Dicas de configuração para acelerar seu Mac

Por mais rápidos que sejam nossos computadores, sempre queremos extrair mais algumas gotas de desempenho – e às vezes elas estão mais acessíveis do que pensamos, bastando desativar alguns recursos instalados no sistema para nossa conveniência mas dos quais não sentimos a menor falta quando os desligamos.

O OS X Daily publicou um artigo com 8 dicas de configuração para tornar mais rápidos os Macs menos recentes, mas algumas delas podem ser aproveitadas para ganhos perceptíveis até mesmo nos Macs da geração atual.

Como de costume, não vou traduzir e recomendo a leitura do artigo deles, mas selecionei algumas das dicas para comentar com vocês.

Rever seus itens de início de sessão: Os aplicativos que iniciam automaticamente naturalmente ocupam recursos importantes como memória, CPU e tempo de inicialização. Eles podem estar definidos em mais de um lugar, mas o maior ninho deles costuma estar na aba "Itens de In. de Sessão", nas Preferência do Sistema (clique no painel "Usuários e Grupos"). Certifique-se de que só estejam presentes os apps que você realmente precisa que rodem automaticamente a cada inicialização (use o sinal de menos para remover os que não quiser mais).

Manter uma margem de 5% de espaço livre no disco do sistema: Tenho uma dúvida sobre a razão exposta no artigo para esta dica, pois outros sistemas operacionais com os quais já trabalhei no passado lidam automaticamente com a necessidade de manter espaço disponível para os buffers e caches criados automaticamente para fazer funcionar a memória virtual e outros mecanismos relacionados ao desempenho, e acredito que o OS X faça o mesmo. Mas há ao menos mais uma razão válida para ser generoso com a fatia do disco rígido do sistema operacional a ser mantida livre: operações de reescrita e criação de novos arquivos são constantes (logs, configurações, atributos, etc.) e tendem a ficar mais lentas quando o espaço "comum" fica bem escasso.

Não acumular arquivos no desktop: a pasta Desktop (ou Mesa) é especial: os arquivos e pastas presentes nela são permanentemente apresentados junto ao seu papel de parede, formando a metáfora de uma mesa de trabalho com documentos em uso sempre à mão. Mas a comodidade do recurso faz com que determinados usuários criem e mantenham seus arquivos permanentemente ali, o que – além de poder representar um desafio à organização – tem efeito negativo sobre o desempenho do computador, uma vez que cada ícone sendo apresentado ocupa memória, gera processamento para sua exibição e acompanhamento, e mais. Faz pouquíssima diferença para quem tem bastante memória disponível e armazenamento SSD, mas pode ser perceptível em Macs menos recentes. O bom hábito de organização (regularmente mover os arquivos para uma pasta apropriada) tem efeito positivo amplo, portanto.

Não colecionar plugins nem abas abertas no navegador: uma aba com um recurso em Flash ou Java que você deixa aberta para ler amanhã consumirá recursos do sistema até lá. E a quantidade de memória representada por algumas páginas de texto mantidas abertas pode impressionar as mentes mais sensíveis. Abas são cômodas, mas se é para "ler depois", o melhor é usar os Favoritos do navegador, ou um marcador como o Instapaper, reduzindo o uso de recursos e o overhead. (leia também: FlashFrozen: mate quem está matando o desempenho do seu Mac)

As outras dicas dizem respeito a aplicativos, configurações do Finder e até a resinstalar o OS X em Macs pré-2007. Leia na íntegra em 8 Simple Tips to Speed Up an Old Mac.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: