Apresentações no Mac: controlando a exibição da Tela do Apresentador no Keynote

O leitor Antonio Athayde encaminhou uma dúvida que já vi ocorrer a outros usuários também:

Preparei uma apresentação no MacBook Pro, utilizando o Keynote. Quando tento projetar (usando um projetor da Epson) aparece no computador o slide e projeta no projetor 2 slides, o que estou tentando mostrar e seguinte. Como devo proceder?

Antonio, esta tela com 2 slides é um recurso bem interessante do Keynote, embora claramente esteja aparecendo no monitor errado para você (e vamos resolver isso em seguida).

Trata-se da Tela do Apresentador, que você pode configurar usando o menu do Keynote, em Reproduzir | Personalizar tela do apresentador.

A ideia é que, enquanto o público vê apenas o slide corrente, esta tela auxiliar apareça no monitor do próprio Mac, visível apenas para a pessoa que está apresentando, para lhe dar uma série de informações úteis à atividade, tais como:

  • O slide atual e, em tamanho menor, o próximo slide da sequência
  • As anotações do apresentador sobre os slides
  • Relógio/cronômetro
  • O tempo decorrido, e o tempo restante, se um limite tiver sido programado.

Mas às vezes ocorre a indesejada situação que você menciona: por algum motivo o Keynote identifica o monitor do Mac como principal e o projetor como se fosse o secundário, e aí nada funciona como deveria: o slide corrente fica na sua telinha, e a Tela do Apresentador é projetada.

Seja qual for o motivo da identificação invertida, a solução é simples: basta ir nas Preferências do Keynote (pelo menu do aplicativo ou pressionando ⌘+, ou Command + vírgula), clicar no ícone Apresentação de Slides e selecionar a opção "Apresentar em monitor secundário". A tela acima mostra a opção em questão.

Um detalhe: se no futuro você vier a usar outro projetor que não deflagre o mesmo conflito de identificação, basta desfazer a opção, selecionando "Apresentar no monitor principal" novamente.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: