Como compartilhar DVDs e CDs para usar em seu MacBook Air ou Mac Mini

Com o lançamento do Mac Mini modelo 2011, ampliou-se o conjunto de Macs que vêm de fábrica sem uma unidade de DVD ou CD.

A bem da verdade, na condição de usuário de um MacBook Air (também sem drive de CD) posso afirmar que minha experiência com a obtenção e compartilhamento de programas e dados por outros meios (App Store, pen drives, etc.) têm suprido mais de 99% das minhas demandas, e que a rara ocasião em que chego a notar a ausência do drive de DVD geralmente é suprida por outros meios rapidamente.

E quando falo em outros meios, o plural é intencional: já recorri a drives de CD externos (conectados à porta USB), a cópias do CD para um pen drive ou cartão de memória, a providenciar uma imagem DMG do CD e transferi-la para o Air via rede, etc.

Mas só recentemente resolvi recorrer à solução que a Apple recomenda, que é o Disco Remoto - a maneira Apple de fazer compartilhamento de CD ou DVD em rede. Confesso que a razão de eu ter preferido outras alternativas foi baseada em preconceito infundado: já tive tantas experiências negativas com compartilhamento de discos entre máquinas desktop em outras arquiteturas, que sempre assumi que entre Macs o processo seria complicado e instável também.

Mas quando testei no Mac, percebi que eu estava enganado: a configuração é fácil, e o uso é tranquilo.

Como compartilhar DVD ou CD no Mac

A primeira parte é autorizar o computador que tem drive de DVD a oferecer na rede os discos que forem inseridos nele. Para fazer isto, basta ir no menu Maçã | Preferências do Sistema | Compartilhamento e ativar as 2 opções mostradas abaixo:

Depois de ativar o compartilhamento de CD e DVD como mostrado acima, você já pode inserir no drive o disco que quer compartilhar, e deixar de lado este computador, dirigindo-se agora ao Air ou Mini que vai acessar o disco que você acabou de compartilhar:

Neste outro Mac, você pode ir no Finder, clicar em Disco Remoto (na barra lateral) e no ícone correspondente ao computador em que fez o compartilhamento. Será necessário retornar ao computador em que está o drive para confirmar a operação, e a partir daí é só usar como se o disco estivesse no seu MacBook Air ou Mac Mini - por exemplo, para instalar neles o MS Office comprado na livraria ;-)

E se o computador em que está o drive de DVD estiver rodando Windows, a Apple também tem instruções oficiais sobre como compartilhar o disco no Windows XP, Vista ou 7 - todas elas disponíveis na página de suporte ao compartilhamento de disco no Air e Mini.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: