Remapeando a tecla F4/Dashboard para ativar o Launchpad

O Launchpad é a nova interface estilo iOS para localizar e ativar o aplicativo instalado que você deseja usar no OS X Lion.

Embora eu ainda esteja esperando para ser convencido da superioridade dele em relação a esquemas tradicionais como a pasta Aplicativos e vários utilitários dedicados a realizar esta função das mais variadas maneiras, o fato é que a Apple considera esta interface tão importante a ponto de merecer uma tecla dedicada em seus novos modelos de teclados, substituindo a Dashboard como função adicional default da tecla F4.

Pra quem tem um teclado de modelos pré-Lion e nem lembra mais quando foi a última vez que usou o Dashboard, pode não ser fácil remapear a funcionalidade default da tecla Dashboard (F4) para ativar o Launchpad usando só os recursos internos do sistema, mas isto não quer dizer que se trata de uma tarefa impossível por outros meios: um pouco de uso criativo de utilitários genéricos gratuitos pode resolver.
 

Entra em cena o FunctionFlip

Os teclados da Apple (incluindo os dos MacBooks e os modelos de anos recentes de teclados independentes, USB ou sem fio) têm uma fileira superior de teclas de função que vêm, por default, configuradas para responder primariamente por suas funções especiais.

No meu teclado sem fio, por exemplo, F1 e F2 respondem pelas funções de diminuir e aumentar o brilho da tela, F11 e F12 cuidam do volume, F8 é play/pause e assim por diante, conforme os ícones em cada uma das teclas.

Para usar cada uma destas teclas como se elas fossem simplesmente uma tecla de função padrão, não associada a um comando especial do sistema, é necessário pressioná-la em conjunto com a tecla fn - ou ativar a opção, em  | Preferências do Sistema | Teclado, que inverte este comportamento, deixando todas estas teclas funcionando como teclas de função comuns, e exigindo o uso junto com a tecla fn quando você quiser usar a sua função especial.

Mas isso é muito 8 ou 80, e o FunctionFlip oferece um meio-termo: forçar que apenas as teclas especiais que você não deseja usar com seu comando passem a operar como tecla de função comum, preservando os comandos especiais das demais.

A partir daí já dá de adivinhar o desfecho, em 2 passos: (1) instalar o FunctionFlip, usá-lo para fazer com que sua tecla Dashboard passe a ser meramente a tecla F4 (reproduzindo as opções da imagem acima), e...

(2) aí usar a configuração de Atalhos de Teclado (em  | Preferências do Sistema | Teclado) para definir a recém-emancipada tecla F4 como atalho para ativar o Launchpad.

Nem é tão complicado, né? E você ainda pode aproveitar para criar alguns atalhos adicionais em outras teclas especiais que estejam subaproveitadas no teclado atual ;-)

O FunctionFlip é open source e está disponível gratuitamente.

Hat tip: OS X Daily

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: