Novo MacBook: Quando chega e como será? [atualizado]

Augusto Campos em 16/03/2012

Os rumores sobre o que acontecerá com as linhas de MacBooks em 2012, este ano cheio de presságios, abundam. Uns dizem que o MacBook Pro será descontinuado, outros que seus modelos menores ficarão mais próximos das dimensões do MacBook Air mas ambas as linhas continuarão existindo em paralelo, e outros dizem muito mais.

Curiosamente, como veremos a seguir, a ideia de uma aproximação maior entre MacBook Air e Pro tem entre seus alicerces uma declaração pública de Steve Jobs.

Como de hábito, não recomendo que ninguém tome decisões de compra (ou qualquer outra decisão importante) com base em rumores sobre lançamentos futuros da Apple. Por outro lado, como já faz algum tempo que aconteceram as últimas atualizações dos MacBooks, e há poucos dias o CEO Tim Cook anunciou em público que 2012 trará várias outras inovações no estilo do que houve com o novo iPad, creio que está na hora de ler o tarô, as folhas de chá e os sites de rumores, e deixar cada leitor pensar em quais as partes que merecem crédito.

O que já se sabe

Para começar, se sabe que a Apple raramente confirma com grande antecedência quando vai lançar alguma coisa, e que a probabilidade de você comprar um MacBook e logo depois ver ele deixar de ser o modelo mais novo da linha pode ser calculada levando em conta que nos últimos 5 anos a prática tem sido atualizar o MacBook Pro duas vezes por ano, e o MacBook Air uma vez por ano – mas existem exceções para ambas as regras.

É difícil ter certeza sobre quais as novidades de uma próxima versão qualquer (vai que a Apple resolve fazer um MacBook iPad como o da visualização acima?), mas também é usual ter um número limitado de novas características marcantes, ao mesmo tempo em que a maioria das especificações (desempenho do processador, capacidade da memória, resolução de vídeo, conectividade, duração da bateria, etc.) recebem pequenas atualizações ou se mantêm iguais - raramente alguma delas sofre um retrocesso, objetivamente falando.

Uma exceção decorrente da expectativa de que os próximos integrantes da linha MacBook Pro se aproximem do formato típico do MacBook Air pode ocorrer com o armazenamento e a conectividade: caso se confirmem os rumores mencionados abaixo, eles podem ter um retrocesso no volume de armazenamento em relação aos modelos atuais (compensado pelo desempenho e portabilidade superiores das unidades SSD), no suporte a CD/DVD e na presença de conector para cabo de rede. Veremos.

Começando pelo histórico

A ideia de o design do MacBook Air se espalhar pelos demais MacBooks tem paternidade ilustre: em 2010 Steve Jobs disse acreditar que este é o futuro dos MacBooks.

Mas há outro fato histórico que geralmente interessa a quem queira prever se e quando vai ser lançado um novo modelo de MacBook: as datas dos lançamentos anteriores, por mais que não sejam regulares.

Vamos a elas, portanto: tivemos lançamentos de MacBook Air no início e final de 2008, em meados de 2009, no final de 2010 e em meados de 2011. No mesmo período, os lançamentos de novos modelos de MacBook Pro ocorreram no início e final de 2008, início e meados de 2009, meados de 2010, início e final de 2011.

Vale lembrar que a atualização mais recente da linha Air trouxe como grandes novidades a porta Thunderbolt, as CPUs i5 e i7, o teclado iluminado e o Bluetooth 4.0. Os atuais MacBooks Pro têm um design cujas linhas gerais datam de 2008, e nas atualizações de 2011 receberam itens como a porta Thunderbolt, os processadores i5 e i7 e a câmera HD, .

Rumores de ocasião

Prever o futuro com base em fontes não identificadas e cujo acesso a informações oficiais é duvidoso ou – no mínimo – inverificável não é uma tarefa das mais precisas, portanto volto a frisar que pessoalmente não recomendo que você se baseie no que será dito a seguir para tomar alguma decisão de compra, ou mesmo para adiar alguma compra.

E o que vem sendo dito nos últimos dias diz respeito a um modelo de MacBook que não é o mais prático para boa parte dos casos de uso que não envolvem mochilas grandonas: um novo modelo de MacBook Air com 15 polegadas.

Segundo uma fonte não-identificada (mas descrita como fabricante-chave de acessórios como docking stations) mencionada inicialmente por um site não muito conhecido, este novo modelo seria lançado oficialmente já em abril, e além da tela de 15 polegadas em um gabinete estilo Air, ele teria portas de ambos os lados, viria sem drive de DVD ou conector para cabo de rede, e suas especificações seriam suficientes para terminar de matar o interesse dos consumidores comuns pela linha Pro.

A consequência natural, se aceitarmos que a fonte em questão sabe o que diz, é que em abril teríamos o anúncio de mais modelos da linha Air, ou da linha Pro mas com características de Air: ou seja, talvez este aparelho mítico mencionado seja na verdade uma evolução da linha Pro que cumpra a profecia de Steve Jobs mencionada acima.

Rumorizando a CPU

O rumor de um novo modelo de 15 polegadas e características de Air é tudo, menos novo: em novembro do ano passado o 9to5mac já fazia uma retrospectiva dele, contando a razão de uma primeira tentativa não ter dado certo, e que a intenção da Apple era lançá-lo no início de 2012.

O que o relato do 9to5Mac tem a mais em relação ao novo rumor que afirma que a data será em abril é um detalhe essencial, embora há muito tido como certo por muitos espectadores atentos: o processador dos novos modelos Air e Pro será da linha Ivy Bridge da Intel, que está por ser lançada trazendo maior desempenho, gráficos melhores e menor consumo de energia.

O HowToArena diz ter uma fonte adicional no oriente que acrescenta algumas especificidades: design mais grosso que os atuais Airs mas mais fino que os Pros, e processadores Ivy Bridge Core i5 e Core i7. E vale mencionar de passagem que a Intel está trabalhando em uma versão atualizada e mais rápida do padrão Thunderbolt.

A data da disponibilidade no mercado dessa nova linha de CPUs da Intel não está confirmada e parece flutuar com informações sobre adiamentos (mas não de toda a linha), mas a expectativa geral é de que ocorra em abril também.

Mais sobre a próxima versão de MacBook Pro

A ideia de que a linha MacBook Pro vai continuar a existir mas se aproximará das características que hoje associamos ao MacBook Air vem tomando corpo há algum tempo, o MacRumors a mencionou há mais de 1 ano, e o 9to5Mac a sumarizou no mês passado, citando declarações neste sentido de uma “pessoa familiar com os cronogramas da Apple”.

O que se disse na ocasião foi que um novo modelo de MacBook Pro (estilo Air) de 15 polegadas seria apresentado em breve, o futuro MacBook Pro de 17 polegadas surgiria nos meses seguintes, e o ano acabaria com a extinção do atual design do MacBook Pro.

A ausência de menção a um novo MacBook Pro de 13 polegadas (exceto pelo frequentemente equivocado DigiTimes, que também mencionou um modelo de 14 polegadas) para mim pode ser entendida como uma "confirmação" de que ele terá o mesmo fim do MacBook branco, algo que para mim é um palpite forte desde as atualizações do ano passado, em que o modelo básico do Pro de 13 polegadas passou a comer poeira dos modelos de MacBook Air básicos de 13 e 11 polegadas nos benchmarks de uso geral, mesmo sendo mais recente que eles.

Caso se confirme que ele terá um fim similar ao do MacBook branco (extinto no ano passado), quero deixar registrado que não sentirei nenhuma falta, a não ser pelo histórico: no meu guia para escolha de modelo de MacBooks eu já deixo claro há algum tempo que só em circunstâncias muito específicas recomendo o modelo mais básico da linha Pro atual: os 2 modelos básicos de MacBook Air são escolhas melhores na maioria dos casos, na minha opinião.

Sumarizando

Quem costuma tomar decisões baseado em rumores tende a cometer erros graves ocasionalmente, mas também é verdade que a forma de garantir que se vai ter o modelo mais recente do MacBook por mais tempo é comprá-lo logo após uma atualização (mas o valor real de “ter o modelo mais recente” de um produto atualizado com tamanha frequência é algo sujeito a debates).

As razões para acreditar que alguma atualização da linha Pro ocorrerá no próximo trimestre (ou mesmo no próximo mês, se a dependência for a Intel) parecem ser suficientemente sólidas, assim como também há base para a expectativa de que alguma mudança aproxime ou una as linhas Air e Pro.

Mas o que se mencionou no parágrafo anterior são meras expectativas, e todas as demais “previsões” mencionadas neste post vieram de fontes não reveladas e externas à Apple, que é a quem cabem as decisões a respeito.

[Atualização] Um rumor na direção oposta

Indo na contramão dos rumores que apontam para o fim do MacBook Pro de 13 polegadas ou para uma fusão entre as linhas Air e Pro, poucos dias após este post ir ao ar o site oriental Digitimes publicou seu relato baseado em "fontes na cadeia de suprimentos".

Segundo o Digitimes, o que já está nas linhas de produção é mesmo uma atualização da série Pro, com características diferenciadas em relação ao Air (quanto à CPU e à capacidade de armazenamento), e um design mais fino do que os modelos de 2011 graças à remoção dos drives de DVD.

O Digitimes "confirma" que um modelo de 15 polegadas mais fino está em produção, mas que se trata de um MacBook Pro. E também afirma que um modelo similar, mas com 13 polegadas, também está nas linhas de montagem.

Como no caso dos demais rumores, em breve saberemos se estão corretos ou não.

--

E para saber sobre os modelos que hoje estão no mercado real, visite o post “MacBook: qual modelo comprar”. Afinal, como se diz, rumores são rumores, e vice-versa.

Comentar

Comentários arquivados

Comentário de Junior em 19/05/2012 às 22:46:27

Opa galera, só para constar, optei pelo macbook pro de 15" vlw

Comentário de Gustavo em 06/06/2012 às 11:48:12

estamos em JUNHO, tem algum rumor mais recente Augusto?

Comentário de Augusto Campos em 06/06/2012 às 14:13:24

Até tem, mas acredito que na segunda-feira já saberemos se eles são verdadeiros ou não!

Comentário de Aurelio Jargas em 16/03/2012 às 12:41:01

"mas o valor real de ter o modelo mais recente de um produto atualizado com tamanha frequência é algo sujeito a debates" Verdade. Já faz uns 10 anos que uso meu computador profissionalmente (programação, redação) cerca de 12 horas por dia, 5 dias por semana. Continuo aqui com meu MacBook 2007 firme e forte. Ele só precisou de um upgrade de RAM até hoje e aguenta o Lion na boa. Na minha sala, como central de entretenimento, está a máquina que eu usava antes dessa: um iBook G4 PPC de 2004! Roda o Leopard, supre as necessidades de media center e com o app AirServer, ainda serve de "Apple TV" pros iGadgets brincarem de AirPlay. Foram 3 anos de uso profissional diário e agora mais 4 anos de vida mansa na sala, e continua funcionando perfeitamente. Estou esperando um deles pifar para eu poder comprar algo novo, mas tá difícil :)

Comentário de Tiago em 16/03/2012 às 14:40:03

Tem uma informação nesse post que eu não digeri: que o pro de 13" é pior que o Air. Porém, pelas especificações, o pro de 13" equipado com um i7 é muito superior que um Air tb equipado com um i7. Mesmo comi7 o pro de 13" é inferior ao Air? Agora, eu não acredito que a Apple vai tirar a porta ethernet da linha pro. Poxa, eu preciso de uma porta ethernet. Se a Apple tirar, eu vou ter que comprar o modelo atual.

Comentário de Sergio Bruder em 16/03/2012 às 15:00:42

Concordo com o Aurélio (a quanto tempo piá!), os macs DUUURAM. já estou no terceiro notebook apple e virou hábito meu fazer um upgrade de memória e disco neles, normalmente dá uma 'sobrevida' na máquina mantendo-a 'experta' o suficiente para não precisar ficar com coceira pra ficar comprando o último modelo. Meu mbp 15" estava 'chato' de usar com os 4GB por conta de VM's rodando, swapando muito. Um upgrade para 8GB & um 'ssd de pobre' (um disco híbrido da seagate, 500GB com 4GB de flash) fizeram maravilhas, a máquina ficou muito mais experta.

Comentário de Augusto Campos em 16/03/2012 às 15:02:31

Tiago, essa informação sobre um modelo ser melhor do que outro não consta no post e, francamente, não acho que alguém possa fazer uma afirmação assim genérica sobre 2 modelos correntes, pois cada caso de uso exige critérios de avaliação diferentes. Ainda mais se o usuário precisar de algo específico e que seja diferencial só de uma das linhas, como pesar 1kg, ou ter drive de DVD. O artigo fala sobre um critério específico: o desempenho em benchmarks de uso geral. O essencial do que consta lá a respeito, sobre os modelos em questão, é a frase da conclusão: "só em circunstâncias muito específicas recomendo o modelo mais básico da linha Pro atual: os 2 modelos básicos de MacBook Air são escolhas melhores na maioria dos casos, na minha opinião". Quanto à porta Ethernet, lembre-se que estamos tratando de algo que é apenas rumor. Mesmo assim, caso se confirme, vale lembrar que comprar o modelo anterior não é a única opção: é só você levar o adaptador USB para cabos Ethernet da Apple junto ao seu notebook, e poderá plugá-lo às redes que usa.

Comentário de mauro em 16/03/2012 às 15:08:13

foi sacanagem indicar para acompanhar no twitter aquela menina jornalista que estava dando palestra na casa do saber no rio de janeiro. fiquei acompanhando uma parte e ela somente transcreveu o livro da biografia de steve jobs. aí não dá né.

Comentário de Tiago em 16/03/2012 às 15:08:26

Augusto, eu comparei o MBP 13" i7 (top) com o MBA 13" i7 (acredito que tb seja o top). Eu não especifiquei que o Air que me referia era o de 13" por acredita que isso estava implícito no texto. Se não estava, me desculpe. E quando eu disse melhor, eu realmente me referia a mais desempenho. Quanto a esse adaptador, valeu pela dica, eu nem imaginava que existia.

Comentário de Tiago em 16/03/2012 às 15:13:17

Cara, o meu MBP atual é um de 13" de 2009 armado com c2d de 2,56G. Eu estou querendo atualizar pq eu uso máquinas virtuais e muitas vezes eu preciso levantar mais de uma (por isso a minha preferencia pelo i4 quad, mas pelo preço e portabilidade vou ficar com i7 duo com hiper threading). Depois dos 8 gigas, Qual é o desempenho do seu Mac com vms e quantas vc consegue trabalhar simultaneamente? Como eu só estou esperando esse lançamento, eu não quis gastar dinheiro com upgrade de memória.

Comentário de Augusto Campos em 16/03/2012 às 15:18:35

Concordo plenamente! Comprei alguns Macs nos últimos 5 anos (nem todos pra meu próprio uso) e todos, sem exceção, permanecem em uso, mesmo nos casos em que seus usuários fizeram upgrade.

Comentário de Augusto Campos em 16/03/2012 às 15:23:13

Tem razão, sua comparação foi entre modelos diretamente comparáveis. Espero que meu esclarecimento tenha ajudado a compreender o que o texto quis dizer.

Comentário de Andre em 16/03/2012 às 15:25:14

Tiago, existe um adaptador USB->Ethernet vendido em qualquer esquina que resolve o problema. Eu tenho um e funciona bem! Quanto a superioridade, se dá pelo SSD no air, contra o HDD do Pro!

Comentário de Augusto Campos em 16/03/2012 às 15:31:53

Bruder, também concordo, embora pessoalmente eu trilhe bem menos o caminho dos upgrades. O que achas de escrever um breve relato do teu upgrade de memória e SSD? Acho que teria bastante gente interessada, e nem precisa ser nada muito detalhado e ilustrado, basta informar o tamanho da diferença que fez e apontar o caminho das pedras!

Comentário de Augusto Campos em 16/03/2012 às 15:34:35

Mauro, ela estava narrando a palestra dada por outra pessoa. E naturalmente o conteúdo não tinha grande interesse para quem já está bem informado sobre o tema, mas eu preciso considerar que nem toda a audiência interessada já leu a biografia. E fico feliz por ter um bom número de leitores que são mais bem informados do que as fontes que ocasionalmente eu aponto ツ

Comentário de Sergio Bruder em 16/03/2012 às 15:43:40

Todos os notebooks que comprei ainda estão em uso, o primeiro com minha cunhada, o segundo com o epx (quem sabe quem é sabe quem é :p) e o terceiro aqui em produção comigo :p

Comentário de Claudio em 16/03/2012 às 16:32:44

Verdade! Eu tenho interesse. No meu MBP 7.1, fiz o upgrade para 8GB pouco tempo depois que o comprei, também por conta de VMs. Hoje, penso no upgrade do HD.

Comentário de Claudio em 16/03/2012 às 16:34:15

Augusto, você sabe se é possível fazer upgrade de RAM nos Air?

Comentário de Augusto Campos em 16/03/2012 às 16:35:50

De modo geral, não. Para ser daquele tamanho, vários recursos de montagem são empregados, inclusive soldagem das memórias.

Comentário de EPx em 16/03/2012 às 16:55:21

É, tá aqui funcionando, rebatizado de Xenical :)

Comentário de Athsuran em 16/03/2012 às 21:01:52

Olá! Quanto a laptops estou tranquilo, mas preciso comprar um iMac, sobre eles é que estou buscando notícias por aí. Em teoria não precisarão de mudanças muito significativas, e eu poderia viver com um iMac atual, só não queria comprar agora e ver lançarem, um com retina display pouco tempo depois. Tem algum rumor ou indicação de quando iMacs serão atualizados?

Comentário de Claudio Millares Jr. em 17/03/2012 às 00:55:41

Augusto Obrigado pelo artigo, serviu para me orientar melhor. Resultado, aconteça o que acontecer este mes ainda vou comprar o MBP de 13" e i5. Não compensa o valor que eu pagaria a mais pelo i7 de 13", mesmo tendo um amigo que traz do paraguay. Mais me interessaria uma placa de video melhor, entao no futuro compro um MacMini com Radeon. Gosto da portabilidade do 13", de ainda ter ethernet e drive optico, muito uteis no meu dia a dia. Mais uma vez obrigado e parabens pelo blog.

Comentário de Augusto Campos em 17/03/2012 às 12:49:40

De rumores não sei, mas no ano passado o iMac foi atualizado (para incluir recursos que surgiram nos MacBooks meses antes: Thunderbolt, CPUs novas, câmera HD) em maio, e em 2010 foi em julho.

Comentário de Augusto Campos em 17/03/2012 às 12:50:24

Desejo sucesso!

Comentário de Daniel em 18/03/2012 às 22:19:05

Olá Augusto, mais uma vez outro ótimo post, estou para comprar um MBA 13'' modelo de entrada agora na primeira quinzena de abril, muito pelas suas informações (inclusive no post de comparação Air x Pro) eu decidi por esse modelo. Também já botei na cabeça que ficar me estressando pensando em quando poderá lançar um novo MB não vale a pena, se acontecer de sair um rumor oficial até antes de eu comprar tudo bem, se não tenho certeza que farei uma excelente escolha. Minha dúvida em questão é a seguinte... SE, somente SE os rumores de que sairá uma nova versão em Abril estiverem certos, quanto tempo em média a Apple divulga ANTES de um produto seu lançamento? pelo menos uns 15 a 20 dias antes? outra é quando um iProduct (neste caso os macbooks) é lançando oficialmente, quanto tempo em média leva para um user brasileiro conseguir adquiri-lo através da Apple Store? Desde já muito obrigado pelas informações do post! Belo trabalho!

Comentário de Augusto Campos em 18/03/2012 às 22:29:47

Daniel, geralmente eles confirmam só no dia e, quando dão pistas antes, é só às vésperas. A razão é simples: se eles anunciarem com antecedência, as vendas dos produtos que serão substituídos naturalmente cessarão até a disponibilidade do novo modelo. O tempo da disponibilidade no Brasil varia, às vezes é quase imediata, e às vezes demora várias semanas, e até meses.

Comentário de Daniel em 19/03/2012 às 21:13:18

Ok Augusto, mais uma vez muito obrigada pelas informações!

Comentário de Marcelo Merlo em 27/03/2012 às 23:28:40

Olá. Eu fiz um upgrade no meu macbook white 2009 com o momentus xt 500 Gb, com 4 Gb de SSD no começo do ano passado, além de jogar a RAM pra 8 Gb, para conseguir usa-lo por mais 1 ano e o notebook ficou maravilhoso: Boot em 24 segundos, as VM's pararam de swapar, a velocidade de gravação em disco, que é um dos meus gargalos (editoração eletrônica e vídeo) subiu consideravelmente. Agora ele está com minha esposa e com certeza ela o usará até ele não aguentar mais. Estou com um MBP 15 early 2011 com 8Gb de RAM e o hd original de 750 Gb. Estou esperando o preço do Momentus XT 750Gb abaixar para eu fazer o upgrade, pois a melhora no desempenho é notável e eu acredito que é um upgrade melhor que RAM, no meu caso.

Comentário de kadu em 28/04/2012 às 19:01:54

Augusto, li seu post e os comentários para tomar minha decisão. vou optar pelo air msm. Mas tenho dúvidas em relação ao hd. Para um usuário apenas de internet e que baixa musicas eventualmente, 128gb é suficiente ou não? digo isso pq meu ipad é de 64 gb e me atende.

Comentário de Augusto Campos em 02/05/2012 às 09:42:07

Na minha opinião, atende. E no que eventualmente não atender (por exemplo, grandes coleções de filmes), você pode complementar com mídias removíveis, cada vez mais baratas, rápidas e estáveis.

Comentário de Junior em 04/05/2012 às 15:47:20

Opa galera, estava pensando em comprar um macbook pro 13" e estava na dúvida quanto ao i5 ou i7, a diferença de preço é R$1350,00 para estudante. Vamos as pertuntas: 1 - Alguem sabe me dizer se muda muita coisa, sou universitario na área de computação, desenvolvo softwares em IDE´s que necessitam de velocidade. Alguem poderia me ajudar quanto a isto? 2 - será que vai demorar muito para sair o novo macbook pro? 3 - pretendo fazer upgrades na memoria e no hd, a fim de manter 2 modos de armazenamento, que são, um ssd so para o S.O. e um hd para dados. 4 - Pretendo mexer também com virtualização, pois desenvolvo para C#, utilizando o visual studio. Alguém poderia dar algumas sugestões quanto as perguntas acima? []´s