iTunes Match: relato de um usuário satisfeito

Por Manoel Guedes (@manoelguedes), autor convidado.

Assinei o serviço iTunes Match.

Desde o lançamento que eu gostaria de experimentar o serviço. A proposta de ter um espaço de 25.000 músicas na nuvem por US$25 pareceu-me interessante. O motivo para eu finalmente assinar o serviço foi que eu resolvi vender meu iPhone 4 de 32 GB pelo mesmo preço que comprei um novo iPhone 4S de 16 GB.

Como 13GB do meu iPhone era ocupado por música, assinei o serviço para não sentir falta do espaço perdido com o upgrade. Todas as músicas da minha biblioteca do iTunes foram adquiridas em CD, ou compradas na UOL Megastore e na 7digital.com.

Para deixar clara a terminologia, todas as músicas são analisadas pelo serviço e ficam em dois estados:

  • Disponibilizado: Quer dizer que a Apple tem aquela música e permite você trocar seu arquivo pela versão da Apple com qualidade iTunes Plus (AAC 256 kbps) - ou seja, aconteceu o Match daquela música
  • Carregado: Quer dizer que a Apple não tem (ou pensa que não tem) aquela música. O upload é feito e então fica na nuvem para você ouvir em todos os iTunes e iOS que você tenha.

O placar do Match

A maior parte da minha biblioteca é de músicas evangélicas, e a quantidade de músicas disponibilizadas foi surpreendente: cerca de 50% do total das minhas músicas (nem todas evangélicas, mas a maioria).

Os álbuns internacionais e os não evangélicos foram quase todos disponibilizados, com exceção dos discos de Roupa Nova, Scorpions, Trilhas sonoras da Disney e alguns discos independentes (Fabulosa Banda do Coringa por exemplo). Discos independentes e de gravadoras como a Novo Tempo não foram disponibilizados mas foram carregados sem problemas.

Os álbuns não-religiosos carregados (isto é, sem match com músicas da loja da Apple) foram estes:

E abaixo você vê uma pequena amostra dos meus 58 álbuns que foram disponibilizados (isto é, com match):

Alguns álbuns aparecem nas duas listas porque algumas faixas foram carregadas e outras disponibilizadas. Um detalhe adicional: toda vez que eu tentei baixar um disco disponibilizado mas que não tinha para venda na loja recebi uma mensagem de que não foi possível encontrar a capa do Álbum.

Como complemento, eia a lista dos álbuns de música evangélica nacional totalmente disponibilizados, com destaque em itálico para os que foram disponibilizados mesmo sem estar à venda na loja: Aline Barros - Consagração; Aline Barros - Deus Do Impossível; Aline Barros - Jesus Vida Verão; Aline Barros - Som de Adoradores; André Valadão - Diante Do Trono; Cassiane - Recompensa; Cassiane - Sementes Da Fé; Diante Do Trono - Tua Visão; Fernanda Brum - Glória; Fernanda Brum - Quebrantado Coração; Nívea Soares Diante Do Trono; Oficina G3 Acústico; Oficina G3 Preciso De Ti; PG - A Conquista; Stauros - Praise. Estou detalhando a música evangélica porque é um tipo de música que pode ser considerado, de certa forma, alternativo. Os resultados de match com quem tem músicas mais comuns devem ser melhores ainda.

Questão de origem

Todas as músicas que eu comprei pela UOL Megastore e pela 7digital.com foram reconhecidas e disponibilizadas. Sem exceção. Fiz até uma lista inteligente para conferir. Ou seja, o serviço cumpriu 100% com a promessa feita no lançamento: "Se você comprar suas músicas em outras lojas de músicas digitais nós substituímos pela versão vendida em nossa loja, economizando o upload e trazendo um eventual ganho de qualidade com o nosso formato iTunes Plus AAC." Isto aconteceu com 100% das minhas músicas. Não tem como ser melhor.

Já com relação aos CDs que eu ripei, então embora alguns tenham sido totalmente disponibilizados, alguns foram parcialmente disponibilizados e outros tiveram que ser carregados.

Percebi que os CDs parcialmente disponibilizados tinham aquelas faixas vendidas em coletâneas na loja. Ou seja, embora o CD não esteja à venda na loja, algumas faixas apareciam em coletâneas diversas e eram reconhecidas.

Houve pelo menos um caso de disco que identifiquei que está à venda na loja mas que não foi disponibilizado. Percebi que as músicas do meu CD tinham alguns segundos de diferença em relação a versão da loja - ou seja, a mixagem é diferente. Nestes casos eu não estou substituindo a minha versão pela versão disponibilizada porque eu ripei todos os meus discos usando o iTunes na qualidade iTunes Plus, então acho que o arquivo do CD ou da loja deve ser a mesma coisa.

Saldo final:

  • 674 músicas na lista inteligente "Estado do iCloud = disponibilizado"
  • 660 músicas na lista inteligente "Estado do iCloud = carregado"
  • Satisfação: 100%

Conclusão: Algumas inconsistências aparecem com as músicas ripadas diretamente do CD por mim e que deveriam ter sido disponibilizadas mas foram carregadas. Entretanto, tirando o tempo de upload o efeito final é o mesmo caso o CD tenha sido ripado pelo iTunes. Se o CD não foi ripado com o iTunes e não foi disponibilizado, o jeito de ter melhor qualidade é ripar o CD com o iTunes e aí carregar as músicas.

Mais detalhes:

  • A contagem das músicas é incrementada mesmo quando ela é tocada no iPhone (com a opção de iTunes Match ativada). E mesmo depois de apagar e baixar a música de novo a contagem não é perdida.
  • As listas são sincronizadas com o iCloud: Isto é, aparecem no iPhone e também no meu outro iTunes no Windows do trabalho.

Não há nenhuma alteração nas informações das música, exceto na marca d'água de proprietário das músicas que foram deletadas e transferidas de volta do iCloud. Quando uma música é apagada e transferida de volta do iCloud ela ganha uma marca de "transferida por" e o nome da conta de quem transferiu a música de volta.

No iPhone

Agora vamos ao iPhone: É opcional habilitar o iTunes Match também nos dispositivos com iOS. Pode-se carregar as músicas a partir do iTunes normalmente.

Em ajustes -> música tem a opção de habilitar o iTunes Match para o iOS. Se for ativado, não existirá mais sincronismo de músicas via iTunes. Tudo passa a ser feito via iCloud - semelhantemente ao que acontece com o sincronismo de contatos e compromissos. Em ajustes -> loja é possível determinar se o download de músicas pode ocorrer por 3G ou se deve ser feito exclusivamente por Wi-Fi.

Uma vez habilitado o iTunes Match então nuvenzinhas aparecem do lado de todas as músicas / artistas / álbuns que não estejam localmente no iPhone, indicando que se der um play, elas serão ouvidas por download. O download é tipo um streaming. A música começa a tocar quase imediatamente, mas quando o download termina o ícone de nuvenzinha some daquela música indicando que ela está localmente no iPhone a partir daquele momento.

Percebi que ao começar a ouvir uma música, as duas próximas faixas a serem tocadas também começam a ser baixadas para ficarem no iPhone.

Se você tentar ouvir uma música, mas não tiver rede no momento (por exemplo se você proíbe baixar músicas por 3G e não tem Wi-Fi na área) então só dá pra ouvir o que está previamente baixado, isto é, as faixas sem nuvenzinhas. Se ativar uma função como aleatório, ou listas, as música que estão na nuvem são ignoradas e as faixas locais são tocadas.

Já ouvi muitas músicas por 3G da Vivo DF sem problemas. Tirando o delay de alguns segundos ao começar a primeira música da sessão (não há pausa entre as músicas, só antes de começar a primeira), o resto fluiu sem problemas. Curiosamente, com o Wi-Fi do meu trabalho (muito sobrecarregado / ruim e lento) então a primeira música demorou uns 20 segundos para começar, e durante a reprodução as outras paravam no meio provavelmente porque o download estava muito ruim.

É o relatório.

Pelo autor convidado Manoel Guedes (@manoelguedes)
 

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: