Midway Arcade: jogos clássicos do fliperama no seu iPad e iPhone

Pelos outros posts sobre jogos aqui no BR-Mac, vocês podem avaliar que o meu gosto no gênero foi formado nos anos 80 e começo dos 90: pra me agradar, nada como um pinball, um remake de jogo antigo do Atari, um emulador de jogos de fliperama e similares.

E o Midway Arcade, que está em promoção de lançamento a US$ 0,99 na App Store dos EUA, acerta em cheio: são jogos da época que me agrada, alguns deles tinham versão (tosquíssima e divertida, no caso do Joust) para o Atari, e sua graça vintage fica preservada tanto no iPhone (e iPod Touch) quanto no iPad.

Os jogos que fazem parte do pacote, em suas versões originalmente oferecidas em máquinas de fliperama ao redor da década de 1980, incluem:

  • Rampage,
  • Spy Hunter,
  • Root Beer Tapper,
  • Defender,
  • Joust e
  • Arch Rivals.

Além deles, outras opções ajudam a montar o ambiente "fliperama de shopping", incluindo uma mesa de Air Hockey, arremessos de basquete e mais.

Como vem se tornando hábito no gênero, vários jogos adicionais estão disponíveis para compra dentro do próprio jogo, a princípio em 2 pacotes de expansão:

  • Fantasy: com o cultuado Gauntlet, mais Gauntlet II e Wizard of Wor
  • Action: com Total Carnage, NARC e APB.

Os controles (ao menos no Joust, que foi o que eu mais joguei até o momento) são fáceis de manipular, mas quando se joga no iPhone em modo paisagem (colocando o jogo em tela cheia) eles se sobrepõem à tela, o que pode causar alguns acidentes no jogo – mas segurando o aparelho em modo retrato isso não ocorre.

Visitei os demais jogos só rapidamente, e a minha conclusão é: vale a pena pela nostalgia, e alguns dos títulos permanecem jogáveis – mas para quem não chegou a se envolver com as versões originais, não haverá nada que atraia nestas versões, e os controles na tela nem sempre são tão bons.

A Midway Games, que fez alguns dos jogos mais divertidos da época, fechou as portas em 2009, não sem antes vender à Warner boa parte do que ela tinha de valor, incluindo tecnologias, estúdios e acervo.

Este lançamento no iOS é uma das situações em que a Warner busca fazer valer a pena a aquisição e, como fã, torço para que ela continue tentando mais vezes, e que na próxima incluam o Moon Patrol original ツ

E se você quer saber como criar conta na App Store dos EUA para poder ter acesso a este e outros jogos que não são lançados mundialmente, visite nosso post anterior!

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: