Privacidade: Minimize e oculte todas as janelas do Mac com uma combinação de teclas

Às vezes o aniversariante chega bem na hora em que você estava escrevendo o e-mail de convite para a festa-surpresa, e você não tem outra alternativa a não ser esconder o que está na sua tela.

Já vimos anteriormente o atalho Shift + Control + ⏏ que, nos Macs que têm tecla Eject, coloca o monitor imediatamente no modo de economia de energia, apagando e escondendo tudo que estiver na sua tela até que você o desperte pressionando alguma tecla.

Mas se o aniversariante em questão chegou até você porque queria que você fizesse ou visse algo no seu computador, o truque acima pode não ser uma solução, e aí você pode memorizar mais uma combinação salvadora:

Option + ⌘ + H + M

Trata-se de uma combinação dos atalhos convencionais que minimizam e ocultam todas as janelas abertas - mais precisamente, que minimizam para a Dock as janelas do aplicativo que estiver ativo, e que ocultam todas as demais janelas.

Mas fique atento para a observação que a Apple faz sobre esta classe de atalhos: ao contrário do que ocorre com o Shift + Control + ⏏, que é um atalho do próprio sistema operacional, alguns aplicativos podem não suportar os atalhos convencionais.

Mas a ampla maioria suporta, e se você estiver em uma situação que exige este tipo de privacidade, recomendo testar antes ツ

Eu também uso só uma parte desta dica (deixando o M de fora: Option + ⌘ + H) também para reorganizar rapidamente o desktop quando ocorre a situação de perceber subitamente que há muitas janelas abertas competindo pela minha atenção quando eu quero me dedicar a apenas à que está em foco.

Uma dica extra: na maioria dos Macs, em suas configurações default, você também pode provocar um sumiço rápido de todas as janelas (mas todas elas voltarão quando você abrir alguma) usando o comando de exibir o desktop: fn + F11.

Hat tip: OS X Daily.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: