Comandos de voz no iPhone 4 e 3GS hoje mesmo - sem instalar nenhum app adicional

Você sabia que o iPhone 4 e o 3GS têm suporte a comandos de voz básicos em português, bastante fáceis de usar?

A assistente pessoal Siri, lançada internacionalmente em conjunto com o iPhone 4S, há algumas semanas, talvez demore para chegar ao nosso idioma, mas isso não quer dizer que você não possa dar alguns comandos de voz básicos ao seu iPhone 4 (ou 3GS) agora mesmo, usando um recurso que faz parte do iOS já há algum tempo.

E é muito fácil usar: basta pressionar o botão Home do iPhone por cerca de 2 segundos, e ele entra automaticamente na tela que recebe os comandos de voz. Após ouvir o beep, aproxime o iPhone do seu rosto e simplesmente fale normalmente o comando desejado.

Entre os comandos que eu eventualmente digo ao meu iPhone, estão:

  • "Toque música",
  • "Próxima música",
  • "Toque músicas de Keith Richards",
  • "Toque lista Rock",
  • "Que música é esta?",
  • "Ligar para o Fulano"
  • "Ligar para 95558139"
  • "Que horas são?".

E ele responde, ou executa a ação solicitada. Outras ordens que ele reconhece e atende incluem "Pausa", "Genius", "Toque outras músicas como esta", "Música anterior", "Aleatório", "Facetime" e mais - e elas aparecem rolando na tela que aguarda os comandos.

Não é nada tão avançado nem tão interativo como o que vemos nas matérias sobre o assistente que acompanha o novo iPhone 4S, mas é bem prático e quebra um galhão quando não estou em condições de interagir com o touchscreen - por exemplo, quando estou pedalando.

Mas vale a pena praticar um pouco, para não errar o tempo (ou seja, não começar a falar o comando antes do beep) ou se complicar na pronúncia, e acabar telefonando para alguém quando queria ouvir uma música, ou algo assim.

Em especial, dê atenção a artistas, álbuns, músicas e contatos com nomes em outros idiomas - o iPhone pode não reconhecer a pronúncia. No caso dos contatos, há uma alternativa: editar o contato em si e acrescentar um campo de "Nome fonético", "Sobrenome fonético" ou "Apelido" que facilite a chamada. Outra alternativa é mudar o idioma do controle por voz, em Ajustes / Geral / Internacional.

Um detalhe importante: a ativação do comando por voz também pode ser iniciada mantendo pressionado o botão dos fones de ouvido do iPhone, ou o botão de ligação em alguns fones Bluetooth - e assim você nem precisa tirar o telefone do bolso.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: