Qual o melhor editor com formatação Markdown de textos para a web?

Escreve o Vanderlei C. P., via e-mail:

Augusto: Sou redator para a web, e fui apresentado à formatação em Markdown recentemente, no seu post sobre o editor Elements para iPad. Tenho interesse em incorporar este padrão ao meu conjunto de ferramentas, mas no Mac, e não no iPad. Percebi que vários editores de texto suportam Markdown, testei alguns deles mas estou interessado em ir direto ao topo. Qual o melhor editor de texto para web com suporte a Markdown no Mac?

A marcação de formato em MarkDown também me parece uma ideia genial. Mesmo não tendo sido a primeira em seu gênero, ela aparentemente "pegou", e uma série de ferramentas de edição permitem usar suas formas facilitadas de marcar negritos, links, listas e outros elementos comuns de formatação web.

Para um breve exemplo voltado a quem ainda não conhece o padrão, veja o trecho abaixo em Markdown e em seguida o seu resultado formatado após a conversão automatizada para HTML:

##Exemplo em Markdown

Esta é uma lista de exemplos simples:

* Assim eu faço um **negrito**
* Assim eu faço um _itálico_
* Assim eu faço um [link para o Markdown](http://daringfireball.net/projects/markdown/)
* E tem muito mais: blockquote, code, imagens inline, listas numeradas e até notas de rodapé!

O resultado formatado fica assim:

Dependendo da ferramenta escolhida, você pode simplesmente editar usando os estilos Markdown no seu editor preferido, e depois usar um conversor externo que gera HTML (ou PDF, ou outro formato).

Mas não há carência de ferramentas que suportem ativamente este padrão diretamente no editor. Eu destacaria 3 delas: nos comentários do meu post sobre o Elements para iPad o @otaviocc já havia comentado sobre o Notational Velocity (nv), um dos mais populares. Tem também o Byword, e até o venerável BBEdit tem suporte nativo a marcação de sintaxe e preview de Markdown.

Mas como você é redator web, eu gostaria de te recomendar uma ferramenta específica: o Mou, um editor feito especialmente para o uso de Markdown para produzir texto para a web, com preview ao vivo (desativável, claro) de como fica o resultado formatado conforme você vai compondo.

Ele tem menus e teclas de atalho adequados para várias ações típicas de edição e formatação web, pesquisa incremental, temas visuais variados e mais. E quando chega a hora de levar o resultado para o seu site, ou para o sistema de publicação, basta exportar para HTML, e ele gera um arquivo prontinho para o seu uso.

O Mou é gratuito e no momento está em beta, mas faz algum tempo que várias pessoas que eu conheço o usam diariamente em produção. Embora eu não esteja pronto a responder diretamente à tua pergunta e te dizer que ele é "o melhor", acredito que ele é um bom ponto de partida para você começar a experimentar o Markdown no Mac!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: