Upgrade do HD do MacBook Pro: que tal um SSD adicional?

Que tal um MacBook Pro que tenha ao mesmo tempo um HD com sua capacidade usual (500GB ou mais) e um SSD como o dos MacBook Airs, com capacidade menor mas bem mais desempenho?

Se você comprar seu MacBook Pro na Apple Store online, você pode optar por substituir o HD default por um SSD - por exemplo, no MacBook Pro de 13 polegadas você pode pagar a principesca soma de R$ 700 adicionais e trocar o HD de 500GB default por um SSD de 128GB (modelos de 256GB e 512GB também estão disponíveis).

Mas nas áreas de comentários dos posts do BR-Mac sobre o MacBook, uma das perguntas campeãs de repetições é "posso fazer upgrade do HD do meu MacBook Pro?" - e a resposta é positiva, embora o procedimento não seja especialmente fácil nem garantido pelo fornecedor do equipamento.

Mesmo assim, o tipo de pessoa que se sentiria à vontade fazendo upgrade do disco rígido de um notebook moderno (e fino) de outra marca pode se imaginar fazendo o mesmo em um notebook da Apple, e aí surge a curiosidade: como se faz?

Assim, para propósitos exclusivamente ilustrativos, sugiro acompanhar o guia passo-a-passo que mostra como colocar em risco o seu MacBook ツ da seguinte forma:

  1. Escolhendo um SSD adequado para o seu MacBook
  2. Fazendo um backup do disco e criando um pen drive de instalação do Lion
  3. Removendo o HD original
  4. Instalando um SSD no lugar do HD original no MacBook
  5. Instalando o OS X e inserindo os dados do backup no SSD
  6. Removendo o drive de CD/DVD do MacBook
  7. Instalando o HD original do MacBook no lugar do drive de CD/DVD, com ajuda de uma baia especial.

Se funcionar, o resultado é um MacBook de 13 polegadas sem drive de DVD, mas reunindo o desempenho do armazenamento que se espera do Air e a capacidade de armazenamento de maiores volumes que é comum no Pro.

Parece fácil? Não, não parece, mas há quem faça, a ponto de existir fornecedor para a baia especial que permite instalar o HD no lugar reservado ao drive de CD - e em alguns casos ela traz de brinde uma baia externa USB para continuar usando o drive de DVD ツ

Aliás, a baia especial também permite instalar um SSD no lugar do drive de DVD, mantendo inalterado o HD original, mas se você pretende instalar o OS X no SSD (e, se você vai ter tanto trabalho, você deveria!), há inúmeros relatos de problemas com o retorno após o modo de economia de energia, quando o OS X está rodando em um disco instalado no lugar do drive de CD - portanto, o ideal é colocar o SSD no local do HD original.

Se eu recomendo? Não. Na minha opinião, quem precisa de um MacBook com SSD como sua mídia principal terá uma vida muito mais simples e garantida se comprá-lo pré-instalado, e eventualmente complementá-lo com armazenamento externo.

Mas cada pessoa tem suas necessidades e interesses, portanto aqui vai o link para a descrição completa do procedimento: Upgrade Your MacBook With A Dual HD/SSD Setup.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: