Anotações à mão no iPad com o Bamboo Paper e o Penultimate

A leitora Gabriela C. da Silva escreveu:

Na matéria daquela capa para iPad com bloco de anotações acoplado, você mencionou 2 apps para escrita à mão no iPad: o Penultimate e o Bamboo Paper. Isso funciona mesmo? Eu gostaria de rabiscar anotações no iPad, mas tenho medo de fazer a compra e descobrir que pra conseguir fazer aquelas anotações organizadas e legíveis da ilustração do post vai ser necessário ter 5 anos de curso de caligrafia eletrônica!

A preocupação é justificada, Gabriela: não faltam apps que prometem e não cumprem levar ao computador, ao tablet e a outros aparelhos a flexibilidade das anotações à mão livre no papel.

A minha opinião é que tanto o Penultimate quanto o Bamboo Paper são bons passos na direção correta, e que o segundo é uma enorme evolução em relação ao primeiro, no que diz respeito a me proporcionar condições de fazer anotações e diagramas simples na tela do iPad com interação simplificada (é possível que para outros usuários a relação se inverta!).

A razão da minha preferência pelo Bamboo Paper é a existência de um modo Zoom, que permite dividir a página do bloco virtual em quadrantes e fazê-los ocupar a tela inteira - e assim os gestos de escrita podem ficar bem mais amplos e precisos.

Veja, nas imagens acima, a diferença entre uma página no Bamboo Paper usando o zoom (esquerda) e sem usar zoom (direita) - e perdoe minha caligrafia!

Já o Penultimate (acima), que surgiu primeiro, cumpre o seu papel mas exige um pouco mais de habilidade na escrita, na minha opinião - note como a minha letra é muito menos legível nele do que no Bamboo Paper. Ele também não se adapta muito bem ao meu interesse de tomar notas rabiscando rapidamente, embora possa atender a outros interesses, ou mesmo possa servir bem a pessoas com mais coordenação motora do que eu ;-)

Em tempo, a caneta/stylus mencionada nos exemplos é a da imagem acima: uma Alupen. A Wacom, que produz o Bamboo Paper, também produz uma caneta específica para uso no iPad, mas a minha ainda não chegou - quando chegar, se mudar os resultados da minha avaliação sobre o programa, eu conto pra vocês ;-)

Em conclusão: não acho que você vá precisar de um curso de 5 anos, nem que você deva se guiar só pelas imagens acima, limitadas pela minha própria habilidade com o programa: as páginas do Penultimate e do Bamboo Paper na App Store têm exemplos do que é possível desenhar neles quando a pessoa os domina. E se você quiser, pode ainda comparar com o Note Taker HD e o Notes Plus ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: