Dropbox Automator: programando ações para as pastas do seu Dropbox

O Dropbox é um popular sistema de sincronização e compartilhamento de arquivos, não apenas nos computadores em geral mas também em dispositivos portáteis: geralmente é a forma que eu uso para enviar arquivos do iPad e iPhone para o iMac, por exemplo.

E o recém-anunciado Dropbox Automator promete oferecer uma camada adicional de funcionalidade ao sistema, permitindo criar ações automáticas ao detectar mudanças no conteúdo de determinadas pastas selecionadas, como as dos exemplos abaixo:

  • Sempre que uma foto nova for gravada em uma pasta, ela será enviada automaticamente para o Facebook ou o Flickr
  • Sempre que alguém coloca um arquivo novo na sua pasta compartilhada, enviar uma mensagem a você
  • Sempre que um arquivo DOC for gravado em uma certa pasta, ele é convertido para PDF e enviado para um e-mail
  • Sempre que uma imagem é gravada em determinada pasta, ela é reduzida e/ou rotacionada e/ou marcada com um logo.

A lista de ações possíveis consta na capa do site, mas convém dar uma olhada também nas respostas a dúvidas dos usuários para entender melhor sobre como o serviço funciona, qual sua relação com o Dropbox em si, etc.

Não é necessário instalar nenhum software no computador, porque tudo funciona em servidores remotos ("na nuvem", como se diz), o que é positivo pelo lado da ausência de consumo de recursos do seu computador, mas tem como contrapartida a natural necessidade de compartilhar a credencial de acesso a 100% dos arquivos do seu Dropbox com este serviço on-line.

Usuários de Mac interessados talvez queiram investigar antes a possibilidade de implementar as ações que desejam por meio do Automator, um recurso do próprio OS X que permite várias ações similares, inclusive com monitoramento de pastas - mas só roda enquanto o Mac em que ele estiver programado estiver no ar, naturalmente.

E os interessados em experimentar o Dropbox Automator farão bem se definirem suas expectativas de acordo com o que requer um sistema ambicioso mas ainda em sua etapa introdutória e dependente de interligações com outros sistemas: os testes do site The Verge, por exemplo, indicaram que tarefas como o envio automático de fotos para o Facebook e a conversão de documentos funcionam, mas demoram vários minutos para ocorrer, e houve problemas com o tratamento de arquivos ZIP, por exemplo. Com o tempo e o feedback de mais usuários, talvez melhore.

De todo modo, a ideia é boa, e merece ser monitorada - ou mesmo experimentada, no caso de quem percebe demanda imediata por um serviço assim. Aproveite e investigue também o Automator e o IFTTT.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: