Growl: notificações para o Mac, agora na Mac App Store

Enquanto aguardo começar o evento "Let's talk iPhone", em que a Apple vai anunciar novidades relacionadas ao iOS 5 (que inclui entre suas principais novidades um sistema de notificações mais moderno e funcional), ainda dá tempo de falar sobre a grande novidade na semana no que diz respeito às notificações no Mac: o Growl chegou à Mac App Store.

Integrante da lista dos downloads para Mac essenciais, o Growl permite à grande variedade de aplicativos que o suportam exibir notificações no seu desktop, discreta e eficientemente, de forma altamente configurável.

Ele acrescenta um grau de interatividade superior, uma vez que os aplicativos passam a ter a oportunidade de comunicar seus eventos mesmo fora de sua janela, e sem ficar no caminho da aplicação que estiver em uso.

Eu o uso até mesmo nos meus próprios scripts, onde abuso de um recurso que seria chato se viesse ativado em aplicativos de terceiros: habilito o Growl a me informar via síntese de voz do OS X quando ocorre alguma exceção ou falha que exija minha atenção imediata - como algum erro na publicação de um post, por exemplo.

E agora o Growl chegou à Mac App Store, atualizado para a versão 1.3 e trazendo um novo recurso que lembra algo que o iOS 5 também trouxe de positivo: um histórico de notificações facilmente consultável, para que você possa saber o que aconteceu no seu Mac enquanto você estava ausente ou prestando atenção a outra tarefa.

Como em outros casos de aplicativos profundamente integrados ao OS X que fizeram a transição para a Mac App Store, ocorreu uma mudança importante na forma de acesso: o Growl 1.3 opera em uma janela comum de aplicativo, e não mais como um painel das Preferências do Sistema.

Os desenvolvedores recomendam que o upgrade de uma versão anterior para a versão da Mac App Store deve ser precedido pelo uso de um desinstalador da versão anterior,
evitando assim possíveis problemas - as configurações serão preservadas.

O Growl permanece open source, mas a aquisição na Mac App Store custará US$ 1,99. Francamente, eu pagaria até mais do que isso, pela utilidade do programa e por saber que estes recursos permitirão a continuidade das atualizações do projeto.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: