Privacidade instantânea com um atalho de teclado no Mac

Pessoas inconvenientes e computadores inconvenientemente posicionados são fatos da vida. E mesmo o mais discreto dos familiares ou colegas de trabalho estão sujeitos a se aproximar no exato momento em que você está digitando o e-mail convidando outras pessoas para a festa surpresa deles.

Existem várias soluções possíveis para fazer sumir instantaneamente tudo o que está na sua tela no Mac, mas elas podem ter efeitos adicionais indesejados, demorar demais ou exigir configuração prévia (por exemplo, nos Cantos de Acesso Rápido, configuráveis na tela de preferências do Protetor de Tela ).

Como uma alternativa de uso geral que independe de configuração prévia e pode ser ativada imediatamente quando a privacidade do conteúdo da sua tela estiver em jogo eu sugiro, portanto, que você memorize um comando de teclado que vem previamente configurada no seu Mac, e que atua diretamente no seu monitor.

E o atalho que recomendo é composto por 3 teclas:

Shift + Control + ⏏

Vale destacar que a tecla ⏏ (Eject) está localizada junto à F12 ou no canto superior direito, dependendo do modelo dos teclados atuais da Apple.

O que este atalho faz é muito simples: coloca o monitor imediatamente em modo de economia de energia, apagando a tela sem nem mesmo passar pelo screen saver - mas sem afetar o estado do computador em si, que continua rodando e com as mesmas conexões e aplicativos abertos.

Ou seja: quando a pessoa que apareceu em hora imprópria sair de perto, basta pressionar qualquer tecla ou mexer o mouse e a tela volta a acender, para que você continue do ponto em que parou, como se tivesse apenas ativado a proteção de tela ou algo assim.
 

Bônus: colocando o Mac para dormir

Quando a questão não for de privacidade, mas sim de colocar o Mac inteiro para dormir porque você vai se afastar dele por algum tempo e deseja economizar mais energia sem desligá-lo completamente, nem aguardar o prazo de inatividade configurado no Economizador de Energia, nem baixar a tampa (se for um MacBook), também há um atalho à disposição.

Para este caso, as 3 teclas são:

Option + ⌘ + ⏏

E pronto: repouso instantâneo, que vai durar até o computador ser acordado por você ou por alguma interrupção programada.

E, como bem lembra o Lifehacker, neste caso uma configuração prévia permite usar o atalho também como uma opção de segurança, bastando ativar a exigência de senha para recomeçar a usar o Mac após o repouso (em  | Preferências do Sistema | Segurança e Privacidade).

E se você quiser ser mais radical na economia e desligar o computador (após a rotina usual de ver todos os aplicativos fechando e eventualmente confirmar que quer gravar algum trabalho não salvo), basta adicionar a tecla Control a este atalho, que passa a ficar assim: Control + Option + ⌘ + ⏏.

Hat tip: Lifehacker

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: