Saudade do "Salvar Como"? Crie um atalho de teclado no Lion

O OS X Lion trouxe consigo os recursos "Salvar Automaticamente" e "Versões", de cujo valor espero me convencer conforme forem sendo suportados por mais apps que eu uso (até o momento a minha opinião sobre eles ainda está em aberto).

Mas algo que se percebe rapidamente nos aplicativos da Apple que já fazem uso dos novos recursos é o sumiço da tradicional opção de menu "Salvar Como" (ou Save As). Para fazer o que ela fazia, embora de maneiras ligeiramente diferentes, surgem no menu as opções "Duplicar" e "Exportar", que você pode ver na imagem acima.

O Exportar é suficientemente parecido com o Salvar Como: ele gera um arquivo novo, com o conteúdo no qual você está trabalhando. Eu o uso frequentemente, mas tem um detalhe: ele não vem com um atalho de teclado pré-definido, e a minha memória muscular está acostumada há décadas a procurar automaticamente o shift+⌘+S para "salvar como", que é uma operação que faço dezenas de vezes por semana.

Mas criar atalhos de teclado para opções de menu no Mac é fácil, e o @osxdaily nos lembra o quanto é simples criar um atalho fazendo o Shift+⌘+S acionar o Exportar - ou, mais precisamente, o "Exportar..." - nos aplicativos em que ele estiver presente.

Basta ir na opção de atalhos de teclado e criar um novo, voltado a todos os aplicativos.

Veja o passo a passo:

  • Clique na Maçã  e em Preferências do Sistema
  • Clique em Teclado e na aba Atalhos de Teclado
  • Clique o botão + para criar um novo atalho para Todos os Aplicativos
  • Digite Exportar... (com as reticências) no campo Título de Menu, e pressione Shift+⌘+S no campo Atalho de Teclado.
  • Confirme, saia e teste ツ

Após o procedimento, a opção "Exportar..." deve aparecer com o indicativo do atalho ao seu lado, como na imagem acima - e pressionar a tecla de atalho deve abrir o diálogo que permite indicar arquivo, pasta e formato, ou as opções adequadas ao aplicativo em operação, como nos bons e velhos tempos do Salvar Como ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: