Jogos para iPad: Nostalgia digital com River Raid e Enduro

Quem foi adolescente urbano dos anos 80 quase certamente jogou Enduro e River Raid nos quase onipresentes videogames Atari (e seus inúmeros clones, como o meu guerreiro Dactar II).

Estes 2 jogos representam uma parte importante da era de ouro da plataforma, e têm o comum o fato de terem sido produzidos não pela própria Atari, mas sim pela Activision - razão pela qual estão ausentes em coletâneas dos jogos da própria Atari, como o Atari's Greatest Hits que já analisamos (e não gostamos) há alguns meses.

Mas não é por isso que você não vai poder jogar Enduro e River Raid no iPhone (ou iPad) para matar a saudade ou satisfazer seu gosto por retro gaming: a Activision também costuma lançar coletâneas de seus clássicos em várias plataformas, e nestes 2 casos podemos também contar com os remakes feitos por desenvolvedores independentes.
 

Enduro para iPhone e iPad

O Enduro foi lançado pela Activision em 1983, diretamente para o Atari 2600. A ideia do jogo é bastante simples: uma corrida que dura vários dias, e para passar ao dia seguinte você precisa ultrapassar um determinado número de carros (200 no primeiro dia, e 300 a partir do segundo).

A cada dia da corrida você encara situações diferentes: neve, corrida noturna, neblina, etc. - e conforme os dias avançam, vai ficando mais difícil desviar dos carros adversários.

O Enduro para iPhone e iPad é um remake feito pela Nemo Games que reproduz os gráficos e sons originais, mas oferece uma novidade bem-vinda: a possibilidade de dirigir o carro usando o iPhone (ou iPad) como volante - bastando para isso ativar a opção do acelerômetro. O freio e o acelerador permanecem sendo botões na tela, mas não é difícil interagir com eles.

O Enduro custa US$ 0,99, mas tem também uma versão Lite gratuita (com restrições) para você testar e ver se vale a pena ;-)
 

River Raid para iPhone e iPad

O River Raid foi lançado originalmente em 1982, também pela Activision e diretamente para o Atari 2600 (embora depois tenha sido portado por ela para outros consoles e até para os computadores MSX e PC, entre outros).

O jogo tem um pouco mais de elementos do que o Enduro: você pilota um avião com controle nas 4 direções, sobrevoando um rio (sem poder sobrevoar as margens e alguns obstáculos fixos, como pontes e ilhas) e com a missão de alvejar barcos, helicópteros, aviões inimigos, pontes e depósitos de combustível, sendo que nestes últimos você também pode reabastecer seus próprios tanques, bastando para isso sobrevoá-los.

Entre os remakes modernos do River Raid, o AirFox HD para iPhone e iPad é um dos que me agrada. Produzido pela Tango Games, o jogo tira melhor proveito de recursos de jogabilidade do iPhone e iPad- não apenas quanto aos controles (também baseados em inclinar o aparelho), mas também por integração ao Game Center e outros detalhes que demonstram a atenção ao produto.

Os sons e gráficos são reproduzidos fielmente e, ao menos nas fases iniciais que eu já consegui alcançar, a posição dos inimigos e o mapa do rio são os mesmos que a minha memória da infância ainda guarda!

O preço do AirFox HD é o mesmo do Enduro: US$ 0,99, também com disponibilidade de uma versão grátis para testar.

Não são exatamente 2 concorrentes à lista dos melhores jogos para iPad mas, nos 2 casos, pra mim parece uma boa oportunidade para organizar um campeonato na próxima festa com os amigos que também viveram a febre do Atari no Brasil, ao som dos primeiros discos do U2 e passando Curtindo a Vida Adoidado em um telão - ou mesmo para matar a saudade de um tempo em que os jogos eram bem menos complexos, mas não por isto atraíam menos a nossa atenção!

E se você não encontrar estes jogos na App Store brasileira, lembre-se que pode haver alternativas! ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: