TextExpander: ganhe produtividade digitando menos - no Mac e iPad

O TextExpander é uma maneira inteligente de gerar atalhos de teclado, substituindo trechos comuns (fixos, baseados na clipboard, ou mesmo gerados por scripts) no lugar de abreviaturas definidas por você, conforme você as digita.

Quando estou escrevendo no Mac, eu o uso várias vezes por minuto: para inserir meu endereço postal, URLs frequentemente mencionadas, símbolos (como ⌘ e ♫), tags HTML e até respostas completas a perguntas que me fazem frequentemente por e-mail.

O funcionamento básico dele é bem simples: você cadastra previamente (ou conforme for usando) os trechos que digita(ria) com frequência, e os associa a uma sequência de teclas - por exemplo, eu associei a sequência .;cur à frase Veja também outros <a href="http://br-linux.org/cursos-gratis-de-linux-e-software-livre/">cursos Linux</a> e de programas em código aberto noticiados no BR-Linux. - e cada vez que digito .;cur em qualquer aplicativo do Mac, o TextExpander intercepta e substitui pelo texto correspondente.

Tem alguns recursos mais avançados também, como a possibilidade de fazer algumas modificações (programadas, com base no conteúdo da clipboard, etc.), controlar o ponto de inserção do cursor, etc. - nada muito complicado, e a interface do programa facilita o seu uso.

Eu tenho dezenas de outras associações cadastradas no TextExpander do Mac, e o ganho de produtividade na digitação (especialmente em tarefas tediosas como a inserção de links, símbolos e notas) trazido por ele é tão grande, que causaria impacto considerável se eu fosse obrigado a usar um Mac sem ele.

Assim, eu faço uso do recurso de sincronização dos atalhos via DropBox para que todos estes trechos estejam sempre disponíveis nos Macs que uso regularmente: no iMac do home office, no Mini da sala e no Air para quando estou na rua.
 

No iPad a coisa é um pouco diferente...

O TextExpander Touch para iPad e iPhone já existe faz algum tempo, mas no iOS as coisas são um pouco diferentes: a maneira como as tecnologias assistivas (que permitem interceptar o teclado) e a multitarefa funcionam não permite o mesmo tipo de funcionamento que abrange de uma vez todo o sistema.

Assim, o TextExpander Touch só consegue funcionar interceptando diretamente o teclado nos aplicativos cujos desenvolvedores intencionalmente incluem suporte a ele. Felizmente não são poucas: no momento são mais de 120 apps com suporte direto ao sistema no iOS, incluindo nomes conhecidos, como Things, Blogsy, Twitter, TweetBot, Elements, SimpleNote, WriteRoom, iSSH, etc.

Mas muitos outros nomes conhecidos também ficam de fora da lista dos suportados diretamente, notadamente os aplicativos da própria Apple (Safari, Mail, Mensagens, Calendário, etc.). Isso reduz bastante a utilidade do TextExpander no iOS para mim, embora ele até tenha uma maneira de permitir a edição de textos com atalhos na sua própria app, para depois transferir ou copiar para a app de SMS ou e-mail, por exemplo.

Mas havia mais um ponto em que as limitações da versão limitavam a utilidade do TextExpander no iOS, e a atualização desta semana resolveu: agora ele também consegue compartilhar as configurações via DropBox, e assim você pode ter os mesmos atalhos no Mac e no iPad (ou iPhone) automaticamente. Só tome cuidado para, na primeira sincronização, garantir que o iPad vai receber o que já estava no Dropbox, e não o contrário - senão é a sua configuração do iPad que vai ser levada para o TextExpander do Mac ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: