Como acompanhar o evento do iPad de hoje ao vivo - e concorrer a brindes com o iBingo dos rumores!

Hoje é dia do "evento do iPad", em que a Apple disse que vai mostrar algo que temos que ver – e tocar, e sobre o qual rumores abundam, embora alguns pareçam bem menos verossímeis do que outros.

A partir das 15h (horário de Brasília), em um evento que o histórico recente indica que não será transmitido ao vivo (mas poderá ser assistido, em forma gravada, no site da Apple logo depois), as novidades que a empresa pretende anunciar serão apresentadas e difundidas para todo o mundo.

Mas a ausência de transmissão ao vivo não significa que os interessados não poderão acompanhar o evento: embora seja uma ocasião fechada e só para convidados, os convidados em questão são os representantes da imprensa, que usualmente se esforça para transmitir o máximo de informações possíveis imediatamente, conforme elas vão sendo expostas no palco (mas sem vídeo direto do evento).

Onde acompanhar o evento ao vivo

Quem já acompanhou um evento do gênero conhece a rotina: os principais portais de tecnologia internacionais oferecem cobertura "ao vivo" de forma textual (e ilustrada, geralmente) no seu próprio site ou em serviços de terceiros (incluindo o Twitter), e alguns vão além e colocam no ar uma narrativa ao vivo, em áudio ou vídeo, descrevendo ou comentando os fatos.

Os melhores entre eles costumam lotar ou ter problemas de excesso de usuários simultâneos, incluindo quedas e dificuldades de conexão. Faz parte do jogo e recomendo não se estressar, até porque minutos depois boa parte da imprensa especializada vai publicar análises e resumos de tudo que aconteceu e foi anunciado.

Mas isso não quer dizer que assistir é perda de tempo. Pelo contrário: é puro entretenimento geek e, se a sua agenda permitir, eu recomendo.

Além de convidar você a acompanhar o que eu mesmo vou comentar a respeito (via @augustocc e @brmacblog, com a parte que não for a sério no primeiro e os fatos no segundo), aqui estão as fontes de cobertura on-line internacionais que já usei no passado ou que pretendo acompanhar amanhã, em ordem de preferência:

  • TWiT.tv: Leo Laporte, Tom Merritt, Alex Lindsay, Sarah Lane e outros integrantes da equipe dos podcasts MacBreak Weekly e iPad Today comentarão o evento ao vivo, e logo em seguida haverá uma edição especial do MacBreak Weekly.
  • The Verge: o site que tem a melhor cobertura de notícias tech da atualidade, na minha opinião, já anunciou que vai cobrir ao vivo a partir das 15h.
  • Engadget: o Engadget armou uma superprodução, mas o que me interessa mais é o live blog que vai ser atualizado diretamente de dentro do evento. Eles também vão fazer um pré-show dando uma última sacudida nos rumores (a partir das 11h30 da manhã), e um pós-show com a síntese (previsto para as 18h30), ambos em vídeo e com endereço a ser divulgado na capa do portal.
  • TUAW: o Unnofficial Apple Weblog vai ter seu próprio metaliveblog a partir das 14h45, e já a partir das 14h30 vai ter discussão aberta no canal #tuaw do irc.freenode.net. Às 19h farão ainda uma edição ao vivo do seu TUAW TV para os resumos e comentários.
  • Macgasm: montou uma página específica para a cobertura ao vivo.
  • iMore: vai atualizar diretamente na capa do site, e transmitir um podcast ao vivo durante o evento, e outro logo após.

Entre os veículos nacionais, a revista Mac+ avisa que vai publicar atualizações em seu site durante o evento, e recebi a confirmação de que a @macworld_brasil vai ter uma twitcam a respeito a partir das 15h.

O BR-Mac não vai postar cobertura no site, a não ser que eu ache que tenho algo a dizer e que ainda não saiu em todos os outros blogs no mesmo minuto. Mas pretendo assistir à cobertura e comentar no Twitter, e você será muito bem-vindo se quiser participar da conversa via @augustocc e @brmacblog!

Uma cartela para acompanhar e a oportunidade de concorrer a brindes geeks

Preparei a cartela abaixo para facilitar o acompanhamento dos rumores sobre o novo iPad. Repasse aos amigos macmaníacos, anote suas apostas (as minhas estão em negrito!) e tenha uma por perto na hora de assistir ao evento e ler as notícias ツ

E nem coloquei TODOS os rumores que ouvi: ficaram de fora a teoria de que a Microsoft vai ser chamada ao palco para apresentar o Office for iPad (não me surpreenderia muito!), que o iOS 5.1 sai ainda nesta semana, que a Apple vai anunciar também uma versão do Aperture (ou do iPhoto) para o iPad, e as múltiplas interpretações para o surgimento de uma nova categoria "Catálogos" na App Store, por exemplo.

Um detalhe: se você mandar até as 14h um tweet mencionando o #iBingo e o @brmacblog e dizendo quais as opções do seu palpite, eu vou repetir o que fizemos no evento passado e dar uma Utili-key e um joystick Fling para iPad de presente para quem chegar mais perto do resultado (conforme a minha interpretação). A mensagem no Twitter pode ser similar a esta: meu palpite no #iBingo do iPad no @brmacblog: A1,C4,D1,D3,E1,E3,E4,F1,F3,F4,G2,G3. Outros detalhes sobre o regulamento da promoção podem ser lidos ao final deste post.

Atualização: veja o resultado do iBingo!

Regulamento da promoção

Como o iBingo é uma promoção cujo resultado depende de interpretação, não participe se você não estiver disposto a aceitar que, para qualquer um dos rumores, a decisão final sobre se ele foi ou não confirmado nos termos mencionados dependerá da interpretação que for dada pelo BR-Mac, da qual não cabe recurso.

As opções D1 e D2 devem ser consideradas como mutuamente exclusivas entre si. O mesmo vale para as opções E1 e E2.

Como princípio geral, serão considerados como confirmados os rumores que venham de fato a ser anunciados no evento, nos esclarecimentos posteriores na mesma data pela Apple, ou que possam ser concluídos pelo BR-Mac a partir do que foi divulgado na data nos sites mencionados acima. O que permanecer como suposição, ainda que tenha forte base em algo que ocorreu anteriormente, não será considerado como confirmado. A apuração do que foi informado no evento será feita com base na cobertura dos sites mencionados.

As participações válidas para a promoção ocorrerão via Twitter até as 14h, e tanto a hashtag #iBingo quanto o nome @brmacblog deverão estar presentes nelas. Não há formato específico , mas recomenda-se seguir este exemplo: meu palpite no #iBingo do iPad no @brmacblog: A1,C4,D1,D3,E1,E3,E4,F1,F3,F4,G2,G3

O vencedor será notificado na noite de hoje, pelo Twitter, e terá 2 dias úteis para responder informando o endereço postal no Brasil para onde deverá ser enviado seu prêmio. Só serão consideradas as mensagens que possam ser vistas publicamente: impedimentos à leitura causados por fatores externos, tais como erros do sistema Twitter, usuários que bloqueiam o acesso aos seus tweets e outros, podem levar à desconsideração da tentativa de participação.

Cada pessoa só pode inscrever um palpite, e se for constatado o uso de múltiplas contas do Twitter por um mesmo usuário, estas participações serão consideradas nulas. Suspeitas de fraude serão apuradas se o BR-Mac julgar necessário.

O critério para seleção do vencedor será o usual, considerando os rumores confirmados incluídos no palpite e os rumores não confirmados que não estiverem incluídos no palpite (o que é óbvio, mas esclarecer assim ajuda a evitar debate posterior com engraçadinhos que dão o conjunto completo das 28 alternativas como palpite por achar que assim seguramente incluirão todos os resultados certos…). Em caso de empate, o BR-Mac sorteará o conjunto dos prêmios entre os participantes empatados.

Casos omissos, excepcionais ou que sejam considerados dignos de reanálise serão decididos soberanamente pela administração do BR-Mac.org que, embora tenha divulgado seu palpite, não concorrerá ao prêmio.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: