Nova versão do Instapaper é app obrigatória no seu iPad

O Instapaper, que já era um dos melhores aplicativos para iPad, teve lançada ontem a sua versão 4.0 que marca uma mudança de paradigma na exibição dos artigos armazenados: sai de cena o modelo "lista vertical" (a lista de títulos, um em cima do outro, como no Google Reader ou no seu cliente de e-mail) e chega ao iPad a nova visualização no estilo revista (um quadro exibindo títulos e trechos, como no Flipboard, mas mais espartano).

Instapaper, você já sabe, é uma solução para a leitura dos artigos da web nos quais você tropeça todos os dias, tem interesse, mas não tem tempo para ler na hora. Ele permite criar um botão “Ler Depois” (ou um bookmark equivalente) no seu navegador preferido do computador ou notebook e aí, sempre que você pressionar este botão (ou o bookmark), o texto da página que estiver aberta será enviado ao Instapaper, justamente para que você possa… ler depois.

E o mais legal: a cada vez que você abre a app dele no iPad, ele busca e armazena localmente os artigos que você tiver selecionado, de forma a tê-los disponíveis para leitura posterior mesmo se você estiver sem conexão. E quando você for mesmo ler, terá o texto do artigo (e suas ilustrações) expostas em formato livro, com diagramação confortável, removendo barras laterais e outros elementos gráficos do site original (que você também pode acessar, se desejar).

Além da interface mais confortável e que induz à leitura, e não apenas ao armazenamento de referências, agora há também um recurso de capturar os artigos mencionados pelos seus amigos no Twitter, Facebook ou Tumblr (algo que também lembra o já mencionado Flipboard, mas com o "jeito Instapaper de ser"), bem como um recurso (exclusivo de quem opta por pagar a assinatura de US$ 1 por mês) de busca textual em todo o conteúdo armazenado na sua conta.

O botão Editors na barra lateral não é exatamente uma novidade, mas permanece quase mágico: ele dá a quem lê em inglês um recurso adicional muito interessante, na forma de uma seleção atualizada de artigos obtidos no Give Me Something to Read, para você nunca ficar sem ter o que ler na sala de espera do dentista.

E tem muito mais: as notas de lançamento publicadas pelo autor do Instapaper apresentam com detalhes e ilustrações tudo o que há de novo, e permitem identificar seus diferenciais em relação ao Reading List, recurso claramente inspirado no Instapaper que a Apple incorporou ao Safari no iOS 5.

Recomendadíssimo - e se você já era usuário, não deixe o upgrade para depois!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: