Como impedir (temporariamente) seu Mac de entrar em repouso

As configurações default dos Macs fazem um excelente trabalho de economizar energia (ou prolongar o uso da bateria) reduzindo o brilho do monitor, ativando a proteção de tela ou mesmo colocando o Mac em repouso após detectar um período de inatividade do usuário.

Alguns aplicativos (como players de vídeo, por exemplo) tomam suas próprias providências para suspender este efeito durante seu uso - afinal, quando você está assistindo em tela cheia a um show que dura 80 minutos, é bastante provável que não haja movimentação do teclado e do mouse ao longo de todo o período, e mesmo assim a tela deve ser mantida visível e sem proteção de tela!

Outras vezes - durante um longo download, um monitoramento ou uma operação em que o Mac tenha que ficar esperando algo acontecer na rede, por exemplo, a proteção de tela pode não ser problema nenhum, mas você pode querer que o efeito (usualmente desejado!) de colocar o Mac em repouso também seja suspenso, sem ter de para isso lembrar de ficar mexendo o mouse a cada 5 minutos ;-)

Embora seja suficientemente fácil clicar em  | Preferências do Sistema | Economizador de Energia e desativar o Repouso do Computador, a experiência de muitos usuários demonstra que não é tão simples lembrar de reativar o recurso quando a necessidade acaba, e acabamos perdendo o uso desta capacidade tão eficiente.

Uma solução comum para esta demanda eventual é instalar o utilitário gratuito Caffeine, cuja missão na vida é esta: oferecer no menu do sistema uma opção de colocar o Mac em um modo de operação no qual ele não dormirá (nem reduzirá o brilho da tela, nem ativará o screen saver), não importa quanto tempo você fique sem interagir.
 

Um comando versátil

Mas às vezes a demanda não é eventual, ou você prefere não instalar o utilitário. Neste caso, também temos uma solução: basta abrir um Terminal e digitar o comando abaixo:

pmset noidle

O pmset vem pré-instalado no OS X e o que ele faz, quando chamado com o parâmetro noidle como mostrado acima, é muito simples: enquanto estiver rodando, o Mac não entrará em modo repouso. Você pode emitir o comando, minimizar o Terminal e aí deixar seu Mac esperando à vontade, mexendo o mouse e o teclado (ou não) quanto quiser.

Para interromper o comando (reativando automaticamente a configuração de repouso original), basta selecionar o Terminal em que o pmset estiver rodando, e pressionar Control+C - e o próprio pmset se encarregará de lembrar a você desta combinação de teclas que o interrompe.

Anote ou decore este comando, você verá que ele ainda lhe será útil ;-)

Bônus: o pmset tem muitas outras funcionalidades - por exemplo, você pode chamá-lo como pmset sleepnow para fazer o Mac entrar em repouso imediatamente, ou mesmo para alterar as configurações de energia - digite man pmset para ver todas as opções, e aprenda até mesmo como usar rapidamente o Terminal para colocar seu Mac para dormir imediatamente, mas já definindo a data e horário em que ele deverá acordar! ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: