iPad na cabine com o djay e o Griffin DJ Cable

Existem várias apps especializadas em transformar o iPad em uma mesa básica para DJs colocarem em prática suas técnicas e artes, mas uma delas se destaca: é o djay, da Algoriddim, ganhador do Apple Design Award em 2011 e aclamado nos reviews da MacLife, MacWorld e Engadget, entre outros.

Não sou DJ (nem “ataco de DJ”, como diz a imprensa), mas uso bastante o djay no iPad, não apenas para colocar som quando tem alguma festa em casa (no modo automix, naturalmente) mas também pra sonorizar a casa em dias comuns, porque a capacidade dele de fazer transições suaves (com várias configurações) entre músicas , bem como a de aproveitar as playlists do iTunes, o tornam um player de qualidade superior.

Mas não vou dizer que de vez em quando não me divirto (mas só com fones de ouvido, para poupar os amigos e a vizinhança!) com as ferramentas de mixagem manual: criar uns loops, mixar diretamente entre trechos pré-selecionados de algumas faixas favoritas, sincronizar a batida de uma música dos Ramones a outra dos Rolling Stones, usar criativamente o fader e o controle do tempo das músicas, etc. – instrumentos que para mim só levam a resultados divertidos, mas nas mãos de quem sabe o que está fazendo podem ser mais do que suficientes para animar a festa dos amigos (embora eu não saiba se tem alguém as usando em um contexto mais profissional).

 

Enriquecendo a mistura

Mas este post não é para falar propriamente do djay, e sim de uma ferramenta de hardware que o complementa de forma criativa: o Griffin DJ Cable, um cabo adaptador especial que separa os canais esquerdo e direito da saída de áudio estéreo do iPad, disponibilizando um conector separado para cada uma delas.

Note que não é a mesma coisa que um adaptador comum para compartilhar uma saída entre 2 fones: os adaptadores comuns duplicam em cada saída os 2 canais (esquerdo e direito) de áudio, e o DJ Cable da Griffin separa os 2 canais, providenciando 2 saídas mono.

Esta separação tem apenas uma finalidade: ser usada em conjunto com a função Split Output disponível na app djay, e assim ter no seu iPad a condição essencial para um mix mais elaborado: a possibilidade de o djay ouvir em seu fone de ouvido não o som do canal master (que está sendo enviado às caixas de som da pista), mas sim a do outro prato, enquanto prepara a transição.

Não é uma função para audiófilos, e sim para diversão: a divisão dos canais de áudio pelo DJ Cable tem o óbvio efeito de transformar ambas as saídas em mono. Mas a função Split Output do aplicativo djay compensa parte das perdas, compilando adequadamente os 2 canais de cada um dos pratos (master e cue) antes de enviá-los à saída de áudio.

O DJ Cable também funciona no djay para iPhone. E se você tem interesse neste recurso, mas o som mono é inviável para a sua plateia, dê uma olhada na versão do djay para Mac, que mantém a saída master em estéreo e também disponibiliza a saída de áudio extra em estéreo – mas exige para isto um fone de ouvido USB, ou uma placa de som auxiliar.

É provável que aquele seu primo que manda bem no ferro de solda possa construir um separador de canais como o Griffin DJ Cable para você, ou mesmo que você encontre algo similar em uma boa loja de componentes eletrônicos (mas cuidado para não comprar um compartilhador de fones de ouvido por engano!), mas o produto original está à venda no site da Algoriddim e em algumas Apple Stores do exterior.

 

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: