Downloads para Mac: 10 apps grátis que você não encontra na Mac App Store

No início da semana comentamos sobre o sucesso da Mac App Store, lançada em janeiro e que já ultrapassou os 100 milhões de downloads.

Mas existe bastante vida fora da Mac App Store, com softwares que não atendem aos requisitos de lá (por exemplo, por reproduzir a funcionalidade de outros aplicativos lá existentes, ou por modificar o comportamento nativo do OS X) ou mesmo porque o desenvolvedor prefere não recorrer a ela.

A lista a seguir apresenta 10 apps disponíveis gratuitamente mas só fora da Mac App Store. Considero todas elas interessantes, mas certamente não são as únicas, e conto com vocês para indicar e descrever mais algumas nos comentários!

10 apps gratuitas fora da Mac App Store

Teleport: permite controlar mais de um computador usando o mesmo teclado e mouse, teleportando o cursor entre o monitor de um e de outro e até permitindo arrastar arquivos entre eles.

Carbon Copy Cloner: para criar clones e imagens de disco, úteis em migrações, registros do estado do sistema ou mesmo como uma alternativa de backup.

Skype: possivelmente o mais conhecido aplicativo de conversação por voz ou videochamadas, incluindo o suporte a câmeras HD. Eu não gosto, nem jamais apreciei, mas frequentemente é a maneira disponível para realizar determinados contatos.

Transmission: opção tradicional para baixar e compartilhar arquivos via BitTorrent.

Dropbox: Para armazenar, compartilhar e sincronizar arquivos via Internet – inclusive entre seus computadores com outros sistemas operacionais, com o iPad e mais.

Handbrake: para converter formatos de vídeos, suas dimensões e outros parâmetros.

LibreOffice: dissidência do OpenOffice, à qual o grupo brasileiro que mantinha o BrOffice aderiu, e cujo nome absorveu. Para textos, planilhas, apresentações e mais. O LibreOffice está disponível gratuitamente; alternativas comerciais comuns são o Microsoft Office for Mac e o pacote iWork, da Apple.

Adium: O Adium é um aplicativo grátis (e open source) de mensagens instantâneas para o Mac que permite conectar ao MSN Messenger, Google Talk, AIM/ICQ, Jabber, chat do Facebook, Twitter, IRC e muito mais. Ele é a minha resposta quando alguém me pergunta "como acessar MSN no MacBook?", mas também acessa vários outros serviços on-line também, e não oferece o conjunto completo de serviços deles, mas apenas um subconjunto básico: envio e recepção de mensagens textuais, visualização dos avatares e status/subnick, envio e recepção de arquivos, etc. - com menos ou mais limitações, dependendo do protocolo.

nvALT: fork do Notational Velocity, é um editor de textos com uma visão diferenciada, organizando anotações e suportando o padrão de formatação Markdown.

GIMP: editor de imagens popular em distribuições Linux.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: