Ristretto: a bolsa ideal para seu MacBook Air (ou iPad!)

Na prática, muitas vezes a bolsa perfeita é aquela que temos conosco na ocasião e que consegue transportar aquilo que temos que levar.

Pode ser uma mochila pequena para usar no dia-a-dia, ou uma mochila grande que permite levar as roupas e mais os instrumentos de trabalho em uma viagem curta, com a conveniência das rodinhas para facilitar o transporte.

Talvez o ideal mesmo seria poder levar um container como o da imagem acima. Mas nem sempre precisamos levar o escritório nas costas. Pelo contrário: conforme a conectividade se torna mais disponível, vai ficando mais viável trabalhar remotamente levando consigo só o computador ou o tablet – e produtos como o MacBook Air e o iPad, com ênfase na leveza, facilidade de transportar e duração da bateria, são projetados tendo em vista este cenário.

Claro que eles cabem perfeitamente na mochila que você já prefere, ou no que for necessário usar para levá-los – eu já usei até um envelope de Sedex, num momento de chuva inesperada. Mas existem algumas bolsas feitas especialmente para eles, e elas merecem a sua atenção por serem projetadas especialmente para o peso e o tamanho destes equipamentos, que demandam menos acessórios sendo levados junto, e assim podem ser transportados de forma prática e discreta.

Eu já testei 3 modelos que me agradaram, cada um com seus pontos de vantagem e desvantagem. A opção que vou apresentar hoje é a que mais me agradou para uso geral, e conta com uma vantagem em especial: acomoda não só o iPad ou um netbook comum, mas também o MacBook Air de 11” que, com sua polegada a mais de display, frequentemente fica de fora das bolsas e estojos feitos para tablets e netbooks.

Vale destacar que é um modelo que traz consigo o preço do design e da marca. É possível que a relação custo/benefício não seja a que você está procurando, mas neste caso espero ao menos que a descrição a seguir possa servir para você ter critérios adicionais na hora de selecionar a bolsa ou mochila ideal para o seu caso!

 

Ristretto para o MacBook Air de 11 polegadas

A bolsa Ristretto for 11” MacBook Air é feita pela Tom Bihn, e pode ser adquirida em 5 combinações de cores diferentes (a minha é preta), diretamente no site do fabricante.

Ela faz parte de um conjunto de linhas de bolsas tipo messenger (nome glorificado para as valises com estilo semelhante ao das usadas pelos carteiros, levadas a tiracolo e com abertura por uma aba superior) da empresa, trazendo o diferencial que fica evidenciado pelo seu nome: tem o tamanho exato para acomodar um MacBook Air de 11 polegadas.

Mas não entenda este “acomodar” como se fosse apenas uma questão de caber no espaço interno: a Ristretto tem em seu interior um compartimento específico, com fechamento interno separado, que envelopa por todos os lados o seu MacBook Air, com proteção acolchoada (8mm de espuma, mais uma capa externa para dar resistência, e um revestimento interno de nylon escovado para evitar arranhões e atrito).

Este compartimento acolchoado e fechado internamente, que divide em 2 o principal espaço interno, não apenas amortece choques e serve como uma camada de proteção a mais contra qualquer banho de chuva imprevisto, mas também limita a possibilidade de o MacBook “sambar” dentro da pasta quando você se movimenta, por ser do tamanho preciso para receber o aparelho.

A outra metade do principal espaço interno não tem divisões adicionais, e pode levar livros, apostilas, cadernos, algum acessório, ou o que fizer sentido para você – mas sem exageros! Trata-se de uma bolsa pequena, mas não se preocupe: apostilas tamanho A4, revistas no formato tradicional brasileiro ou inglês (bem maior)  e outros objetos de uso comum cabem confortavelmente.

No meu caso, eu levo os acessórios  informáticos do dia-a-dia (modem 3G, stylus, bateria reserva pro iPhone, cabos, etc.) organizados em um Grid-It, e mais o estojo que aparece à direita na foto acima, com a escova de dentes e outros acessórios menos tecnológicos, e ainda sobra espaço pra fonte de alimentação do Air (se eu não for voltar no mesmo dia) ou pro eventual material adicional de estudo ou trabalho que não possa ser levado dentro do próprio Mac ;-)

Além do compartimento grande subdividido da forma exposta acima, esta Ristretto tem um segundo compartimento, externo (mas também abrigado pela aba superior que fecha a bolsa) que tem 2 divisões: uma fechada com zíper, onde você pode colocar sua carteira e chaves (tem um anel para prender o chaveiro) com alguma segurança adicional, e outra sem fecho adicional, com abertura curva para facilitar o seu acesso, no formato de bolso e com 4 organizadores – 2 do tamanho de canetas, e 2 no tamanho de iPhones.

A parte de trás da bolsa também é um grande bolso, bastante justo e sem fechos ou tampas, onde você pode levar papéis soltos ou mesmo uma revista para ler no metrô sem ter de abrir a fivela. A Ristretto também vem acompanhada de uma alça adicional, removível, para prendê-la (complementarmente à alça tipo tiracolo, claro!) à cintura de quem a usa quando está de moto ou bicicleta. Não é meu caso, portanto não testei o recurso.

A alça para levar a Ristretto a tiracolo é de nylon resistente, com reforço de espuma acolchoada para melhor fixar ao ombro e tornar mais confortável o porte. Como complemento, há uma alça superior para carregar a Ristretto na mão, como uma valise.

 

Na prática

Estou usando com grande satisfação há algumas semanas, tanto nos dias em que levo o Air comigo, quanto nos dias em que levo o iPad – mas neste último caso, o compartimento acolchoado fica com uma ligeira e indesejada folga.

A limitação de tamanho ainda não me incomodou, mas é bom deixar bem claro que ela existe, e consta até mesmo na descrição oficial desta Ristretto, que diz que ela foi projetada para levar apenas o Air, a sua carteira, chaves, celular, caderno, canetas, cartões de visitas, e uma garafa d’água pequena.

Comprar na Tom Bihn com cartão de crédito internacional não foi difícil, e a entrega (via UPS) ocorreu em 7 dias úteis. As entregas via UPS têm uma grande vantagem em relação a outros serviços de courier internacional que entregam em casa: o pagamento das taxas de importação é via um boleto bancário que vem anexado à embalagem, assim a entrega pode ser feita mesmo que você não esteja em casa para pagar, bastando que haja alguém para receber em seu nome.

O site da Tom Bihn tem uma longa série de acessórios para esta e outras bolsas, além de ter um modelo da Ristretto específico para iPads (não compre antes de ler meu próximo post sobre o assunto, que apresenta uma alternativa que considero superior para o iPad!) e outro que é para os MacBooks e MacBooks Pro de 13 polegadas (mas para eles eu prefiro mochilas). Considero o modelo analisado ideal para quem só tem o Air, ou para quem tem Air e iPad e alterna entre os 2.

Bolsas levadas a tiracolo são menos confortáveis que as mochilas, na minha opinião, mas têm a vantagem da facilidade de abertura mesmo quando você está em movimento, mantendo-a no lugar em que já se encontra – além de reduzir bastante o potencial de risco que uma mochila levada nas costas tem, por estar permanentemente fora do seu campo de visão.

Eu já havia experimentado o uso de bolsas a tiracolo anteriormente, mas o peso dos notebooks que eu levava à época tornava desconfortável, a ponto de provocar dores na coluna. Com o Air, que pesa ~1kg, e com uma bolsa que pesa apenas 370g e é pequena o suficiente para me impedir de tentar levar o escritório todo comigo para a rua, isso não é problema, e eu recomendo!

 

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: