Emoji: emoticons "avançados" no Mac, iPhone e iPad

Os símbolos Emoji são mais do que emoticons: são caracteres específicos representando gestos, expressões, lugares, atitudes, refeições, trajes, transportes e mais, que fazem parte da cultura digital japonesa e vêm se espalhando pelo mundo ao sabor das marés virtuais.

Acima você vê alguns exemplos de emojis. A tradução direta da formação da palavra emoji seria desenho + letra, correspondendo a uma das acepções da palavra em português pictograma: o desenho figurativo que é tratado como parte de uma lingua escrita.

A explicação acima é uma contextualização complicada, mas o uso dos emojis é muito mais simples: basta olhar as mensagens de texto nos celulares dos adolescentes, profissionais e famílias do Japão, onde estas pequenas imagens substituem palavras e frases inteiras.

Padronizado pelas operadoras de telefonia de lá, o conjunto de caracteres Emoji se popularizou a ponto de "vazar" para produtos e serviços providos por empresas ocidentais, como o Gmail, o iOS e o OS X - e assim chegou também ao nosso alcance.

Como a tabela de caracteres Emoji não necessariamente está presente no sistema de quem vai receber as suas mensagens e arquivos (ou naqueles pelos quais ela será transmitida ou armazenada), entretanto, é bom usar criteriosamente, para evitar o risco de tornar incompreensível o seu significado. Mas quando você sabe que há suporte, ou se o risco for pequeno o bastante, pode ser uma forma interessante de complementar a sua comunicação ツ

Emoji no iPhone e iPad

Em versões anteriores, ativar o suporte a escrever com Emojis no iPad e iPhone exigia alguns procedimentos especiais não suportados, mas a partir do iOS 5, o suporte a Emoji passou a ser suportado internacionalmente como um teclado adicional, que você pode ativar como qualquer outro teclado adaptado a idiomas, bastando ir em Ajustes / Geral / Teclado | Teclados Internacionais | Adic. Novo Teclado e selecionar Emoji.

A partir daí você pode inserir Emojis simplesmente clicando na tecla do globo terrestre que fica ao lado esquerdo da barra de espaços do teclado virtual do seu iPhone, o que fará aparecer um teclado especial com os desenhos. Clicando novamente no globo terrestre, o teclado alfabético volta a aparecer.

Emoji no Mac

A partir do OS X Lion, inserir Emojis no Mac também ficou relativamente simples - nos aplicativos e protocolos que suportam caracteres especiais, claro.

Quem enviou a dica foi o Pedro Costa Neves: basta pressionar Option+⌘+T, clicar em Emoji, escolher o pictograma desejado e dar 2 cliques nele, ou arrastá-lo até o aplicativo desejado. "E ser feliz", acrescentou o Pedro ツ

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: