Opinião: Existe futuro para o MacBook Pro de 13 polegadas?

A cada semana estamos mais próximos da data do lançamento dos próximos modelos de MacBook, e apesar do mistério que cerca o assunto, é possível formar algumas expectativas e leituras a partir do histórico, mesmo sem considerar os rumores usuais – e a minha é que o MacBook Pro de 13 polegadas como o conhecemos está em uma encruzilhada difícil de cruzar.

O ano de 2011 trouxe várias reviravoltas para as linhas de MacBooks: o modelo branco (com gabinete de plástico) foi descontinuado, o MacBook Air de 11 polegadas se tornou o modelo mais barato da Apple, as linhas de MacBook Pro tiveram um discretíssimo upgrade de final de ano que quase não trouxe alterações às suas especificações, e mais.

Inesperadamente, e mesmo com o upgrade, o modelo default do MacBook Pro de 13 polegadas foi ultrapassado em desempenho de uso geral tanto pelo Air de 13 quanto pelo de 11 polegadas, e a linha Air arrebatou boa parte dos prêmios de Computador do Ano oferecidos pela imprensa especializada em eletrônica de consumo.

E ficar para trás no desempenho geral comprometeu uma das maiores razões para optar pelo MacBook Pro de 13 polegadas (em detrimento da portabilidade superior dos modelos Air) para uso profissional. Como podemos ver no comparativo dos MacBooks, ainda há razões para optar pelo mais pesado e volumoso Pro de 13 polegadas: a necessidade de usar mais armazenamento interno, ou o drive de CD/DVD incorporado, ou mesmo a interface de rede local nativa, por exemplo.

Não me entenda mal: eu tenho um MacBook Pro de 13 polegadas (modelo 2011), uso bastante e gosto muito dele. Mas a forma como interpreto a sua evolução recente aponta para algo que muitos outros autores já descreveram como rumor ou tendência, e eu vejo como expectativa: o MacBook Pro de 13 polegadas está ficando sem espaço e precisa mudar ou abrir caminho para outra mudança.

Para mim a presença de linhas separadas para o usuário final e para o profissional da informática faz bastante sentido só enquanto se baseia em diferenças percebidas no uso real: quando a miniaturização, as redes sem fio cada vez mais comuns, o armazenamento on-line ou em discos USB, e o uso cada vez menos frequente de DVD-ROMs começam a atenuar cada vez mais o diferencial do modelo Pro de 13 polegadas, talvez a hora de ele sumir esteja mesmo chegando.

Há bom número de teorias sobre o que vai acontecer no futuro próximo: aproximação ou fusão entre as linhas Pro e Air, criação de um Air de 15 polegadas, descontinuação do Pro de 13 polegadas, e muito mais. Não quero optar aqui optar entre elas, e certamente saberemos quando chegar a hora.

Mas entre todos os rumores, havia um que me incomodava e que na semana passada aparentemente foi afastado a partir de uma análise bem embasada: o de que a Apple iria "resolver" a questão substituindo a CPU Intel do MacBook Air por CPUs ARM, aproximando-o assim do iPad. Nunca vi muito sentido na ideia (porque claramente cria um problema similar entre o iPad e o Air, ao afastar o Pro), e ela me desagradava como consumidor, porque abre mão de características que eu valorizo (e que seriam bem melhor atendidas pela adoção da arquitetura Ivy Bridge, da Intel) – e aparentemente a Apple concorda, pelo que o analista revelou da sua conversa com o CEO Tim Cook.

Minha expectativa, portanto, é que no próximo upgrade de 2012 das linhas MacBook continuem a existir modelos finos e leves como os atuais Air, e outros menos finos como os atuais Pro de 15 e 17 polegadas (unidos em uma mesma linha ou não), mas que o espaço onde as duas linhas hoje se encontram de forma um pouco sobreposta fique melhor definido: ou com a ausência de um sucessor direto para o Pro de 13, ou com a chegada de alguma nova característica que diferencie o uso profissional do uso pessoal: vídeo com mais alta definição, expansibilidade adicional, conectividade diferenciada, etc.

E se o MacBook Pro de 13 polegadas for mesmo descontinuado após tantos bons serviços prestados, que tenha a honra de receber um sucessor à altura para carregar não apenas a responsabilidade de atender às expectativas que criou, como ainda o histórico que o já clássico design unibody em alumínio introduzido em 2008 e seus componentes poderosos conseguiram forjar!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: