Lightspeed: o helicóptero de US$ 60 controlado pelo iPhone que chegou ao Brasil em 9 dias ツ

O número 9 é o mais importante neste post sobre um brinquedo que muitos marmanjos usuários de iPhone e iPad talvez desejem para este Natal: o Lightspeed iHelicopter.

Isso porque as especificações deste tipo de helicóptero controlado pelo iPhone (ou iPad) que se tornou bem conhecido ao longo de 2011 já são conhecidas de muitos, mas se você queria um e ainda não providenciou, o nove mencionado acima se torna crucial: foi o número de dias decorridos entre a confirmação do pedido de review na ParamountZone e a chegada do pacote diretamente na minha casa, entregue pelo carteiro na manhã de sábado.

Claro que não posso garantir que se você pedir hoje vai chegar nos próximos 18 dias, a tempo de brincar na manhã de Natal, mas ao menos posso lhe dar alguma esperança ツ (mesmo sabendo que o congestionamento nos Correios e na alfândega aumentará a cada dia até lá).

Quanto ao aparelho em si, quem testou um daqueles modelos que a Estrela vendia há alguns anos, bem difíceis de manter no ar e de controlar, vai se surpreender: com o iHelicopter a estabilidade é bem maior (graças a um par extra de pás do rotor e a um giroscópio embutido), embora o desafio de aprender a controlar continue exigindo uma sala grande com poucos obstáculos ツ

Os 2 pares de pás do rotor têm uma vantagem extra em relação aos modelos de anos atrás: são soltos em relação ao eixo, permitindo dobrar quase 180 graus - o que preserva as pás nos impactos que vão acabar ocorrendo. Mesmo assim, e embora o produto venha acompanhado de pás extras para substituição (as minhas vieram presas com fita adesiva na parte interna da embalagem, demorei pra encontrar), convém ter algum cuidado (incluindo todas as precauções mencionadas no manual) para preservar a brincadeira e a segurança dos envolvidos!

O app para pilotagem se chama Copter Controller, e permite dirigir o iHelicopter por meio de joysticks virtuais (que controlam a rotação direita/esquerda, avanço, retrocesso, subida e descida), ou por meio do acelerômetro do iPhone, modo no qual a inclinação com que você segura o seu celular define os movimentos do iHelicopter.

Um detalhe interessante para quem já controlou um modelo tradicional de helicóptero é que o stick que controla a altura no app fica fixo onde você o largar - ou seja, é mais fácil deixar a altura estacionária.

Além disso há um botão liga/desliga (essencial para a operação, naturalmente), um controle das luzes de sinalização e faróis (salvo orientação em contrário da ANAC, desligue para fazer a bateria durar mais em vôos diurnos), um 'trimmer' que serve para compensar uma eventual tendência do helicóptero girar sem você pedir, um seletor entre 3 canais diferentes de operação, e um botão turbo que deixa tudo mais acelerado.

O software tem um recurso que outros concorrentes de origem similar não incluíram em seus apps: um modo demo, que você pode ativar logo após a decolagem e aí assiste o aparelho demonstrar várias evoluções (avanços, rotações, etc.), em uma mesma atitude, para ter certeza de que é mesmo possível fazê-lo se movimentar em espaços curtos ツ

Ele não chega à sofisticação do software do seu concorrente Helo TC, da Griffin, que permite definir planos de vôo e depois executá-los (opcionalmente) em piloto automático, mas o site do distribuidor informa que a capacidade de gravar o vôo para depois repeti-lo será agregada em breve em uma atualização do app.

O controle ocorre com um acessório transmissor conectado à porta de fone de ouvido do iPhone, iPod Touch ou iPad (que deve estar configurado para o volume máximo, embora não vá emitir nenhum sinal audível). Tanto o transmissor quanto o helicóptero são carregados via um cabo USB incluso, sendo que o primeiro leva cerca de 60 minutos para uma carga completa, e o segundo leva cerca de 40 minutos.

O vídeo promocional acima mostra situações de uso bem irreais, mas a operação demonstrada é bem como eu a percebi testando na prática. É divertido, e relativamente fácil depois que se pega o jeito.

Para completar, o manual (de 17 páginas) é bem escrito, ilustrado e em inglês, ao contrário de vários similares possivelmente montados na mesma fábrica mas adquiridos de comerciantes da China (como o que eu comprei em agosto e que certamente nas próximas semanas terá oportunidade de travar muitos combates aéreos contra o recém chegado).

A Paramountzone inclui uma frase interessante no final de sua descrição oficial: "nós vendemos helicópteros há mais de 10 anos e esta é sem dúvida o mais durável que já controlamos". A amostra original que eles usaram para testar e ainda usam até hoje continua intacta e sem precisar de reparos, apesar de já ter sido exposta a bom número de incidentes.

Mas tem um detalhe importante: no site Paramountzone.com eles não oferecem seus produtos para entrega no Brasil (oferecerão a partir de 10 de janeiro, inclusive para produtos como os que constam na sua lista de presentes). A exceção a esta regra é o próprio iHelicopter, que eles entregam para nós se fizermos o pedido pelo site deles específico do produto, onde o Lightspeed está listado a US$ 60, incluindo entrega. No meu caso, o produtopassou pela alfândega brasileira rapidamente e sem cobrança de taxas, mas sugiro que você considere que esta situação pode variar.

Resumindo a experiência: o atendimento foi prestativo, a chegada do produto foi surpreendentemente rápida, e o iHelicopter tem me divertido bastante. Se você curte este tipo de aparelho e deixou para comprar no período de final de ano, torço para que alcance resultado similar!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: