Imprimir no iPad: Epson adere ao AirPrint

O suporte a impressão no iPad (e iPhone!) é uma solução tecnológica interessante (porque remove intermediários de processamento e a necessidade de estar conectado à Internet para imprimir). Lançado juntamente com a versão 4.2 do iOS, o sistema AirPrint depende basicamente de o seu iPad estar conectado à mesma rede sem fio da impressora, e de a impressora emq uestão ter suporte ao mesmo AirPrint.

Entretanto, apesar de ter sido lançado em novembro, o suporte dos fabricantes de impressoras ao AirPrint é tudo menos extensivo. Veja na imagem abaixo a lista oficial de impressoras suportadas - são 25, e todas da HP:

Claro que, para as impressoras que não estão na lista, há alternativas, como configurar um micro com o AirPrint Activator ou o Printopia para se fingir de impressora AirPrint e servir como intermediário no processo.

Mas eu torço pelo sucesso do AirPrint (se possível, em paralelo a outros sistemas de impressão móvel concorrentes que estão em desenvolvimento), e este sucesso depende também de uma ampliação da base instalada.

Neste sentido, é uma ótima notícia a anunciada adesão da Epson ao AirPrint para todos os modelos de jato de tinta lançados a partir da primavera deste ano (que já começa daqui a algumas semanas) ☺

O representante da empresa, ao anunciar a novidade, destacou as vantagens do AirPrint: com ele, nenhuma configuração prévia ou instalação de software adicional no iPad é necessária, e assim os documentos, fotos, e-mails, etc. podem ser impressos rápida e facilmente.

É o que esperamos, e torço para que mais fabricantes adiram logo, ao mesmo tempo em que discretamente acompanho sites de chineses também discretos que a esta altura já devem estar bolando uma maneira de colocar no ar um roteador Wi-Fi com suporte a AirPlay embutido para impressoras conectadas à porta USB deles ☺

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: