iKeyboard: um teclado diferente para o iPad

Com algumas boas dicas para o teclado do iPad, dá para ser produtivo digitando longos textos (e não só a ocasional senha ou URL) diretamente no teclado virtual do iPad.

Quando digito um texto diretamente no iPad, meu desempenho como digitador chega a ser comparável ao que encontro no teclado do computador - mas não se equipara completamente, e o nível de conforto deixa a desejar, especialmente porque é necessário olhar para as teclas de vez em quando (no mínimo) para manter a referência de posição das teclas que poderia ser obtida pelo tato em um teclado comum.

Não é por acaso, portanto, que na matéria sobre 3 profissionais que trocaram o notebook pelo iPad no seu dia-a-dia, todos eles usam um teclado Bluetooth para ter produtividade (ou conforto) com sua nova ferramenta escolhida. No lugar deles, se eu fosse abrir mão do computador em prol do iPad, eu faria o mesmo.

Mas tem pontos negativos na ideia: mais um objeto a transportar e ocupar espaço, necessidade de usar uma mesa (adeus, iPad no colo), mais uma bateria a manter carregada, etc.

Os estojos para iPad com teclado integrado (como este da Zagg, escolhido por 2 dos profissionais mencionados acima) resolvem parte da questão, mas permanecem volumosos, relativamente pesados e precisando de recargas periódicas da bateria.

Entra em cena o iKeyboard

O iKeyboard é uma forma diferente de tratar a questão da interação tátil com o teclado do iPad: é uma película adesiva (de fácil remoção e reinserção) que você coloca sobre o teclado virtual na hora em que for digitar um texto, e aí passa a contar com teclas físicas que se movimentam e cujas posições podem ser encontradas pelos seus dedos sem ter de desviar os olhos ou a atenção.

Segundo a análise do AppleTell, a tensão percebida no acionamento das teclas do iKeyboard é similar às dos teclados dos MacBooks, e o aparelho realmente ajuda a não desviar para o ato de digitar a atenção que deveria estar focalizada na tarefa de cada momento.

Mas como o teclado virtual do iPad tem vários modos especializados que se alternam (símbolos, números, endereços de e-mail, URLs, etc.), vale destacar que só o teclado alfabético normal é coberto pelo iKeyboard – ou seja, ele só serve para a digitação de textos.

Ele tem opção de cor (preto ou branco, como o iPad), não usa bateria, é fino a ponto de permitir que a SmartCover seja fechada por cima dele e pesa menos que uma pilha pequena. E quando não está em uso, pode ser fixado na borda do iPad, para não atrapalhar a visualização.

Para mim aparentemente teria bom uso, e o preço de US$ 35, embora não seja barato, também não é dos mais caros quando se trata de acessórios para iPad. A recomendação do AppleTell é "compre", e eu pretendo obedecer quando encontrá-lo à venda por aqui! A não ser que o TouchFire chegue ao mercado antes ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: