Deeper: um utilitário grátis para personalizar o Lion

O lançamento do OS X Lion provocou uma nova onda de um desejo clássico: deixar o ambiente do jeito que o usuário acha legal, o que não necessariamente pode ser alcançado com as opções oferecidas na interface gráfica de configuração oferecida pela Apple.

Há uma variedade de maneiras de alcançar este objetivo: comandos mágicos no Terminal, instalação de plugins, pacotes de elementos visuais, etc. E o Deeper é um excelente representante de uma modalidade adicional: os utilitários de configuração do desktop.

O Deeper é um produto da Titanium Software, também responsável pelo já clássico utilitário de manutenção Onyx. Assim como este, o Deeper também existe em versões para várias edições do OS X - do Tiger ao Lion.

E o que o Deeper faz é simples de explicar: ele reune em uma interface (razoavelmente) compreensível a cornucópia de opções de configuração do ambiente do OS X que a Apple preferiu não oferecer em suas próprias ferramentas de configuração.

Assim, tarefas como inserir uma mensagem personalizada na tela de login, desativar o Dashboard, mostrar o caminho completo na barra de títulos do Finder, ou adicionar espaços em branco para organizar grupos de ícones na Dock - para as quais há alternativas via comandos no Terminal, por exemplo - ficam todas reunidas em um utilitário conveniente, agrupadas por tema.

Os vários painéis do Deeper contam com um botão "Restore Defaults" para ajudar você a se recuperar de eventuais alterações que saírem do controle mas, como em qualquer utilitário que interfere com as configurações do sistema, convém exercer a cautela antes de experimentar algo em Macs críticos e em produção!

O Deeper é gratuito e está disponível para download no site do desenvolvedor.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: