Logitech Mini Boombox: som portátil sem fio

Embora aqui em casa tenhamos uma conexão AirPlay com o aparelho de som da sala (com a participação de um AirPort Express) que facilita fazer com que o música ambiente das festas e do dia-a-dia possa ser obtida dos iPads e iPhones, a disposição dos cômodos dificulta que este recurso seja aproveitado na área externa.

Assim, quando estamos no lado de fora para um churrasco ou algo assim, muitas vezes nos contentamos em ouvir a música abafada que vem de dentro da casa, ou em levar para lá (e depois lembrar de trazer para dentro antes da chuva regulamentar) um aparelho de som portátil ou o conjunto de caixas de som portáteis da Maxell que me acompanha há mais de 10 anos, e que embora realmente seja transportável, é em 3 peças separadas (subwoofer + 2 caixas estéreo), exige estar ligado à tomada e se conecta ao iPhone, iPad ou notebook por meio de um cabo. Não é o fim do mundo, claro, mas hoje temos grande variedade de produtos que atenderiam melhor a este caso de uso.

Não faltam modelos de docks e similares a considerar e, apesar do preço elevadíssimo, acredito que uma versão futura dos 2 produtos mais legais que a TDK fez neste século (o SoundCube e o 3 Speaker Boombox) vai ser a minha solução definitiva daqui a algum tempo - mas as versões atuais, com conexão com fio e cuja portabilidade depende de 12 pilhas grandes, ainda não chegaram lá.

Por outro lado, essas caixas de som de 2 x 1W da Philips, que dispensam tomada e baterias, podem até soar melhor que muitas caixinhas de som (sem marca, compradas na rua ou no saguão do aeroporto) alimentadas por USB ou por pilhas, mas eu me arrisco a dizer que o iPhone acoplado a uma caixa de ressonância acústica consegue ser ouvido bem mais longe – ou no mínimo simultaneamente pelo churrasqueiro, por quem está no balcão fazendo a caipirinha e por quem está no freezer buscando mais gelo.

Um produto promissor

A cada novo churrasco em que o som desaponta ou em que eu preciso correr para tirar as caixinhas Maxell da tomada antes da trovoada começar, eu volto a lembrar de como há fartura de soluções mais modernas.

Potência de som não é problema, 3 a 5W certamente seriam suficientes para colocar uma música em todo o ambiente sem abafar a conversa - mas uma solução suficientemente econômica e que pudesse ser usada em qualquer canto (leia-se: sem tomadas), guardada em qualquer gaveta e funcionar sem conexão física ao celular, tablet ou notebook seria o ideal.

E na rodada mais recente acredito que encontrei o produto que vai resolver a situação: o Mini Boombox, da Logitech. O modelo atual foi lançado no final do ano passado, e parece ter todos os meus requisitos: bateria interna recarregável que dura várias horas (oficialmente 10h), funcionamento sem fio via Bluetooth, com alcance listado de 10m, portabilidade e potência suficiente (2 x 3W, com ressonância caprichada).

Além disso o Mini Boombox tem alguns atrativos adicionais, como os controles touch, a entrada auxiliar (para conexão com fio ao aparelho de som quando este não tiver Bluetooth) e a possibilidade de ser usado como viva-voz do telefone – que não recomendo usar durante uma churrascada ツ

Estou ciente de que caixas pequenas não produzem sons fantasticamente claros, nem gigantescamente altos (embora no review em vídeo feito pelo Engadget o Mini Boombox tenha conseguido abafar a voz do repórter), mas quando for o caso de precisar de um som que abafe a conversa de todo mundo, as minhas soluções anteriores permanecerão presentes.

Agora começa a parte difícil: ver se tem à venda no Brasil, a que preço, e aí decidir se vale mais a pena comprar localmente ou importar.

De qualquer forma, este Mini Boombox da Logitech parece se adequar a outros casos de uso também: para levar na mochila, para ambientes de trabalho móveis, para o ambiente da piscina e mais. Achei que valia a pena compartilhar, e quem sabe receber de vocês sugestões de outros produtos que atendam a situações similares nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: