já há algum tempo podem contar com a app gratuita Photoshop Express, que coloca à sua disposição um conjunto de ferramentas essenciais de edição de imagens, além de uma pequena coleção de filtros e complementos para decorar as imagens.

Mas não espere uma ferramenta feita com a intenção de preparar imagens para publicação profissional: a ênfase do posicionamento dele é em diversão e em facilidade de uso, o que o torna melhor adequado a preparar imagens para publicar em redes sociais e blogs, ou para compartilhar com os amigos e familiares.

Dois enfoques: corrigir e decorar

Na minha opinião, há 2 razões básicas para recorrer a uma ferramenta deste tipo: corrigir imperfeições (do enquadramento ou da tonalidade, por exemplo) ou acrescentar decorações (com efeitos especiais e molduras) a uma foto.

Eu aprecio bastante a primeira delas - não acho que a qualidade de uma imagem esteja condenada a se restringir ao que foi captado no momento em que o fotógrafo apertou o botão da câmera. Se só depois ele perceber que seria interessante alinhar pelos ombros da modelo, como no exemplo acima, talvez haja algo a ganhar!

Quanto à segunda razão, tenho dúvidas: exceto no campo artístico, os efeitos esmaecidos, ou que reproduzem fotos antigas, ou que reduzem a fidelidade em prol de um visual diferente (ou esquisito...) geralmente me parecem produzir uma comunicação menos clara.

Mas isso é mera opinião minha, e o Photoshop do iPad (e iPhone) atende igualmente a quem o busca por qualquer uma das razões, ou mesmo por ambas.

Entre as ferramentas de edição, encontramos no Photoshop Express as essenciais: corte demarcado (crop), corrigir alinhamento (straighten), rotacionar, inverter, ajustar cores (exposição, saturação, tonalidade e contraste). Os filtros básicos de ajuste também estão presentes: Sketch, Soft Focus e Sharpen.

Já para a decoração, não faltam efeitos: desde grids inspirados na pop art de Andy Warhol até o brilho vaporoso que vai fazer lembrar a capa do álbum de casamento da sua tia Estela, passando por arco-íris, "foto antiga" e mais.

Complementando o conjunto temos as molduras, desde as clássicas (retângulo, bordas arredondadas, oval) até as irregulares que parecem fazer tanto sucesso nas fotos de batizado que vemos no FaceBook dos familiares.

Um retoque aqui, uma moldura ali

O Photoshop Express para iPad e iPhone permite operar a partir das fotos que já estão armazenadas no aparelho, mas você também pode tirar novas fotos usando a própria app, ou mesmo acessar a biblioteca da sua conta no Photoshop.com, se você tiver uma.

Ele não necessariamente é a melhor alternativa em app para edição fotográfica, mas se destaca por ter um conjunto de ferramentas equilibrado e fácil de operar, além de ser gratuito.

Algumas outras apps, como por exemplo o FotoEditor (e tenho certeza de que os leitores indicarão suas próprias apps preferidas nos comentários) se destacam em campos específicos, como a variedade de filtros, e também merecem ser investigadas.

Mas o Photoshop Express para iPad e iPhone é conveniente, é grátis, é versátil e por isso frequentemente é a minha solução quando percebo que a foto que tirei está um pouco deslocada, ou precisa de uma correção no brilho e nas cores. Recomendo!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: