PDFScanner: um app aliado do Mac na luta pelo escritório sem papel

Ontem escrevi no meu outro blog sobre como estou eliminando os papeis desnecessários no meu home office.

Boa parte deste esforço se faz evitando que os papeis cheguem a mim mas, para os que chegam, a digitalização é parte importante da solução para os que precisam ser armazenados de forma a facilitar posterior consulta.

Um dia ainda terei uma solução dedicada como o NeatDesk, um scanner de mesa que pode operar em lotes de até 50 páginas, frente-e-verso e com ajustes para vários formatos de papel. Mas por enquanto o volume de papel que já incorporei ao meu procedimento é pequeno, e o scanner da minha multifuncional dá conta do recado.

Só que digitalizar documentos é uma tarefa chata e repetitiva, daquelas que precisam ser bem planejadas para que não acabem "ficando pra amanhã" (e o amanhã nunca chega) e sabotando todo o processo.

Uma forma de fazê-lo é adotar um app que facilite o procedimento. Já escrevi anteriormente sobre o ScanDrop, que permanece uma opção versátil para montar documentos multipágina a partir de várias folhas scaneadas separadamente, e tem como vantagem o seu suporte interno a armazenar os documentos diretamente no Evernote, Google Docs ou Dropbox, além do disco local.

Mas a demanda por um processo de escanear os documentos com o mínimo de interações e o mais rapidamente possível me fez procurar outra alternativa, e acabei encontrando o PDFScanner, que me atende há algum tempo.

A razão de eu tê-lo escolhido é porque ele me permite efetivamente digitalizar um documento com 2 operações, comandadas por botões presentes na sua interface principal: Scan e Save. Graças às configurações iniciais feitas apenas uma vez, ele sabe que é pra escanear a página inteira, sabe que é pra aplicar OCR em português (para permitir a busca textual pelo conteúdo, inclusive via Spotlight) a todos os documentos, sabe que é pra guardar em PDF, como deve ser o nome dos arquivos, e em que pasta eles ficarão.

Se eu apertar o botão Scan uma segunda vez antes de salvar, ele vai capturando uma nova página a cada vez, o que é útil nas raras ocasiões em que o documento que quero digitalizar é de 2 páginas, ou frente e verso, e quero que elas sejam incluídas em um mesmo PDF.

Para completar, embora o diálogo de preferências tenha alguns recursos a mais, um botão sempre visível exibe a tela acima, que permite ajustar a maior parte dos parâmetros relevantes da operação do scanner.

O PDFScanner custa US$ 14,99 na Mac App Store.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: