MSN no Mac: nova versão do Adium

O Adium é um aplicativo grátis (e open source) de mensagens instantâneas para o Mac que permite conectar ao MSN Messenger, Google Talk, AIM/ICQ, Jabber, chat do Facebook, Twitter, IRC e muito mais.

Chamá-lo de "MSN pro Mac", como eu fiz no título, é até uma injustiça: ele acessa vários outros serviços on-line também, e não oferece o conjunto completo de serviços deles, mas apenas um subconjunto básico: envio e recepção de mensagens textuais, visualização dos avatares e status/subnick, envio e recepção de arquivos, etc. - com menos ou mais limitações, dependendo do protocolo.

Mas o fato é que, apesar das limitações, ele é a minha resposta quando alguém me pergunta "como acessar MSN no MacBook?" - e olha que essa pergunta é frequente! O Adium é o programa que eu uso para conectar a todos os serviços de conversação on-line com meus amigos e contatos de trabalho, após ter experimentado e descartado vários outros (que certamente também têm seus fãs, como veremos nos comentários ツ).

A funcionalidade básica do Adium é dada pela libpurple, uma biblioteca de recursos de comunicação, também usada em outros programas como o Pidgin, Finch, Meebo e Spectrum. Mas o Adium acrescenta a ela vários recursos relacionados ao "jeito Mac", como a integração ao Catálogo de Endereços, uso do WebKit, uma interface caprichada e fazendo bom uso das abas, a possibilidade de combinar contatos (fazendo-os representar múltiplas contas das pessoas em várias redes), um sistema de gerenciamento de eventos (integrado às notificações do Growl) e mais.

Além disso o Adium é profundamente configurável e extensível, a começar pela quantidade de opções disponíveis na sua janela de Preferências (acessíveis pelo menu ou pelo atalho padronizado ⌘,).

A versão 1.4.3 do Adium foi disponibilizada no último domingo e, além de corrigir uma vulnerabilidade de segurança relacionada às transferências de arquivos, corrige também algumas questões relacionadas ao MSN (transferências de arquivos, ícones de usuários, emoticons personalizados, múltiplos pontos de presença, etc.), GTalk, Facebook chat, ICQ, Twitter e mais.

O Adium é gratuito e faz parte da lista de downloads para Mac essenciais. Eu uso e recomendo.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: