Como ler e-books em português no iPad

Não faltam opções de apps para ler ebooks no iPad: grandes nomes como Kindle (da Amazon) e Nook (da Barnes & Noble), além do iBooks da própria Apple oferecem a experiência de e-readers diretamente no seu tablet, e podem ser baixados gratuitamente da App Store.

Embora seja possível encarregar-se de converter e-books do seu computador para ler no iPad usando programas como o conversor Calibre ou mesmo o prosaico leitor de PDF GoodReader, a minha opinião de ávido leitor de e-books é que o uso dos leitores fornecidos pelas livrarias acrescentam grande vantagem pela conveniência na obtenção do conteúdo comercializado por elas.

Na minha opinião, portanto, a principal razão para optar por uma (ou várias, por que não?) dessas alternativas é o acervo: o conteúdo da livraria que vem associada a cada serviço. E a minha preferência é pelo Kindle, integrante da nossa lista de apps essenciais para iPad que traz o enorme acervo de e-books da Amazon e uma interface caprichada, tanto para adquirir os livros quanto para lê-los (no iPad, no Mac e até no iPhone).

Só que a razão de o acervo da Amazon ter apelo junto a mim é o fato de eu ler em inglês sem maior dificuldade. Para quem deseja baixar e-books em português para ler no seu iPad, no momento as opções são mais restritas, e uma escolha que você pode avaliar é o Saraiva Digital Reader.

Conhecendo o Saraiva Digital Reader

Vamos ser francos: comparando com as apps do Kindle, Nook e iBooks, o Saraiva Digital Reader precisa ser inserido em uma categoria à parte - a categoria meia-boca, como se diz por aqui, ou talvez a dos principiantes.

Mas ele funciona (embora com algum esforço e compreensão por parte do usuário) e, como a nossa premissa é de que o maior valor associado a estas apps é o acervo de livros que as acompanham, é possível que ele seja uma solução satisfatória para a sua demanda de acesso a livros em português no iPad.

A instalação do Saraiva Digital Reader é gratuita, e o site da Saraiva também tem uma longa lista de livros grátis (embora longe de serem tão interessantes quanto o seu acervo de e-books comerciais) para você testar o sistema sem ter de desembolsar nada além do seu tempo e um pouco de boa vontade com o programa e o site.

Para dar início ao uso do Saraiva Digital Reader no iPad você precisa identificar-se, na primeira execução dele, com 2 credenciais diferentes: o seu login no site da Saraiva e o seu Adobe ID - e se você não tiver algum deles, terá oportunidade de criar gratuitamente, no ato.

Após fornecer estas 2 identificações, você é levado diretamente à sua estante, que no meu caso já nasceu com 4 amostras (marcadas como "Sample") e onde também aparecerão as capas dos livros que você comprar no site de e-books da Saraiva. Abaixo de cada livro aparece um botão de Download (no meu caso foi necessário reiniciar a app para que o botão aparecesse, na verdade), que você precisa usar para trasferir ao iPad os livros que quiser ler.

Baixando e-books em português no iPad

Seguindo a tendência das maiores do setor, a app do Saraiva Digital Reader não oferece uma maneira de comprar os livros dentro dela - foi necessário, portanto, recorrer ao site da Saraiva, onde adquiri para o teste uma coletânea de crônicas do Luís Fernando Veríssimo sobre seu personagem Analista de Bagé.

A versão em e-book saiu por R$ 21,90, sendo que a mesma edição impressa sai por R$ 30,50. O pagamento foi via cartão de crédito e, após seu completamento, o e-book estava imediatamente disponível na estante da app do iPad (após eu pressionar o botão de refresh dela).

A partir daí foi só pressionar o botão de download e... ler. As opções de visual da página envolvem a cor de fundo (branco, sépia e preto), o nível de brilho e a seleção entre 4 tamanhos de fonte (normal, grande, enorme e grande demais). Há opções de navegação, marcação e anotações, bem como um botão de busca textual.

A interface para leitura vai chamar a atenção de quem já está acostumado à concorrência porque o gesto de virar a página é um toque na extremidade dela - deslizar o dedo na direção da virada, como nos demais programas do gênero, não faz nada. E mesmo quem não conviveu com a concorrência deve ficar atento à tendência do programa de virar 2 páginas com apenas um toque.

Fora estes pequenos percalços, a app cumpre seu papel de oferecer o acervo de e-books em português da Saraiva, razão pela qual recomendo aos interessados neste conteúdo que a testem gratuitamente e, se considerarem aceitável, torçam para uma breve atualização ou para que mais alternativas cheguem logo ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: